Se você quer aprender como cuidar de samambaia, ficará feliz em saber que essa não é uma tarefa tão difícil. Afinal, essa planta é uma espécie resistente. Considerada uma das mais antigas do mundo, ela espalha charme há 400 milhões de anos!
Com tanta história, essa plantinha aprendeu a se adaptar a diferentes ambientes e condições climáticas. Porém, há algumas dicas para oferecer as condições perfeitas para que ela cresça bela e saudável! Continue lendo para aprender os cuidados com a samambaia!
De acordo com estudos, a samambaia é praticamente um fóssil vivo. Pesquisas mostram que ela já existia na época dos dinossauros! E, mesmo tendo alguns milhões de anos, essa planta nunca sai de moda.
Com folhas exuberantes, é uma das espécies favoritas para decoração e, por isso, muitas pessoas querem tê-la em casa. Abaixo, veja as espécies mais comuns no Brasil e os cuidados necessários para mantê-las. Confira!
Essa espécie é muito procurada para a decoração de ambientes internos, já que se adapta muito bem em locais com pouca luz. Veja como cuidar da Samambaia Americana a seguir.
Ela adora um clima quente e úmido e não tolera muito bem o frio e nem ventos fortes. A Samambaia Americana aprecia a meia sombra, ou seja, nada de colocá-la em locais com iluminação solar direta.
Essa planta também gosta muito de umidade, por isso as regas devem ser diárias e em pequenas quantidades, de modo que o substrato esteja sempre úmido, mas não encharcado.
Outra dica importante de como cuidar de Samambaia Americana para que ela se mantenha sempre verde, brilhante e saudável é usar adubo orgânico, que pode ser o húmus de minhoca ou o esterco de frango ou bovino curtido, a cada três ou quatro meses.
Como o próprio nome diz, a Samambaia de Metro é uma planta pendente cujas folhas podem alcançar mais de 1 m de comprimento! Ela deixa qualquer ambiente muito mais elegante.
Se você está querendo saber como cuidar de Samambaia de Metro, fique atento a essas dicas! A temperatura ideal para o cultivo dessa plantinha é entre 15ºC e 21ºC. Além disso, ela fica muito bem em áreas internas ou cobertas.
O substrato é rico em matéria orgânica, por isso, o ideal é que a terra seja adubada com húmus de minhoca ou esterco curtido. Além disso, a adição de cascas de ovos e de legumes ligeiramente batidos no liquidificador é benéfica para a planta.
A rega deve ser frequente: sempre que o substrato estiver seco. Para fazer um teste, coloque o dedo na terra. Se ele sair sujo, a base ainda está úmida, e não é preciso regar a planta. Caso contrário, está na hora de molhá-la.
A Samambaia Chorona é comumente confundida com a de Metro por causa da folhagem, que também é bastante comprida. Contudo, ela tem um tom de verde mais escuro, não tem as “bolinhas” dos esporos, tem folhas aveludadas, mais juntinhas, largas e tem bordas mais repicadas.
Uma dica importante de como cuidar de Samambaia Chorona é a troca total do substrato a cada um ou dois anos. Isso garante que ela renove seus nutrientes para continuar crescendo forte e saudável.
Ela prefere temperaturas amenas, entre 18ºC e 24ºC, e não gosta de ambientes com ar-condicionado ou aquecedores. Climatizadores deixam o ar mais seco, o que é prejudicial para a plantinha.
Outra dica de como cuidar de Samambaia Chorona são as regas: ela gosta mesmo de umidade! Faça o mesmo teste do substrato mencionado acima para escolher o momento ideal para dar água a ela.
Um ponto fundamental para aprender como cuidar de samambaia é compreender a poda. Cortar as folhas é um processo necessário não só para deixar a planta mais elegante, mas também para fortalecer o crescimento.
Galhos ressecados e velhos consomem energia e dificultam o crescimento de novos ramos. Assim, é importante verificar a presença deles e aparar as partes secas e quebradiças.
Esse passo, no entanto, deve ser feito com muito cuidado! Cortar demais é um grande risco, pois, se a planta estiver com poucas folhas, terá menos força para realizar a fotossíntese. Para evitar problemas, corte apenas os galhos que estiverem realmente escuros e secos.
Mesmo uma planta resistente como essa precisa de uma forcinha de vez em quando. Para cuidar de samambaia direitinho, conte com os fertilizantes! Para simular o ambiente natural das plantas, nutra a terra com substâncias como cálcio e potássio.
Cada espécie precisa de certa proporção de nutrientes para crescer de forma saudável. Em lojas especializadas, você encontra fertilizantes para samambaias, preparados por especialistas e com tudo de que a plantinha precisa. Adubando-a uma vez por mês, sua planta crescerá de forma bonita e exuberante.
Agora que você aprendeu como cuidar de samambaia, já pode tê-la no seu lar! Não se esqueça de verificar o que você precisa para cuidar dela e conte com a loja da Petz para ajudar no crescimento saudável dessa e de outras plantinhas.
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…