Com a vida corrida que levamos, quase não sobra tempo para nos dedicarmos a uma alimentação saudável. Consequentemente, a tendência é que os produtos industrializados dominem o cardápio. Uma saída é plantar o próprio alimento. Sendo assim, aprender como plantar chuchu pode ser uma ótima alternativa.
Este artigo é pensado para quem deseja iniciar uma pequena horta em casa ou já cultiva alguns alimentos e quer incluir o chuchu à plantação particular. Vamos compartilhar dicas práticas de como plantar em vaso e cultivar corretamente para colher vegetais saudáveis e gostosos.
Qual é a origem do chuchu?
Para começar, o nome científico do chuchu é Sechium edule, classificado como uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal do grupo dos frutos. Ele também é conhecido popularmente por machucho, caiota e pimpinela.
No mundo, a região em que mais se encontra plantação de chuchu fica na Ilha da Madeira, mais especificamente próximo a corredeiras de água. A aceitação a temperaturas variadas, de 17º a 27ºC, contribuiu para que ele se espalhasse pelo mundo.
Conheça os benefícios do chuchu para a saúde
Não existe incentivo melhor para começar uma horta em casa do que conhecer os benefícios para a saúde que essa tarefa traz.
Sabia que, ao plantar chuchu, você tem uma fonte rica em fibras, vitaminas e sais minerais em casa? Sem falar que ele é um importante aliado no processo de emagrecimento, já que aumenta a saciedade, estimula o movimento do intestino, elimina toxinas e tem pouquíssimas calorias.
O que falar sobre as doenças que podem ser evitadas com o consumo? Os antioxidantes presentes no chuchu são ótimos no combate contra radicais livres, o que ajuda a prevenir contra doenças ósseas, cardiovasculares, cerebrais e oculares.
Ao consumir o chuchu, você retarda o envelhecimento, fortalecendo o cabelo, as unhas e o sistema imunológico. Por fim, ele é um ótimo diurético, por conter alto percentual de água, potássio e pouca presença de sódio, sendo um alimento muito indicado para pessoas que sofrem de pressão alta.
O chuchu também pode ser uma alternativa de petisco na alimentação dos nossos pets. Mesmo não sendo o alimento ideal para cachorros, por exemplo, o chuchu não traz nenhum malefício para a saúde deles.
Passo a passo de como plantar chuchu em vaso
Depois de conhecer os benefícios do chuchu, você deve estar ansioso para aprender como plantá-lo e ter sempre esse legume em casa. Para começar, é importante saber que ter um espaço reduzido não é um empecilho para o cultivo de chuchu.
Se você morar em apartamento e tiver um vaso e uma área que receba a luz direta do sol, já pode pensar em pratos deliciosos com o chuchu plantado! Caso more em casa, com espaço externo, escolha um local próximo a uma estrutura para a trepadeira da planta se apoiar.
Confira o passo a passo de como plantar chuchu em vaso de maneira simples. Cada detalhe é muito importante para um resultado satisfatório, por isso fique atento às etapas a seguir.
1 – Corte o chuchu ao meio, sem separar as duas partes. O mais importante é que as sementes apareçam. Um detalhe: escolha um chuchu em bom estado, ou seja, sem partes podres ou cortes.
2 – Coloque terra de boa qualidade no vaso e afofe com o equipamento próprio para jardinagem. Em seguida, coloque a semente de chuchu em contato com a terra, deixando metade do legume para fora da terra. Mantenha a terra úmida, sem deixar encharcada.
3 – Após duas ou três semanas, raminhos da trepadeira começarão a aparecer. Desses ramos, brotarão novos chuchus. Após 80 ou 110 dias, você pode fazer a primeira colheita.
Como plantar chuchu na água
Esta é outra maneira de aprender como plantar chuchu em casa, sem ter muito trabalho. Porém, quando os primeiros galhinhos aparecerem, você terá que transferi-los para a terra.
1 – Coloque água limpa e filtrada em um recipiente. Em seguida, espete palitos de dente nas laterais do chuchu e coloque-o no recipiente. Os palitos servirão de apoio para não deixar que o legume mergulhe na água.
2 – Coloque a parte por onde o chuchu fica preso no talo em contato com a água. Com o tempo, a outra parte vai se abrir, possibilitando o surgimento dos galhos.
3 – Esta é a hora de fazer a mudança do chuchuzeiro para o local definitivo. Não esqueça de apoiar os ramos com uma base. Eles precisam disso para crescerem fortes e saudáveis. Faça a rega adequada para ter uma boa colheita!
Agora que você já sabe como plantar chuchu, pode ter esse alimento em casa, quando quiser. Basta seguir o passo a passo corretamente e fazer belos pratos! Para o plantio, você precisa de materiais para jardinagem, encontrados em qualquer loja da Petz.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário