dentes de hamster roedor
Os dentes de hamster são muito importantes para a saúde física e mental desses pets, pois hamsters utilizam as estruturas dentárias para brincar, aliviar o estresse, se defender e, principalmente, se alimentar. Por isso, é importante cuidar deles para que estejam sempre saudáveis.
Assim como acontece com coelhos (lagomorfos) e outros roedores, alguns dentes de hamster têm a particularidade de crescer continuamente. Tal característica promove a renovação dentária, garantindo que o dentuço possa fazer o que mais gosta: roer!
Mas é bom ficar atento: inadequados cuidados com hamster, assim como características genéticas, podem levar o amigo roedor a ter problemas sérios de saúde. Vamos conferir alguns problemas comuns relacionados a dentes de hamster e o que fazer para lidar com eles?
Como se sabe, os dentes do hamster não param de crescer ao longo de toda a vida do pet. Isso significa que é preciso desgastá-los para que não cresçam demasiadamente, causando feridas na cavidade bucal ou até perfurações. Além disso, podem atrapalhar a apreensão e a deglutição dos alimentos.
Para desgastar o dente do hamster com regularidade, o segredo é garantir que o pet tenha sempre o que roer. Nesse sentido, vale apostar em brinquedos, tocas e outros acessórios de madeira. Feno de capim também pode ser oferecido diariamente.
Um aspecto relevante a respeito da dentição dos hamsters é que não são todos os dentes que possuem crescimento acelerado. Na verdade, apenas os incisivos têm a tendência de crescer de maneira descontrolada.
A má oclusão ocorre quando não há um encaixe adequado dos dentes incisivos. Esse “desencaixe” pode ser tanto genético como resultado de um crescimento inapropriado e desigual.
Por exemplo, quando um dos dentes quebra e o outro avança por cima dele. Se isso acontecer, procure um veterinário para que ele possa aparar os dentes de maneira adequada.
Os dentes de hamster são muito resistentes. Prova disso é que eles adoram roer objetos de madeira, como tocas e brinquedos. O problema é que, quando esses acessórios não estão disponíveis, os hamsters podem acabar roendo objetos ainda mais resistentes.Tratando-se de hamsters idosos, isso pode levar à quebra dos dentes.
Nesse caso, leve o animal ao veterinário para aparar os dentes e receber orientações de como cuidar de hamster. Além disso, a fim de garantir dentes mais fortes, uma dica é reforçar o cálcio na dieta do seu amigo. Alimentos extrusados específicos para a espécie já vêm com quantidades recomendadas desse mineral.
No entanto, dependendo da orientação veterinária, você também pode reforçar a oferta de alfafa, um tipo de feno que, além de desgastar os dentes, também é rico no nutriente.
As cáries não deveriam ser um problema recorrente em roedores. Contudo, com o aumento da oferta de guloseimas a esses pets, é cada vez maior o número de casos de hamsters com infiltração.
Entre os sintomas de cárie em hamsters estão: dificuldade para comer, salivação excessiva e inchaço na região da face. Em caso de suspeita, procure um veterinário especialista em animais silvestres.
A boa notícia é que evitar a cárie em hamsters é fácil: basta oferecer uma dieta balanceada por meio de alimentos extrusados e feno. Graças à sua textura, esses alimentos já promovem a limpeza e o desgaste natural dos dentes.
Depois de conferir como funciona o crescimento dos dentes de hamster, confira o blog da Petz para outros assuntos de bem-estar e saúde animal!
Não existe somente um albatroz. Na verdade, esse nome é dado para 22 espécies de…
As borboletas são animais belíssimos e de extrema importância para o ecossistema em que vivem.…
Muita gente se pergunta se a fisioterapia em cachorro funciona tão bem quanto no ser…
A inteligência é uma capacidade amplamente associada à humanidade, mas o que se sabe em…
Há muito tempo, espécies de planta aquática são usadas para deixar os aquários mais parecidos…
Sabia que existe um mês dedicado à prevenção contra crueldade aos animais? É o Abril…