Dicas

Como fazer muda de tomate? Veja um passo a passo

Já pensou em aprender como fazer muda de tomate? Se você gosta de uma boa salada antes do almoço ou quer fugir dos agrotóxicos, essa é uma alternativa interessante. O melhor de tudo é que você ainda ganha um hobby para passar o tempo e esquecer das preocupações do dia a dia.

Gostou da ideia de aprender como cultivar tomate? No conteúdo abaixo, daremos algumas dicas sobre como fazer mudas saudáveis, além de como manter a fruta saudável e pronta para a colheita. Confira!

Por que é interessante ter o seu próprio pé de tomate?

Talvez, o tomate seja famoso porque nem todos sabem que ele é uma fruta, mas não é só isso que chama a atenção quando estamos planejando como fazer muda de tomate. Isso porque existem diversos benefícios de começar a sua própria horta em casa.

Além de ser fácil de plantar, o tomate traz diversos benefícios à saúde, afinal ele é rico em diversos nutrientes, entre eles: vitaminas A, B e C, magnésio, fósforo, potássio e licopeno. Isso significa:

  • proteção solar;
  • pele mais saudável;
  • melhora na visão;
  • saúde dos ossos;
  • menos problemas capilares;
  • melhores noites de sono;
  • prevenção ao câncer;
  • manutenção dos níveis de açúcar no sangue;
  • redução da pressão arterial.

Quais são os métodos para fazer muda?

Convencido de que aprender como fazer muda é uma ideia interessante? A seguir, separamos alguns dos modos mais comuns de realizar essa tarefa e começar a sua horta em casa. Leia e entenda.

Por sementes

A maneira mais simples de aprender como fazer muda de tomate é por meio de sementes. Elas podem ser encontradas em lojas de jardinagem ou reaproveitadas da própria fruta.

O processo é bem simples e costuma durar de seis a oito semanas depois do plantio. O que você precisa fazer é separar algumas bandejas reutilizáveis para a muda de tomate — desde embalagens de ovos até de iogurte, vale o que tiver em casa.

Depois disso, você terá que encontrar um solo de alta qualidade, leve e drenado para colocar nesses recipientes e umedecer. Atenção à profundidade das sementes! Para elas nascerem, é preciso semeá-las com meio centímetro de profundidade.

Agora, é só esperar até as mudas crescerem para colocá-las em hortas e colher essas frutas deliciosas, deixando a refeição mais orgânica. É fácil aprender como fazer muda de tomate, não? 

Por estaquia

Além da semente de tomate, existe outro jeito de fazer a muda: por estaquia. Sabe aquela imagem de horta cheia de estacas no solo? Então, essa é uma maneira mais rápida de cultivo, inclusive tende a produzir resultados de maior qualidade.

Tudo o que você precisa é de um galho de tomateiro, madeira e um solo bem leve e fofo. Porém, escolha o pé de tomate que quer “clonar” com cuidado para que as frutas fiquem gostosas.

Inclusive, lá vai uma dica: mantenha as estacas sempre aquecidas com uma estufa, por exemplo. Assim, você irá diminuir o tempo para o transplante da muda em apenas 10 ou 14 dias.

Na água

Outra opção é enraizar as mudas de tomate na água. Esse é um método simples, em que você precisa somente de alguns galhos sem brotos mergulhados por duas semanas na água. Lembre-se que é importante que o corte seja feito a cerca de 15 cm de um galho em crescimento.

O que é melhor: vaso ou solo?

Depois de entender como tirar muda de planta para o cultivo, qual é o melhor: solo ou vaso? O ideal é que os tomates sejam cultivados diretamente na terra, ou seja, em uma horta, mas também é possível plantá-los em vasos.

Assim, se você mora em um apartamento, mas quer ter a sua própria horta, saiba que não há problema nisso. Porém, lembre-se de escolher recipientes grandes para as raízes da fruta. Além disso, tem uma vantagem de plantar em vasos: é possível controlar a luz, a rega e os substratos presentes no solo.

Fica a dica: os tomates são frutas que adoram o solo. Por isso, se tiver que escolher entre deixar o vaso no alto ou no chão, sempre prefira a segunda opção, que será mais assertiva.

Quando regar o meu tomate?

Agora que você já sabe como fazer muda de tomate e onde colocá-lo, que tal aprender alguns cuidados sobre o cultivo? A rega é muito importante e depende do ambiente em que ele está plantando.

Por exemplo, se você mora em um lugar quente, a rega precisa ser frequente, várias vezes na semana. Agora, se a sua casa fica em uma região chuvosa e fria, essa quantidade é menor.

A idade também conta muito. As mudas tendem a precisar de mais água que as hortas mais velhas, por isso fique bem atento às necessidades do seu cultivo em casa.

Pronto para fazer a muda de tomate em casa? Se precisar de algum material, saiba que a Petz pode ajudar! Acesse o nosso site e venha conhecer os produtos escolhidos para você. 

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 dias ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

3 dias ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

4 dias ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

5 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

6 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

6 dias ago