As plantas embelezam qualquer ambiente, purificam o ar, possuem potencial terapêutico e ainda são perfumadas! Tem como não gostar? Não é à toa que muita gente sonha em ter uma casa repleta de verde! Se esse é o seu caso, saiba que, para ter um belo vaso, o primeiro passo é saber como fazer substrato.
Base de qualquer vegetação, ele é responsável não só pelo suporte, mas também por garantir os que nutrientes encontrem seu caminho, deixando a planta linda e saudável. Pensando nisso, preparamos um manual para você aprender de vez como realizar essa tarefa tão importante!
Os vegetais necessitam de um sistema delicado para se desenvolverem fortes e saudáveis. A base onde vão crescer é um dos pontos mais importantes. Na natureza, encontramos terrenos mais rochosos, arenosos ou úmidos, que são indicados para diferentes tipos e espécies de vegetais.
Isso é o substrato: a base onde a planta cresce. Quando preparamos um vaso, precisamos ter esse mesmo cuidado. Criando um substrato o mais próximo possível ao terreno original da planta, teremos mais chances de que ela se desenvolva, enchendo a casa de alegria por muito mais tempo!
Todo jardim ou hortinha precisam de cuidados especiais, por isso, um bom substrato guarda algumas características básicas. São elas:
Vale lembrar que as plantas possuem aspectos muito distintos, por isso precisam de diferentes cuidados na hora de preparar um substrato. Mas não se preocupe. Seguindo algumas dicas, você vai aprender a fazer os tipos de substratos que cada plantinha necessita.
O primeiro passo para plantar é preparar o vaso. A dica é manter um sistema de camadas que não acumule água, mas que permita a umidade ideal. Para isso, siga a seguinte receita:
Suculentas são plantas mais acostumadas a climas secos. Por isso, precisam de uma terra leve e com muita capacidade de drenagem. Para isso, o substrato indicado possui:
Se você tem dúvidas de como fazer substrato para orquídeas, saiba que as raízes dessas plantas tão lindas crescem muito. Por isso mesmo, elas precisam de uma solução bem aerada, o que permite o crescimento das raízes, e de secagem rápido. Caso contrário, elas poderão apodrecer.
Os antúrios são plantas charmosas, que florescem o ano todo! Mas afinal, como fazer substrato para flores como essas? Elas precisam de um uma camada mais terrosa, com maior capacidade de absorção de água.
A samambaia é ótima para áreas internas e precisa de poucos cuidados. Com ares tropicais, é excelente para um toque especial em qualquer ambiente. Seu solo precisa conservar a umidade.
Agora você já sabe como fazer substrato para plantas e deixar seu jardim ainda mais bonito. Basta seguir nossas dicas e trabalhar em sua plantação com muito carinho, que logo ela trará ótimos resultados!
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de conferir mais conteúdos incríveis que Petz traz para você! Aproveite!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…