Afinal, tubarão é invertebrado ou vertebrado?
Publicado em 02 de junho de 2022Tempo de leitura: 5min
Devido à fama de grande predador marítimo, muito é dito acerca do tubarão. Provavelmente, você já ouviu falar que o esqueleto dele não é constituído por ossos, mas cartilagem. Isso desperta uma dúvida: afinal, tubarão é invertebrado ou vertebrado?
Para te ajudar, preparamos um conteúdo completo sobre o esqueleto do tubarão. Confira!
Entenda o que faz de um animal vertebrado
Antes de mais nada, vamos explicar o que são animais vertebrados. Eles pertencem ao subfilo predominante do filo conhecido como Chordata. Em linhas gerais, eles se distinguem dos invertebrados pela presença de coluna vertebral e crânio que protege o cérebro.
Além disso, os animais vertebrados são caracterizados por sistema muscular simétrico e bilateral, além de um sistema nervoso central formado por cérebro e medula espinhal, está localizada no esqueleto.
Quanto ao esqueleto, uma das primeiras coisas que vem à cabeça são os ossos. Entretanto, ele pode ser constituído por cartilagem também ou por uma combinação dos dois tecidos, como é o caso do esqueleto humano.
Já o esqueleto do tubarão é predominantemente cartilaginoso, o que não muda o fato de que ele possui coluna vertebral e crânio. Por isso, respondendo à pergunta “tubarão é invertebrado ou vertebrado”: ele é vertebrado.
Vantagens do esqueleto cartilaginoso para o tubarão
Mais do que saber se tubarão é invertebrado ou vertebrado, é preciso entender que ele é um peixe cartilaginoso. No passado, o esqueleto cartilaginoso já foi considerado apenas um elemento primitivo no organismo do tubarão e de outros peixes chondrichthyes. Hoje em dia, porém, sabe-se que ele traz uma série de vantagens para esses animais.
Entre elas, merece destaque o fato do esqueleto cartilaginoso ser mais leve que o ósseo, o que dá mais agilidade ao tubarão. Essa característica faz toda a diferença para esse predador na hora da caça.
Não bastasse isso, a cartilagem ainda é menos densa que os ossos. Assim, diferentemente dos peixes ósseos, peixes cartilaginosos, como os tubarões, não necessitam da chamada bexiga natatória.
Essa estrutura presente nos peixes ósseos atua como uma espécie de boia, auxiliando o equilíbrio em diferentes profundidades. Além disso, o esqueleto cartilaginoso dos tubarões dá mais flexibilidade a eles.
Cartilagem dos tubarões e natureza
Agora que você sabe se tubarão é invertebrado ou vertebrado, imagina como os ossos, no caso do tubarão, a cartilagem, pode influenciar a natureza, de uma forma geral?
Apesar das diversas vantagens para o tubarão, o esqueleto cartilaginoso traz uma grande desvantagem para nós. Isso porque, ao contrário dos ossos, a cartilagem costuma se decompor em um tempo menor.
Por isso, é muito difícil encontrar fósseis de tubarões primitivos, o que dificulta a tarefa dos cientistas ao estudar os ancestrais desses animais para entender melhor o processo evolutivo deles.
Descoberta
Não à toa, em 2019, a notícia de que um esqueleto de tubarão de 360 milhões de anos havia sido encontrado causou grande repercussão entre os estudiosos. Isso foi possível graças ao fato de que o tubarão primitivo havia morrido em uma bacia marítima rasa, com baixos níveis de oxigênio e circulação limitada de água, o que inibiu a ação de bactérias decompositoras.
A partir desse esqueleto, os cientistas puderam observar certas semelhanças entre o tubarão primitivo e o tubarão-cobra, uma espécie de corpo alongado, que habita águas de profundidade (zona abissal) e possui boca com dentes que apontam para dentro, conduzindo a presa na direção da garganta.
Por que o tubarão é classificado como peixe?
Em especial, devido ao porte, o tubarão pode parecer ter mais em comum com baleias e golfinhos do que com peixes. Nesse sentido, antes de mais nada, é preciso destacar que ele faz parte de um grupo especial de peixes, chamados condrictes ou peixes cartilaginosos, subclasse da qual também fazem parte as raias e as quimeras.
Algumas das características que distinguem o tubarão de peixes ósseos são:
- respiração por meio de cinco a sete fendas branquiais localizadas na lateral do corpo;
- boca ventral e não na região anterior do corpo, como nos peixes ósseos;
- corpo coberto por pequenas escamas placoides, semelhantes a dentes, sendo revestidas por esmalte.
Destacadas algumas diferenças entre o tubarão e os peixes ósseos, a resposta para o porquê de ele não ser classificado como mamífero como as baleias é simples! Trata-se de animais bastante diferentes.
Para começar, assim como outros mamíferos, a baleia e o golfinho têm respiração pulmonar e o corpo não é coberto por escamas. No caso deles, uma espessa camada de gordura garante a proteção corporal e o isolamento térmico.
Em tempo, ao contrário dos mamíferos, que são endotérmicos, regulando a temperatura corporal a partir de processos metabólicos, a maior parte das espécies de tubarão é ectotérmica, ou seja, regula a temperatura interna a partir da temperatura externa.
Por fim, diferentemente das baleias e dos golfinhos, o tubarão não possui glândulas mamárias, o que o exclui automaticamente da classe dos mamíferos.
Gostou de saber se tubarão é invertebrado ou vertebrado? Continue acompanhando o blog da Petz para mais curiosidades sobre o reino animal! Aproveite para nos contar o que achou no campo de comentários.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário