Quem adora cozinhar e é apaixonado por temperos, com certeza já teve vontade de aprender como montar uma horta em casa. Motivos para isso não faltam! Além de garantir a você e sua família ervas livres de agrotóxicos, plantar seu próprio alimento também significa economizar e evitar o desperdício desses temperos. Isso sem contar o fato de que cuidar e manusear a horta pode se tornar um passatempo extremamente prazeroso e relaxante.
Aos que possuem crianças na família, os benefícios vão muito além, já que, ao cuidar da horta, elas ficam mais inclinadas a consumir o temido “verde”. Além disso, o cultivo proporciona bons momentos de diversão e interação. Quer saber como montar uma horta em casa? Aprenda a seguir.
O nome do tópico é bastante estratégico. Uma das desculpas mais usadas para aprender como fazer uma horta costuma ser justamente a falta de quintal ou mesmo de espaço, como no caso dos apartamentos.
No entanto, embora a falta de espaço possa limitar o tamanho da sua horta, ela não impede que você tenha alguns vasinhos com as suas ervas favoritas. O mais importante é que você escolha um local em que ela receba, no mínimo, quatro horas de sol por dia e que fique protegida de ventos fortes.
Com isso em mente, você pode montar sua horta em vasos, caixas de madeira, em jardineiras ou mesmo em embalagens recicláveis, sendo que uma dica muito legal para apartamentos são as chamadas hortas suspensas verticais.
Vale lembrar que não importa o recipiente em que ficarão as plantas, eles sempre devem ter furos no fundo a fim de drenar a água.
Na hora de pensar em como montar uma horta em casa, muitos se preocupam sobre o que plantar. Em relação às ervas que deve-se ter, saiba que isso envolve gostos pessoais e, por isso, apenas você pode responder essa pergunta.
Isso porque, embora existam algumas ervas que se adaptam melhor a determinados tipos de ambiente, a verdade é que não adianta nada ter uma horta em apartamento, ou então, na sua casa, repleta de ingredientes que você nunca vai usar.
Escolhidos seus temperos favoritos, também é importante conhecer algumas de suas características de cultivo para manter seus vasos sempre cheirosos e vistosos. Confira abaixo mais informações sobre algumas das ervas mais populares.
É perfeita para locais com sombra parcial, onde receba a luminosidade sem ficar exposta às altas temperaturas. Precisa de um recipiente com pelo menos 30 cm de profundidade para que suas raízes se desenvolvam bem. Além disso, o ideal é que seja plantada sozinha, já que suas raízes invasoras podem prejudicar as outras plantas. Seu solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado.
Assim como a salsinha, também precisa ser plantada isolada e em um vaso fundo devido às suas raízes. Deve ser colocada em um local com temperatura amena e sem a ação de ventos fortes, que prejudicam seu crescimento. Fique atento ao solo seco! Para uma hortelã saudável, é preciso que ele esteja sempre úmido.
É uma erva que se beneficia bastante da exposição solar e de temperaturas mais elevadas. Por isso mesmo, requer atenção na hora da irrigação — que deve ser diária e moderada — para garantir que o solo não fique nem seco nem encharcado. Também é possível dividir o vaso ou jardineira com cebolinha e manjerona, ou com sálvia.
Perfeita para acompanhar carnes, esta erva tem a vantagem de ser muito adaptável, suportando temperaturas que vão de 4ºC a 28ºC. Por outro lado, depende bastante da luminosidade, devendo ficar exposta ao sol por pelo menos 5 horas por dia. Outra vantagem é que quanto menos úmido o vaso, mais aromático o tomilho fica. Por isso, pode ser regado a cada dois dias.No caso do tomilho, o espaço pode ser dividido com alecrim e sálvia, por exemplo.
Outra erva perfeita, caso você não tenha tanto tempo de se dedicar à horta é o alecrim. Mais resistente ao vento, ela também suporta bem diferentes temperaturas, desde que não sejam extremas. Seu vaso pode passar até três dias sem ser regado.
Dizem que quem come orégano fresco uma vez, nunca mais volta para o seco. A vantagem é que ele também é bem adaptável, embora fique melhor em temperaturas entre 21ºC e 25ºC. Deve receber luz direta para que fique ainda mais aromático.
É muito frustrante quando finalmente, depois de aprender como montar uma horta em casa, em pouco tempo, ela começa a minguar. Para assegurar que não ocorra, aqui vão algumas dicas:
Acredite, um dos segredos para manter a horta saudável é utilizá-la, já que isso estimula a produção de novas folhas. Se o consumo andar meio devagar, não hesite em podar as folhas mais antigas.
Você sabia que a Petz também conta com uma seção dedicada ao cultivo de hortas e de jardins? Além de plantas e de mudas, nela você também encontra diversos produtos de manutenção capazes de deixar a sua horta muito mais bonita e saudável. Procure a unidade Petz mais próxima de você!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…