Cachorros

Você sabe quando usar o carvão ativado para cachorro?

O carvão ativado é muito conhecido pela propriedade adsorvente. Quem nunca viu um copo com carvão na geladeira da avó? Então, por que não usar o carvão ativado para cachorro também?

Por acidente ou ação de pessoas mal intencionadas, infelizmente, cachorros estão sujeitos a sofrer com envenenamento. Nessas horas, adotar medidas que reduzam a absorção das toxinas pode contribuir para evitar um quadro mais grave. É aí que entra o carvão ativado!

Divulgada como um antídoto em caso de envenenamento de cachorro, a substância ganha popularidade no tratamento desse tipo de emergência. Porém, será que o carvão ativado realmente funciona? Qual é a melhor forma de usá-lo? Descubra isso e muito mais, a seguir.

Como o carvão ativado para cachorro funciona?

O carvão ativado realmente funciona em caso de envenenamento de cachorro? O médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo, explica que o carvão ativado para cachorro funciona. É uma substância porosa e absorvente, que provoca a adesão de outras moléculas à superfície.

Na prática, ao ser ingerido, o carvão ativado para cães envenenados se agarra a parte das toxinas e impede que elas sejam absorvidas pelo organismo.

Como e quando usar o carvão ativado?

Sempre que houver suspeita de envenenamento, o ideal é levar o pet para atendimento veterinário. No entanto, dependendo do horário e da oferta de serviços onde você vive, pode ser difícil encontrar uma clínica 24 horas.

Se isso acontecer, vale muito a pena usar o carvão ativado para envenenamento. “Em caso de envenenamento ou intoxicação, o carvão ativado tem maior eficácia se for administrado até uma hora depois da ingestão da substância”, explica o Dr. Samuel.

Sobre a forma de utilização, o profissional diz que, geralmente, em farmácias veterinárias, o carvão ativado para cachorro é vendido em sachês. “Ele deve ser diluído em água e administrado por via oral, com a ajuda de uma seringa”, esclarece.

Sintomas de intoxicação

Os sintomas de intoxicação no cachorro acontecem de repente e variam de acordo com o veneno, a planta ou o produto ingerido. Procure sinais de coisas que o pet possa ter entrado em contato e observe:

  • salivação excessiva;
  • tremores musculares;
  • muitos vômitos;
  • diarreia;
  • desorientação;
  • dificuldade em manter-se em pé ou andar;
  • pupilas dilatadas;
  • focinho, orelhas e membros gelados;
  • convulsões;
  • inchaço da língua;
  • coração acelerado;
  • ofegação.

Reações esperadas e efeitos colaterais

Ainda de acordo com o especialista, desde que seja administrado corretamente, o carvão ativado para animais não representa nenhum risco para o cachorro. Ao contrário, ele pode reduzir até 75% da absorção das toxinas, em média.

No entanto, não estranhe se, após o uso, o pet apresentar fezes enegrecidas ou leve constipação. Segundo o Dr. Samuel, tais reações são esperadas e não prejudicam a saúde do cachorro.

“Lembrando que o uso do carvão ativado não exclui o atendimento do médico-veterinário. Além disso, o carvão só deve ser administrado em animais conscientes”, destaca.

Cachorro envenenado? Saiba como proceder

O carvão ativado para cachorro envenenado diminui a absorção de toxinas sem riscos para a saúde, por isso, pode ser um grande aliado em emergências. Mesmo que o quadro não seja de intoxicação, a substância não faz mal nenhum ao animal.

É preciso que o tutor entenda que, sozinho, o carvão ativado para cachorro pode não ser suficiente para salvar o animal. Por isso, se o bichinho apresentar qualquer sintoma de intoxicação, é válido saber como dar carvão ativado para cachorro e se adiantar, mas o melhor é levá-lo imediatamente ao veterinário.

Existem venenos ilegais, principalmente, os que são utilizados de forma criminosa. Por isso, o sucesso do tratamento também depende do tempo decorrido entre a ingestão e o pronto atendimento.

Separamos outras dicas para garantir o bem-estar do cão em caso de acidentes e ajudar o veterinário a identificar o veneno ou a substância ingerida:

  • procure identificar a substância responsável pelo envenenamento rapidamente, a quantidade ingerida e há quanto tempo. Isso ajuda o veterinário a chegar à melhor opção de tratamento;
  • observe e relate ao veterinário todos os sintomas apresentados, como vômito, diarreia, salivação, inchaço, tremor, vermelhidão na boca, respiração ofegante, convulsões, entre outros;
  • caso o pet chegue a vomitar, vale a pena coletar uma amostra em um saquinho plástico para apresentá-la durante a consulta. Jamais dê medicamentos orais nesse caso;
  • nunca induza o vômito! Dependendo da substância, fazer isso pode levar a uma segunda queimadura no esôfago (como no caso de substâncias corrosivas). Se o pet estiver inconsciente, a indução do vômito pode fazer o líquido seguir pela traqueia, causando pneumonia aspirativa.

Sempre que for possível, recorra à clínica veterinária!

Levar o seu amigo para receber atendimento emergencial o quanto antes é a melhor forma de assegurar uma recuperação mais rápida e com o mínimo de complicações. Em alguns casos, o tratamento pode incluir internação para controle dos sintomas, como convulsões e lavagens gástricas, dependendo da gravidade da situação.

Na Petz, você encontra carvão ativado para cachorro, além de diversos outros produtos que ajudam a manter o bem-estar do seu filho de quatro patas. Acesse a página da nossa loja on-line ou visite a unidade mais próxima!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

View Comments

Recent Posts

Conheça os cuidados necessários com as unhas de gato

Além do comportamento e da sociabilidade, a anatomia dos felinos gera curiosidade entre os responsáveis,…

17 horas ago

Veja como tirar cheiro de xixi do banco do carro

Ainda que muitos cachorros apreciem o trajeto de carro, pode acontecer do pet não conseguir…

17 horas ago

Cachorro sente saudade do dono ou não?

Não há dúvidas de que sentimos muita falta dos pets, principalmente quando saímos para trabalhar…

2 dias ago

Plantas fáceis de cuidar em casa

Flores e folhas proporcionam o contato diário com a natureza sem sair de casa. Porém,…

2 dias ago

Como fazer para o gato não fugir?

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quem convive com gatos sabe o quanto eles podem…

3 dias ago

Cachorro pode comer jaca? Descubra detalhes a seguir!

A jaca tem um sabor e um aroma distintos que nem todos apreciam. No entanto,…

3 dias ago