Ainda pouco comuns no Brasil, os ferrets estão entre os pets mais populares nos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Americana de Medicina Veterinária, a cada mil famílias, 334 têm um furão de estimação por lá. Um número bem alto, não é mesmo?
Por aqui, muita gente também é apaixonada por esses pets de corpo comprido e expressão dócil, mas alguns fatores dificultam sua aquisição: “é uma espécie que só é reproduzida lá nos EUA, então eles precisam ser importados”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli.
O furão doméstico (Mustela putorius furo), não deve ser confundido com o furão brasileiro (Galictis vittata) que é um animal silvestre. O pet só pode ser adquirido em locais com certificação do IBAMA, que também exige a castração do bichinho ao entrar no país.
Além de garantir a posse responsável do furão, é muito importante estar preparado para cuidar adequadamente desse bichinho. Fique atento às dicas incríveis de cuidados com que nós preparamos!
Assim como qualquer bichinho, o furão de estimação tem cuidados especiais. Essas precauções estão relacionadas à alimentação, higiene e saúde. Tudo para que seu amigo fique sempre feliz e saudável.
As mais indicadas são as desenvolvidas especificamente para a espécie, que são mais espaçosas. O ideal é que elas possuam diferentes pavimentos, com bandejas grandes e confortáveis.
Mesmo assim, não é recomendado manter esses bichinhos na gaiola o tempo todo. Eles têm a mania de entrar em locais inusitados. Portanto, é interessante levá-los para passeios com coleirinhas especiais. Assim, você evita que ele se enfie em lugares perigosos, e garante muita diversão!
Apesar de possuir uma expectativa de vida relativamente longa, os furões são conhecidos por terem uma saúde frágil. Para a Dra. Mariana, embora os cuidados que você tem com o pet influenciem, isso se deve, principalmente, à genética.
“Eles são propensos a doenças específicas, como a neoplasia”, alerta a veterinária. “Doenças metabólicas e endócrinas também são muito comuns”. Entre as principais complicações, estão o diabetes, a pancreatite e doença da glândula adrenal.
Em todos os casos, quanto antes forem identificadas as alterações no organismo, mais fácil será o tratamento. Por isso, as avaliações a cada seis meses com o médico-veterinário são essenciais.
Lembrando que, assim como cães e gatos, os furões também passam por ciclo de vacinação quando filhotes. Eles devem receber reforço anual das vacinas antirrábica e contra cinomose.
Se você se pergunta sobre o que furão come, saiba que existem rações específicas para a espécie e é a melhor forma de garantir uma nutrição balanceada. Apesar do custo mais elevado, elas são as únicas que atendem suas necessidades nutricionais e ajudam a evitar problemas de saúde.
De qualquer forma, lembre-se de pedir ao veterinário a indicação de uma dieta específica para seu bichinho, com base na idade, no peso e nas atividades diárias realizadas.
Uma curiosidade super legal é que os furões adoram entrar em contato com a água. Portanto, os banhos são fáceis de serem dados. Trata-se de um hábito que deve ter intervalos regulares.
Além disso, a gaiola também deve ser higienizada frequentemente. Lembre-se de fazer a troca do substrato sempre que necessário e evitar que as tigelinhas e outros acessórios acumulem impurezas.
O furão de estimação adora ter o que fazer e é bastante ativo. Por isso, além das brincadeiras, você deve deixar sempre um brinquedinho à disposição do seu amigo.
Casas, tocas, tubos de plástico, redes, escadinhas e rampas são acessórios imprescindíveis. Porém, lembre-se de escolher somente as opções voltadas para a espécie, com tamanhos e formatos apropriados. Assim, o animal pode se divertir com toda a segurança!
Curtiu nossas dicas sobre como ter um furão de estimação e tudo sobre o mundo deles? Aproveite para ficar bem informado sobre outros bichinhos de estimação aqui no blog da Petz! Acompanhe nossas publicações e as novidades da Petz TV, onde você pode testar seus conhecimentos sobre pets não convencionais, como no vídeo abaixo.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…