Dicas

Aprenda como fazer terra adubada com a gente!

Ideal para acelerar o desenvolvimento de flores e plantas por conta dos nutrientes extras que traz para as raízes, a terra adubada é uma das mais procuradas por quem está investindo no cuidado com uma horta. Porém, você sabia que, além de comprar, é possível aprender como fazer terra adubada?

Inclusive, não é tão difícil como pode parecer a princípio! Na verdade, basta ter um adubo, orgânico ou inorgânico, e fazer um mix para começar o cultivo das suas plantas. Logo, você vai perceber os benefícios de ter esse produto sempre à disposição.

Está pronto para aprender como fazer terra adubada? Continue a ler este conteúdo e conheça alguns itens disponíveis na sua casa que podem ser usados para adubar a terra, potencializando o cultivo das suas plantas. Leia e já comece a colocar as nossas dicas em prática.

1. Restos de café

Adubar a terra com materiais orgânicos não é difícil! Prova disso é que as borras de café podem ser usadas para impulsionar o desenvolvimento da sua horta, sabia disso? Afinal, ele deixa o solo mais ácido, o que plantas como roseiras, azaleias e mirtilos amam.

Assim, quando terminar de coar o café, guarde o pó do coador. Depois, é só espalhá-lo por toda a terra, bem em volta das plantas. Isso vai ajudar a manter as pragas longe e aumentar a disponibilidade de fósforo na terra.

Também se lembre de, com um rastelo, aos poucos, introduzir o pó de café na terra. Se for utilizar em vasos, limite-se a usar somente uma colher de pó de café por planta, evitando que o grau de acidez fique muito alto.

2. Cascas de ovos

Outra dica sobre como fazer terra orgânica é usar cascas de ovos trituradas ou moídas, já que elas são ricas em cálcio, excelente para as plantas e o solo. 

Então, como fazer terra adubada com os ovos? É bem simples! Junte e seque as cascas na sombra, depois quebre-as para espalhar em volta das plantas, principalmente tomateiros e pimenteiros.

Porém, não exagere na quantidade! Isso porque a quantidade de cálcio presente nas casas, ou seja, 90% do peso, vai mudar significativamente o valor do pH do solo, por isso tenha cuidado.

3. Cascas de bananas

A terra adubada também pode ser feita com cascas de bananas, por isso, se as tiver em casa, guarde! Tudo o que você precisa fazer é cortá-las em pequenos pedaços e fervê-las com muita água por, pelo menos, 15 minutos.

Assim que tiver fervido a água, deixe descansar por um tempo e dilua com mais dois copos de água para, logo depois, jogar tudo na terra em volta das plantas. Bem simples, não é mesmo?

4. Ervas

Ervas verdes, capim e trevos também são eficientes quando o assunto é aprender como fazer terra adubada. Afinal, cada erva é capaz de liberar nutrientes essenciais para o solo.

  • Trevo: nitrogênio;
  • Urtiga: ferro;
  • Confrei: potássio;
  • Dente-de-leão: cálcio e magnésio.

Então, como fertilizar a terra com as ervas verdes? Na verdade, não tem muito segredo. Basta misturar essas ervas com a terra e deixá-las agir.

5. Cinzas

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos.

Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”. Adicione a cinza de madeira pura na água e só molhe a terra, evitando as folhas e a árvore, principalmente as frutíferas.

6. Batatas

Sabia que uma boa forma de introduzir o nitrogênio no solo é plantar batatas? Sim, isso também é outra dica sobre como fazer terra adubada! Todo tipo de batata vale.

Porém, lembre-se: assim que colher, corte as folhas, introduza tudo na terra e distribua o solo rico, ou seja, aquele em que a batata foi plantada em todo canteiro ou nos vasos que há em sua casa. Tome o cuidado de ter certeza de que a terra está sendo misturada.

7. Restos de frutos-do-mar

Restos de camarões e siris também conseguem trazer nutrientes para o solo, principalmente nitrogênio e fósforo. Porém, antes de serem colocados na terra, eles devem ser preparados, ou seja, limpos, retirando impurezas.

Depois, é só abrir um buraco na terra e juntar todas as cascas de crustáceos que conseguir acumular, fechando-o por 40 dias. O solo vai “sugar” os nutrientes, ficando rico, e você só terá que distribuí-lo pelo restante do jardim.


Agora que já sabe tudo sobre como fazer terra adubada, você está pronto para começar a colocar as dicas em prática? Para isso, não deixe de explorar os produtos de jardinagem que temos no site da Petz! Acesse e confira.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

7 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

11 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago