Dicas

Saiba como aumentar o pH da piscina

Ter uma área de lazer completa é o desejo de muita gente, mas requer esforço e manutenção. Saber como aumentar o pH da piscina é uma tarefa que exige paciência. Porém, é muito importante para evitar prejuízos econômicos e de saúde dos frequentadores.

A falta de manutenção da piscina e a consequente alteração na qualidade da água podem afetar a infraestrutura do interior da piscina, permitindo a proliferação de bactérias e algas, o que, além de irritar a pele, pode acarretar doenças. Por isso, é muito importante saber como aumentar o pH da piscina. Confira mais!

O que é pH e qual a importância para a água da piscina

A sigla pH se refere à acidez da água. Ao controlar esse valor, garante-se que a água esteja pronta para uso, sem nenhum tipo de resíduo que faça mal a você e a sua família. No pH ideal, também não crescem microrganismos que possam afetar a saúde dos frequentadores da piscina.

Algumas bactérias e algas são capazes de crescer e se multiplicar em pH mais elevado ou mais baixo. Um pH muito baixo, por exemplo, pode corroer estruturas da piscina e danificá-la. Por isso, o ideal é manter o pH em torno de 7,4 e 7,6.

A água mais ácida também pode causar irritação na pele e nos olhos, além de não permitir que outros produtos adicionados à água para melhorar sua qualidade funcionem. Então, há muitos motivos para saber como aumentar o pH da piscina e deixá-la mais segura para toda a família.

Como saber o pH da piscina?

Antes de saber como regular o pH da água, é necessário medir o pH atual. Nas lojas especializadas, é possível adquirir um kit de testes que pode ser usado diversas vezes. Assim, é possível medir o pH da piscina sempre que precisar.

O estojo com kit para medir pH contém um reagente e um tubo para coletar um pouco de água. Após pingar algumas gotas no tubo e agitar, conforme a instrução do fabricante, é só comparar a cor da água com os padrões fornecidos pelo teste.

Outra maneira de medir o pH da piscina é com uma fita-teste. Esse método é mais simples que o anterior, pois basta mergulhar a fita na piscina, aguardar 15 segundos e comparar com o padrão fornecido na embalagem do produto.

Como aumentar o pH da piscina?

Agora que já sabe a importância de manter a qualidade da água e como verificar se o pH está abaixo do ideal, chegou a hora de saber como aumentar o pH da piscina. Veja a seguir.

Bicarbonato de sódio

Há alguns produtos para aumentar o pH da piscina e, entre eles, está o carbonato de sódio. Também conhecido como barrilha leve, esta opção é mais usada entre os donos de piscinas abertas e que recebem mais chuva. Veja os valores que precisará usar para chegar ao pH ideal da água (7,5):

  • – pH atual de 6,4: 46 g/m³;
  • – pH atual de 6,6: 38 g/m³;
  • – pH atual de 6,8: 30 g/m³;
  • – pH atual de 7,0: 21 g/m³;
  • – pH atual de 7,2: 13 g/m³.

Elevador de pH

Outra solução comum de como aumentar o pH da água é o elevador de pH. Este produto pode ser encontrado em diversas lojas e é de fácil utilização, mas é preciso deixá-lo agir por pelo menos 30 minutos para a aplicação ser completa e poder entrar na piscina. Confira as indicações de uso para aumentar o pH:

  • – pH atual entre 7,2 e 7,0: 10 mL por m³;
  • – pH atual entre 7,0 e 6,8: 15 mL por m³;
  • – Abaixo de 6,8: 20 mL por m³.

E se eu precisar diminuir o pH?

Na maioria das vezes, a diminuição de pH da água da piscina é realizada de maneira natural, por isso é incomum que esse tipo de situação aconteça. Porém, se precisar, saiba que só tem que usar um diminuidor de pH.

Por que o pH da piscina se altera?

Apesar de o mais comum ser o pH baixar — e por isso muitos querem aprender como elevar o pH da piscina —, o contrário também pode acontecer. A solução é sempre medir pH da piscina para verificar o que é necessário fazer. Confira os principais motivos que alteram a acidez e a alcalinidade da água:

  • volume de água: quanto mais água houver, menor será o pH;
  • exposição ao sol: quanto mais luz solar houver, maior será a alcalinidade;
  • resíduos de suor, protetor solar, cremes capilares e corporais, entre outros alteram o pH da piscina;
  • quantidade de banhistas: quanto maior o número de frequentadores, mais resíduos são liberados na água;
  • sujeira, poeira, folhas e insetos;
  • filtros e paredes sujas;
  • tipo de cloro para piscinas utilizado: líquido ou em grânulos.

Agora que você já sabe como aumentar o pH da piscina, já pode proporcionar os melhores momentos para sua família e amigos com segurança! No site da Petz, é possível encontrar todos os produtos para cuidar bem da sua piscina e ainda decorar a área de lazer. Confira agora mesmo!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

6 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago