Cirurgia em cachorro é um tema delicado. Afinal, é comum ficar receoso ao saber que o cão vai passar por uma operação. Entretanto, há algumas formas de auxiliar o pet nesse momento.
Com certas práticas antes e depois do processo, o amigo de quatro patas ficará mais forte e poderá se recuperar mais facilmente. Para ajudar, consultamos um especialista que tirou dúvidas sobre cirurgia em cachorro. Continue lendo para aprender os cuidados pré e pós-operatório.
Quando pensamos em operação no pet, logo imaginamos um problema de saúde grave que poderá afetar o bem-estar do nosso amigo. Entretanto, o Dr. Bruno Saito, médico-veterinário da Petz, lembra de que praticamente todo pet passa por, ao menos, uma cirurgia.
“A operação mais comum é a castração”, comenta. Como este é um processo recomendado por todos os especialistas, o peludo provavelmente já enfrentou o bisturi antes. Ademais, a castração é um procedimento simples e que não apresenta riscos. Entretanto, é uma forma de lembrar que cirurgia não é um bicho de sete cabeças.
O Dr. Bruno comenta que a remoção de corpos estranhos é outro procedimento comum nos cãezinhos. “Alguns cães são mais arteiros e podem passar por operações para remoção de brinquedos, pedras e outros objetos”, complementa. Além disso, outros motivos comuns em cirurgias em cachorro são:
Cada cirurgia terá sua particularidade e grau de complexidade. Entretanto, você sempre pode ajudar seu amigo a passar pelo processo de forma mais tranquila se estiver inteirado no assunto.
Antes de se preocupar com a cirurgia do seu amigo, há uma série de procedimentos que devem ser seguidos. Primeiramente, sempre consulte um veterinário de sua segurança em todas as etapas. O profissional poderá acompanhar a condição do animal e verificar quais os procedimentos necessários.
Em segundo lugar, devemos lembrar que, antes da cirurgia, há consultas e testes. “O processo da cirurgia começa bem antes da operação em si”, comenta o Dr. Bruno. As etapas de uma cirurgia em cachorro são:
O primeiro passo para uma cirurgia são as consultas e exames realizados pelo veterinário. Eles vão indicar como está a saúde do pet e quais são os cuidados necessários durante o procedimento.
Hemograma e exame de rins, fígado e coração estão entre os testes mais comuns. É uma etapa importante, especialmente em cães mais velhos. Através dela, o veterinário poderá verificar se o cachorro necessita de atenção especial em algum ponto.
Após verificar como anda a saúde do cãozinho, o veterinário vai tratar de qualquer alteração que possa comprometer sua recuperação. Nesse momento, o especialista pode passar antibióticos, vermífugos ou anti-inflamatórios, que vão combater os problemas atuais do pet.
É uma maneira de reforçar a saúde canina, para que o pet esteja mais forte quando for para a mesa de operação e, assim, minimizar possíveis riscos operatórios em animais no geral.
É fundamental a cooperação do tutor nessa etapa. No dia anterior à cirurgia em cachorro, o veterinário vai recomendar jejum de comida e água. Dependendo do procedimento realizado, as instruções podem variar. Porém, é importante seguir exatamente a recomendação do veterinário a fim de um procedimento tranquilo.
Antes da realização da cirurgia há a anestesia, um processo um tanto complexo. O Dr. Bruno explica que essa parte do procedimento é dividida em três etapas. Primeiramente, há uma medicação pré-anestésica, também chamada de sedativo.
Assim, o sedativo deixará o pet mais calmo e sonolento, pronto para descansar. Depois vem a medicação, que induz à anestesia e, por fim, o anestésico. Esta é uma maneira de diminuir a quantidade de medicamento necessária, diminuindo também os riscos da cirurgia.
Por fim, vem o processo de cirurgia em cachorro. A operação pode ter grande variação de tempo, inclusive dentro do mesmo procedimento, por diferentes motivos. Nesse momento, é importante ficar calmo e aguardar.
Apesar de a ajuda do tutor ser mais presente durante a pré-cirurgia, a família pode contribuir em todas as etapas. Ouvir o especialista, seguir suas recomendações e entender o que o cãozinho precisa é a melhor forma de contribuir para uma cirurgia tranquila.
Se tudo ocorrer sem imprevistos, em algumas horas você já estará em casa com o amigo, que agora precisará se recuperar. Algumas medidas simples também podem auxiliar na etapa do cachorro após cirurgia, como, por exemplo:
Você provavelmente estará com vontade de abraçar e confortar seu amigo. Entretanto, após uma cirurgia, não é o melhor momento para isso. Deixe o pet calmo e tranquilo, ou seja, descansando, até recuperar suas forças. Guarde os carinhos para quando o cão estiver totalmente recuperado.
Todo mundo sabe que uma boa nutrição e muita hidratação são grandes aliadas para um animal que está se recuperando. Entretanto, o cachorro sabe muito bem quando comer e beber água. Respeite suas vontades e não force nenhum processo. Quando for a hora, o cachorro vai procurar o comedouro por conta própria.
Proteger o curativo é um passo importante após um processo cirúrgico. Nossos amigos são um tanto desastrados e podem arranhar ou machucar a área da operação durante suas caminhadas ou brincadeiras.
Além disso, os peludos adoram se lamber e, muitas vezes, incomodam-se com a bandagem. Para evitar problemas, verifique se é necessário o uso do colar elizabetano ou roupa cirúrgica para cachorro. Tais acessórios são grandes aliados durante a recuperação.
Por fim, este é o ponto mais importante durante todo o processo. Quando o assunto é cirurgia em pet, o veterinário é o maior aliado. Pergunte, tire dúvidas e, principalmente, siga todas as recomendações do especialista. Seguindo passo a passo o que o veterinário diz, logo o pet estará trazendo alegria para toda a família!
Agora que você conhece os procedimentos da cirurgia em cachorro, confira o blog da Petz e tenha diversos conteúdos relacionados a bem-estar e saúde animal. Assim, você garante que o amigo viva feliz e saudável!
Ao decidir adotar um gato, é normal ficar muito empolgado, mas indeciso na hora de…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…