Um cachorro bagunceiro pode afetar bastante a harmonia do lar. Quando os comportamentos inadequados se prolongam, o cotidiano pode ser muito mais caótico e cansativo. Assim, saber lidar com esse tipo de bichinho vai muito além de proteger bens materiais ou manter a casa arrumada.
Afinal, você não quer dar broncas em seu amigo ou amiga de quatro patas o tempo inteiro, não é mesmo? Sendo assim, aprenda o que fazer com cachorro bagunceiro e saiba como melhorar sua relação diária com o peludo!
Ao encontrar seu sapato favorito destruído, é natural ficar frustrado com o pet. Porém, de acordo com especialistas em comportamento canino, a última coisa que você deve fazer é descontar a frustração em cães bagunceiros.
Além da bronca não resolver nada, é importante ter em mente que o peludo não é culpado por nenhum comportamento indesejado, muito pelo contrário! É responsabilidade do tutor deixar claro para o pet o que espera dele e garantir que o bichinho se mantenha no “bom caminho”.
Assim, o maior esforço para corrigir o comportamento de um cachorro bagunceiro deve partir do tutor. É preciso ensinar as regras da casa e proporcionar uma rotina adequada, com todos os estímulos necessários para o peludo gastar energia.
De fato, existem raças de cachorros mais bagunceiros e outras mais calminhas. Animais de trabalho, como cães de caça, guarda e pastoreio, por exemplo, têm muito mais energia para gastar que os de companhia. Por isso, podem ser mais “elétricos”.
Isso não significa que um Labrador é necessariamente mais desordeiro que um Shih-Tzu, apenas que ele precisa de atividades com maior frequência e intensidade. Caso contrário, pode se tornar um cachorro hiperativo. Dá para entender a diferença, não é mesmo?
Para ficar mais claro, vamos a um exemplo. Digamos que uma família ativa conviva com um Border Collie, raça muito inteligente e com muita energia para gastar. Além de passar boa parte do dia ao ar livre, o pet ainda sai três vezes diariamente para passear. Ele também brinca com as crianças e passa por sessões de adestramento.
Já outra família mora com um Shih-Tzu, raça famosa pelo sossego e pela docilidade. Ao contrário do Border Collie do exemplo anterior, esse pet passa a maior parte do tempo sozinho, em um apartamento pequeno e sem grandes estímulos. Ele raramente sai para passear.
Agora, qual dos dois pets têm mais probabilidade de ser um cachorro bagunceiro, com latidos em excesso e comportamento destrutivo? Acertou em cheio quem respondeu o Shih-Tzu!
Apesar de ter o temperamento mais dócil e tranquilo, o cachorrinho também pode desenvolver problemas caso não tenha as necessidades atendidas. Da mesma maneira, raças conhecidas por um comportamento “destruidor” costumam deixar a casa em ordem quando direcionam a energia.
O segredo para entender como educar um cachorro bagunceiro é proporcionar uma rotina adequada. Isso quer dizer que você precisa incentivar atividades físicas que estimulem comportamentos naturais do amigo peludo, como a caça e a socialização.
Uma ideia interessante e simples, não é mesmo? Assim, você evita estresses desnecessários com seu amigão. A seguir, separamos dicas de como acalmar os cachorros mais bagunceiros e proporcionar uma melhor qualidade de vida a eles.
Viu como pode ser fácil cuidar do seu cachorro bagunceiro? Se ainda estiver com dúvidas sobre o comportamento do seu peludo, não deixe de continuar explorando os conteúdos gratuitos do blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…