Quem é tutor de gato sabe que os bichanos precisam de um lugar fixo para fazer as necessidades fisiológicas. Esse hábito de higiene no dia a dia faz parte do instinto felino. A caixa de areia é o acessório ideal para isso. Existem muitos modelos disponíveis no mercado, mas um dos mais populares é a caixa de areia com peneira.
A caixa de areia com peneira para gatos é prática e super-higiênica, mas muita gente ainda não sabe exatamente como ela funciona. Por isso, se você tem dúvidas sobre esse assunto, não se preocupe!
Fique conosco para aprender como usar esse tipo de acessório, além de conhecer as vantagens e as desvantagens. Compartilhar informações úteis para os cuidados diários do seu gatinho é nossa especialidade! Vamos lá?
Sem dúvidas, a caixa de areia de gato é uma excelente invenção para os bichanos. Em geral, ela atende perfeitamente às necessidades dos felinos, permitindo que eles enterrem as fezes e escondam a urina para não sujar as patinhas.
Para quem é tutor de primeira viagem, o senso de limpeza dos gatinhos pode impressionar. Afinal, eles têm o instinto de fazer as necessidades em um só lugar e usar esse pequeno truque para escondê-las.
Porém, de nada adianta investir nesse acessório, seja a caixa de areia com peneira, seja outra de sua escolha, se você não souber como utilizá-lo da maneira correta. Por isso, listamos alguns alertas importantes sobre ele abaixo.
O correto é sempre ter uma caixa para cada animal, além de outra extra. Ou seja, se você tiver dois gatinhos, invista em três caixinhas. Isso porque os felinos precisam de privacidade na hora de “ir ao banheiro” e odeiam ter que dividir o espaço com outro animalzinho para fazer as necessidades.
Você sabia que a caixa de areia tem um lugar certo para ser colocada em casa? Ela precisa estar em um cantinho reservado e silencioso, entre duas paredes, para dar a sensação de segurança e privacidade. Além disso, ela deve ser colocada longe do local onde o bichano come e bebe água.
Quando falamos que os gatinhos são super-higiênicos por natureza, isso inclui as caixas de areia. Por isso, é importante fazer uma limpeza completa, retirando toda a areia, lavando o compartimento com água e detergente, secando bem e colocando areia nova.
Esse procedimento precisa ser feito pelo menos uma vez por semana. Lembre-se de que o pet não gosta de sujeira e, se encontrar a caixa muito suja, pode rejeitá-la. Para facilitar o trabalho de limpar o acessório, a caixa higiênica para gato com peneira pode ser uma aquisição muito interessante, como mostraremos a seguir.
Afinal, como usar caixa de areia com peneira? O grande diferencial desse modelo de banheirinho para gatos é que ele conta com a peneira, cuja função é separar os grãos de areia sujos daqueles que podem ser reaproveitados.
Ao ver de perto, você vai notar que a caixa de areia com peneira tem dois compartimentos: uma base removível, onde fica a areia, e o gato faz as necessidades, e uma bandeja na parte de baixo, que armazena os grãos peneirados.
Na prática, a forma correta de utilizar a caixinha de areia com peneira é a seguinte: logo após o animal usar o banheiro, desencaixe os dois compartimentos um do outro e siga o passo a passo adiante para aproveitar o recurso da peneira:
Uma dica para usar esse tipo de caixa é utilizar a areia de grãos finos para facilitar o processo de limpeza. Os granulados em gel ou madeira, por exemplo, não trazem funcionalidade plena para o acessório porque impedem que a areia seja totalmente peneirada.
O grande benefício da caixa de gato com peneira é que a presença desse recurso possibilita reutilizar a areia, gerando um pouco mais de economia no dia a dia. Além disso, o uso do acessório torna o processo de limpeza muito mais prático e rápido.
Outra vantagem sobre a qual ainda não tínhamos falado é a possibilidade de mudar a caixa de lugar quando for necessário. Isso só é possível porque ela possui bordas limitadoras, que impedem que a areia caia no chão durante o transporte.
Por incrível que pareça, o fato de o cotidiano agitado dos tutores exigir praticidade também é o motivo pelo qual a caixa pode ser um empecilho. Vamos explicar melhor: o ato de peneirar a areia precisa ser feito todos os dias. Do contrário, o odor pode ficar insuportável. Será que a sua rotina permite fazer a limpeza diariamente?
Por isso, antes de adquirir a caixa de areia com peneira de gatos, tente visualizar o uso no dia a dia, comparando os prós e os contras. Essa é a melhor maneira de fazer um investimento seguro e consciente.
Esperamos que você tenha compreendido o funcionamento da caixa de areia com peneira. Caso opte por adquirir esse acessório para um dos amigos felinos, acesse a loja on-line da Petz e confira o catálogo. Contamos com várias opções disponíveis, além de areias higiênicas e outros apetrechos sanitários.
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…