Os peixes são animais muito queridos, e seu vai e vem no aquário é bastante relaxante. Pensando nisso, é importante deixar o aquário decorado e atrativo para eles. Afinal, os peixinhos precisam de lugares para se esconder, fazer os ninhos, descansar e muito mais! Mesmo que pareça exagero, o certo é que esses bichinhos se sintam como se estivessem na natureza.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo exclusivo, com informações sobre como fazer uma decoração para aquário de forma adequada, dicas de como manter o local limpo e práticas que devem ser evitadas. Confira!
Decorar o aquário é como decorar um ambiente da casa. Devemos escolher quais itens combinam entre si e aqueles que se destacam, levando em consideração o conforto do cômodo.
No entanto, o aquário não é decorado somente para nós admirarmos. Ele deve ser pensado também para os peixinhos que irão morar lá. Por isso, além da beleza, precisamos pensar no bem-estar deles.
O primeiro passo é pensar em qual tipo de peixe você quer colocar no aquário, pois a partir dessa informação os enfeites de aquário irão fazer algum sentido. Existem decorações que são básicas para todos os aquários, como pedras e plantas.
O tamanho do aquário decorado vai determinar o tamanho dos peixes que serão criados, uma vez que eles precisam nadar sem esbarrar uns nos outros para que não fiquem estressados.
Também é preciso conhecer a personalidade dos peixinhos. Existem algumas espécies que são bastante territorialistas e que acabam estressando todo o aquário com suas brigas constantes.
Assim como quando colocamos espelhos em um ambiente para deixá-lo com a impressão de que é maior, é possível deixar o aquário dando essa mesma impressão. Basta escolher o item correto.
Existem planos de fundo para aquários que são chamados de background. Alguns deles são tridimensionais e dão uma amplitude maior para o aquário, além de imitarem vários ambientes naturais.
As plantas aquáticas são um dos itens mais desejados e importantes para o aquário decorado. Quando balançam, elas trazem uma sensação de calma. Além disso, os amigos nadadores adoram se esconder entre elas, principalmente aqueles mais tímidos.
Tem mais: sabia que os peixinhos também “pastam”? Eles adoram ficar mordiscando as plantas. Além de nutritivo, isso também faz parte do enriquecimento ambiental para eles!
Procure plantas que são de fácil cultivo, como o Musgo de Java (Taxiphyllum Barbieri), a Rabo de Raposa (Ceratophyllum demersum), a Anubias Anã, a Fontinalis e a Riccia. Caso ainda não esteja preparado para ter um aquário plantado, você pode escolher as plantas artificiais. Elas são uma ótima opção para manter o aquário enfeitado e facilitar sua manutenção.
O substrato do aquário é o material colocado no fundo dele. É uma parte importante, pois ancora as plantas e tem um apelo estético muito grande. Além disso, se os peixes se reproduzirem, também serve de esconderijo para os alevinos (filhotinhos recém-nascidos dos peixes).
Existem vários tipos de substratos, sendo cascalho, areia de aquário, trufa, aragonita, laterita e basalto os mais comuns. Optar por um ou outro substrato depende dos peixes que serão colocados no aquário e do pH da água. O substrato pode interferir no pH, por isso, é importante conhecer os parâmetros da água que será utilizada para que a escolha não acabe afetando a saúde dos peixes.
A decoração de aquário com pedras também é bastante comum e tem um efeito maravilhoso, além de servir de esconderijo para seus habitantes. Procure pedras inertes para que elas não alterem o pH da água.
A decoração de aquário pequeno pode parecer mais fácil do que a de um aquário grande, mas, na prática, não é bem assim. Caso não seja bem pensado, o aquário pequeno pode ficar com excesso de itens.
Para que isso não aconteça, a dica é escolher uma planta de fundo e outra mais alta para colocar em um dos cantos. O substrato não pode ficar muito alto, caso contrário, haverá menos espaço para os peixes.
Você pode colocar algumas pedras no meio do aquário decorado e no outro canto sem plantas. Escolha, no máximo, três espécies de peixes diferentes, para que ele não fique superpovoado. Isso estressa os peixinhos e piora a qualidade da água rapidamente.
Existem algumas práticas que não podem ser feitas com o aquário de forma alguma. Peixinhos são muito frágeis e necessitam de máximo cuidado. Portanto, além de não deixar os espaços pequenos com decorações exageradas, veja mais algumas dicas do que não fazer com o tanque:
Pronto, agora você já pode ter um aquário decorado! Caso também precise de uma loja confiável para encontrar todos os acessórios que o seu peixinho necessita, não deixe de visitar a loja da Petz! Nele, é possível adquirir tudo o que deseja e receber em casa. Confira!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…