Cactos para decoração: conheça os mais comuns

As plantas ganham cada vez mais espaço no interior dos lares por motivos diversos: aroma agradável, propriedades relaxantes e medicinais ou decoração. Para quem quer um ambiente mais autêntico, uma boa opção é usar os cactos para decoração.

Os cactos acumulam água na raiz, por isso sobrevivem facilmente em ambientes secos e quentes. Se você está pensando em ter uma plantinha simples de cuidar, o cacto é um forte candidato.

Tipos de cactos para decoração

Os cactos são plantas suculentas originárias do continente americano, mas que se espalharam por todo o mundo. Estima-se que existam mais de 2 mil espécies. No Brasil, já foram catalogados pelo menos 100 tipos de cactos.

De diferentes tamanhos e formatos, é possível encontrar um para cada ambiente da sua casa ou do seu jardim. Os cactos grandes são mais vistos nas áreas externas ou na natureza, em climas semiáridos. Já para decoração interior, usa-se mais os menores, devido ao espaço. Tudo depende da criatividade e do gosto de cada pessoa!

Minicactos

Que tal deixar o ambiente aconchegante e ousado? Os cactos pequenos, chamados minicactos, são resistentes e ideais para quem não tem tempo para cuidar de plantas, mas não abre mão de ter uma!

Não necessitam de muita rega e podem ser cultivados em pequenos vasinhos em cômodas do quarto, estantes e até banheiro. Outra opção é escolher um belo vaso de cerâmica ou vidro e elaborar um arranjo com diferentes tipos de cactos misturados a outras suculentas.

Basta escolher a sua espécie favorita e usar a criatividade. Já pensou em usar uma xícara como vaso para decorar a sua cozinha?

Minicactos com flores

Se você adora flores, saiba que também existem cactos com flores que nascem nos caules. De fato, todos os cactos são capazes de florescer nas condições ideais, mas algumas espécies fazem isso com mais frequência:

  • Ferocactus;
  • Cereus;
  • Sianinha;
  • Opuntia Violácea;
  • Ferocactus;
  • Mammilaria;
  • Rebutia.

Na hora da compra, uma dica importante é verificar se a flor presente no cacto é real. Muitas vezes, as flores mais coloridas são colocadas ali apenas como enfeites, para deixar a planta mais bonita. Certifique-se sobre a espécie e cuide do seu cacto com amor para ele florescer naturalmente.

Cactos grandes

Se você tem bastante espaço ou um jardim irreverente, os cactos grandes para decoração são boas opções. Eles marcam presença onde estiverem, passando de um metro de altura. É possível citar quatro espécies mais apropriadas para ter em casa:

  • cacto mandacaru grande: é muito popular na região nordeste do Brasil, com flores de pétalas brancas e fruto comestível adocicado;
  • cacto semáforo grande: pode chegar a cinco metros de altura e tem espinhos grandes. É ótimo para jardim. A flor amarela e os frutos roxos e brancos chamam a atenção de qualquer um;
  • cacto azul grande: é uma raridade. Como o próprio nome já diz, tem tonalidade azul, podendo chegar a dez metros;
  • cacto-figueira-da-índia: tem coloração verde-escura e acinzentada, com grandes flores brancas, muito utilizadas na decoração de ambientes internos.

Como usar os cactos na decoração?

Grandes ou pequenos, os cactos para decoração podem ser usados em diferentes ambientes. Para ficarem mais bonitos, o ideal é escolher um tipo de vaso que combine com o local.

Cactos para decorar a sala de estar podem ficar ao lado do sofá ou do aparador. Aposte em vasos grandes, compatíveis com a planta, para ela ganhar ainda mais destaque. No jardim, é possível forrar a terra com pedras, remetendo a uma paisagem mais natural.

O ideal é acomodar os cactos menores em escrivaninhas, nichos, prateleiras e mesas ou fazer arranjos, que ficam bem em qualquer cômodo da casa. Os vasinhos podem ser coloridos ou terrosos, mas devem seguir a decoração do cômodo, sempre destacando o cacto.

Como cuidar dos cactos?

Mesmo que sejam uma das plantas mais fáceis de cuidar, os cactos para decoração necessitam de muita luz. As plantas maiores devem estar dispostas próximas a janelas ou portas, de forma permanente. As menores podem ser colocadas ao sol durante algumas horas do dia.

Ainda que os cactos sobrevivam em ambientes adversos, não gostam muito de locais úmidos. Se tiver um cacto no banheiro e notar que ele está ficando doente, troque-o de cômodo. A sala e o quarto são os ambientes mais adequados. Se ele estiver na área externa, fique atento às chuvas.

Dê preferência aos vasos de cerâmica e barro, pois evaporam a água mais facilmente, evitando que a terra fique encharcada. A rotina de rega depende do tamanho da planta. No geral, em dias quentes, vale regar semanalmente, enquanto nos dias frios, quinzenalmente.

Os cactos para decoração não exigem muita manutenção, mas adubos e fertilizantes os deixam ainda mais lindos. No blog da Petz, você encontra mais dicas sobre como cuidar das suas plantas. Não deixe de acessar!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

2 horas ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

7 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago