Dicas

Saiba como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão

Quando um filhote nasce de uma mãe saudável, ela mesma se encarrega de atender às necessidades do cãozinho. Já quando a cadela não está por perto ou em condições de proteger a cria, porém, é preciso que o tutor saiba como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão.

De acordo com a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz, a tarefa exige carinho e dedicação. E ela estimula: “Com muito carinho e zelo é possível que o filhote sobreviva, sim!”. Vamos conferir algumas dicas do que fazer nesse momento delicado?

Temperatura: um dos primeiros cuidados com o cachorro recém nascido órfão

As imagens de uma cadelinha com seus filhotes recém-nascidos sempre mostra que eles estão bem juntinhos, próximos uns dos outros e da mãe. Segundo explicou a Dra. Mayara, isso ocorre porque nessa idade o filhote não consegue conservar a temperatura do seu corpo sozinho. 

Portanto, se você não sabe como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão, é preciso achar meios de garantir que eles fiquem aquecidos, evitando a hipotermia. 

Em casa e sem a presença da mãe, a veterinária recomenda o uso de cobertores e de bolsa de água quente — lembrando que ela deve estar protegida para afastar o risco de queimaduras. Além disso, ela orienta fazer o isolamento adequado do piso para evitar quedas na temperatura. 

Atenção à iluminação

Manter a iluminação adequada é outro cuidado muito importante de como cuidar de um filhote de cachorro no primeiro mês de vida. Nessa fase, os olhos dos cãezinhos ainda são muito sensíveis à luz. Por isso, evite expor os filhotes à luz direta. 

Além disso, até os três meses vida, cães têm mais dificuldade com a distinção de profundidade e distância. Fique atento quanto a como cuidar de filhote de cachorro e garanta que o pet não perca a visão.

Como alimentar um filhote de cachorro recém-nascido órfão?

Fundamental nos primeiros dias de vida do filhote, o leite materno garante os nutrientes necessários para sua sobrevivência. A boa notícia, de acordo com a Dra. Mayara, é que já existem opções de leite industrializado no mercado que ajudam como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão. 

“Eles oferecem uma dieta equilibrada e completa, podendo ser utilizado como substituto, fornecido em mamadeiras e seringas”, diz. Para oferecer o alimento ao filhote de maneira adequada, o ideal é buscar a orientação de um veterinário. 

“A quantidade administrada do alimento depende do peso e da idade do animal”, diz a especialista. Ela orienta que, nos primeiros dias de vida, é importante alimentar o filhote recém-nascido a cada duas horas. “Após esse período mais crítico, pode-se ir aumentando o intervalo entre as mamadas para cada três horas, e depois, a cada quatro horas”, completa.

O desmame começa a partir da 4ª semana de vida do filhote, completando-se até entre seis e oito semanas. “O processo é feito oferecendo um alimento mais pastoso que o pet pode consumir sozinho aos poucos, mas sempre com o acompanhamento do tutor”, diz Dra. Mayara ao explicar como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão. 

Nessa fase, existem no mercado papinhas prontas, desenvolvidas especificamente para o desmame. Elas garantem a correta nutrição do filhote até que ele esteja pronto para consumir a ração seca.

Como garantir que o filhote recém-nascido orfão faça xixi e cocô?

Como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido é um cuidado pouco conhecido pela maior parte das pessoas no que diz respeito à urinação e à evacuação. Embora os filhotes sejam capazes de eliminar dejetos por conta própria em situações extremas, isso não é recomendado.

Em condições normais, o ato de fazer xixi e cocô é estimulado pela mãe, que lambe a vulva ou o pênis do filhote, assim como a região do ânus. Para simular esse estímulo, o tutor pode usar um algodão embebido em água morna, passando-o gentilmente nessas regiões. 

Esse procedimento de como cuidar de um cachorro filhote com o algodão deve ser feito cerca de dez vezes ao dia, evitando a dor e o estresse causados pela eliminação por conta própria. 

Por fim, a Dra. Mayara diz que, conforme o filhote cresce, é preciso fazer o acompanhamento veterinário e seguir as orientações do calendário de vacinação e vermifugação. 

Agora que você sabe como cuidar de um filhote de cachorro recém-nascido órfão, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos de saúde animal.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

4 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

8 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago