Já pensou em ter em casa ou no jardim uma planta que, além de embelezar, atrai alegria, prosperidade, amor e saúde? Sim, existe um arbusto que, segundo crenças populares, pode fazer tudo isso! Ele é a inspiração do nosso artigo de hoje, que traz dicas incríveis ensinando como cuidar da árvore-da-felicidade. Confira!
A árvore-da-felicidade é, na verdade, um arbusto encontrado em diversas regiões tropicais, como Índia, Malásia e Polinésia. Existem duas espécies da planta que pertencem à família Araliaceae: a Polyscias Guilfoylei (macho) e a Polyscias Fruticosa (fêmea).
Existem poucas diferenças entre os dois tipos de árvore-da-felicidade. O macho possui caule grosso e folhas grandes com pontas arredondadas. Já a fêmea tem o caule fino com folhas pequenas e estreitas.
Segundo uma antiga lenda japonesa, ambas as espécies devem ser plantadas juntas, no mesmo vaso, simbolizando as energias yin e yang. Isso porque, de acordo com a crença, o equilíbrio energético resultante desse casamento é capaz de atrair sorte.
Entretanto, as plantas podem ser cultivadas em locais separados. Nesse caso, os cuidados com relação às regas, adubação, temperatura e iluminação são os mesmos. Inclusive, suas propriedades benéficas são consideradas semelhantes, independentemente de ser macho ou fêmea.
O significado da árvore-da-felicidade está ligado às boas energias que muitos acreditam que ela traz ao ambiente. Em alguns países, como o Japão, é considerada uma planta mágica, com a capacidade de atrair harmonia e prosperidade ao local onde está plantada.
Segundo a mesma lenda, o arbusto ajuda a concretizar as realizações pessoais dos seus proprietários. Contudo, para que isso aconteça, é preciso ganhar a árvore em vez de plantá-la.
Independentemente da crença pessoal, essa é uma planta incrível, que pode ser utilizada para decorar o espaço e aumentar o bem-estar de quem aprecia o contato com a natureza.
Ficou com vontade de ter um exemplar desse belo arbusto em casa ou no jardim? Então, entenda como cuidar da árvore-da-felicidade. É possível plantá-la por meio de sementes e mudas, em vasos ou diretamente na terra.
Lembrando que a árvore pode atingir até cinco metros de altura. Desse modo, ao optar pelos vasos, é interessante utilizar um modelo com, pelo menos, 40 centímetros de largura. Assim, a planta terá espaço suficiente para crescer.
O desenvolvimento da planta-da-felicidade é lento: ela demora por volta de 20 anos para atingir o tamanho máximo. Por isso, é importante cuidar bem da verdinha e ter muita paciência até que chegue a todo o seu esplendor. Para isso, temos algumas dicas:
A primeira dica diz respeito ao local de cultivo. Como essa é uma planta originária de áreas quentes e úmidas, não reage bem ao frio. Para quem se pergunta se a árvore-da-felicidade gosta de sol ou sombra, é necessário mantê-la em espaços aquecidos, como perto de janelas, onde estará próxima à luz do sol.
Entretanto, a árvore-da-felicidade não gosta de receber luz solar direta. Por isso, é indicado mantê-la na sombra, em temperatura ambiente e espaços que recebam iluminação natural. Assim, a árvore-da-felicidade pode ficar na sala, varanda, jardim ou qualquer espaço que possua essas características.
Outro ponto que merece atenção ao aprender como cuidar da árvore-da-felicidade é a frequência das regas. Elas devem ser regulares, mantendo o solo sempre úmido. Cuidado: evite encharcar a planta! Molhá-la duas ou três vezes por semana é suficiente, já que o excesso de água prejudica as folhas e a raiz.
Na dúvida, verifique o solo antes de regar o arbusto. Ele deve estar começando a ficar seco e não precisa receber muita água de uma vez. Dessa forma, uma sugestão é começar com 200 ml e, se necessário, aumentar o volume até a terra ficar umedecida.
As adubações regulares também são importantes para manter a árvore-da-felicidade saudável, uma vez que ela aprecia solo fértil e rico em matéria orgânica. Substratos básicos podem ser utilizados, como a mistura de areia, terra vegetal, vermiculita e húmus de minhoca.
Além disso, é recomendável fazer a adubação com material orgânico uma vez por ano. Os adubos químicos, como o NPK 10.10.10, também podem ser usados, conforme a recomendação do fabricante.
Nossa dica final para você nunca mais ter dúvidas sobre como cuidar da árvore-da-felicidade é referente à poda. Ela pode ser feita mensalmente ou, se preferir, quando as folhas ficarem secas e amareladas.
Outra estratégia é podá-la apenas no inverno, já que nessa época as folhas costumam ficar mais danificadas. Para realizar o procedimento, utilize uma tesoura de poda e remova os galhos onde as folhas estiverem amareladas. Feito isso, é possível aproveitar a parte cortada para fazer uma muda e plantá-la novamente.
Esperamos que você aproveite nossas dicas ensinando como cuidar da árvore-da-felicidade. Afinal, as plantas sempre deixam o ambiente mais alegre e acolhedor, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos uma linha completa de produtos para deixar o jardim ainda mais bonito. Acesso o site da Petz e confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…