Certas letras podem até ser pouco utilizadas no nosso idioma, mas quando falamos sobre o Reino Animal, devemos considerar as faunas de todos os países ao redor do mundo. Assim, é possível encontrar facilmente, em livros de biologia ou na internet, um animal com a letra “K”.
Conhecer animais exóticos e que não podem ser encontrados no Brasil é um passo muito importante para quem está começando a estudar sobre o assunto. Assim, para simplificar essa missão, o blog da Petz preparou uma lista para que você tenha sempre na ponta da língua um animal com a letra “K”. Confira!
Para evitar qualquer tipo de confusão, é bom que fique claro desde já: existe o kiwi fruta e o kiwi animal. Este é um pássaro bastante simpático, que pode ser encontrado na Nova Zelândia. O kiwi tem o porte parecido com o de uma galinha comum e também não é capaz de voar.
Esse animalzinho não é apenas um integrante da fauna neozelandesa, ele é um dos maiores símbolos do país. Tanto é que os moradores da Nova Zelândia são carinhosamente apelidados de “kiwis”. Hoje, infelizmente, a ave se encontra em risco de extinção, uma vez que é facilmente capturada por predadores.
O animal tem um corpo gordinho e um bico bem comprido, sendo a única ave com narinas no final dessa estrutura. A fruta, que leva o mesmo nome do animal, foi assim chamada por ter aspecto semelhante ao da ave: arredondado e com várias plumas ao longo do corpo.
O segundo nome de animal a letra “K” da nossa lista também é nativo da Nova Zelândia. O kakapo é um tipo de papagaio bastante raro. No entanto, o que o diferencia de seus semelhantes é a incapacidade de voar. Esse fato está relacionado ao seu peso, uma vez que a ave pode chegar aos 4 kg.
Seu nome vem do maori (nome dado aos povos originários da Nova Zelândia e ao seu idioma) e significa “papagaio da noite”. Isso porque o kakapo tem hábitos de caça noturnos e gosta de se esconder durante o dia. Vale dizer que esse animal é uma das aves de vida mais longa já registradas.
No entanto, assim como os kiwis, o kakapo também é visto como presa fácil por seus predadores. Seu maior mecanismo de defesa são as penas, de coloração verde-escura, que muitas vezes são confundidas com musgo. Essa também é uma espécie que corre sérios riscos de extinção.
Finalmente chegamos a um animal que você já deve ter visto. O kinguio nada mais é do que o famoso peixinho-dourado, muito popular entre os aquaristas do mundo inteiro. Hoje em dia, ele é considerado um dos peixes mais presentes em aquários e lagos ornamentais — muito disso, é claro, graças à sua beleza e cores vibrantes.
O kinguio foi registrado como um peixe japonês e seu nome científico é Carassius auratus. Ele vive em água doce e é bastante sociável. Por isso, é bastante requisitado por quem gosta de bichinhos de estimação aquáticos. Conforme o animal desenvolve confiança no tutor, ele pode até mesmo comer da sua mão.
O tamanho do kinguio pode variar bastante de acordo com o ambiente no qual ele vive. O peixe pode chegar a 30 cm de comprimento e viver até 20 anos. As cores de suas escamas variam entre tons amarelados, avermelhados, alaranjados e esbranquiçados — sempre muito vibrantes, quase dourados.
O kowari é o primeiro animal com a letra “K” da nossa lista que se enquadra no grupo dos mamíferos. Trata-se de um pequeno marsupial, muito semelhante a um camundongo, que pode ser encontrado nas planícies e desertos centrais da Austrália. Esse bichinho é um predador noturno de orelhas grandes e pelos cinzas.
No entanto, por mais que seja rápido e saiba se esconder, o kowari não está livre de riscos. As populações da espécie vêm diminuindo cada vez mais devido à degradação de seu habitat natural (que ocorre para a criação de gado). Os principais predadores do bichinho são gatos selvagens e raposas.
Você já ouviu dizer que a união faz a força? Certamente, ninguém entende isso melhor do que o krill. Afinal de contas, esse pequeno ser pode até passar despercebido quando está sem seus “amigos”. No entanto, a espécie é conhecida por viver em colônias gigantescas no fundo do mar, principalmente na região da Antártida.
Se algum dia você ouvir alguém falando sobre o peixe krill, aproveite a oportunidade para corrigir a pessoa. Isso porque, na verdade, esse animal é um crustáceo, bastante similar ao camarão. Suas comunidades servem de alimento para gigantes como as baleias.
Pronto, agora você já pode escolher seu animal com a letra “K” favorito. Se quiser conferir mais conteúdos sobre espécies diversas, continue explorando o blog da Petz. Temos muitos artigos exclusivos e gratuitos por aqui!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…