Entenda qual é a temperatura para chocar ovo de galinha
Publicado em 16 de março de 2022Tempo de leitura: 4min
Chocar ovos de galinha artificialmente pode ser uma tarefa fácil, mas que depende de conhecimento para administrar a chocadeira. Caso a temperatura para chocar ovo de galinha não esteja correta, vai ser difícil ter bons resultados na incubação.
Se você pretende trabalhar neste ramo ou simplesmente tem interesse em incubar ovos de galinha em casa, continue a leitura e saiba como garantir que a chocadeira esteja em uma temperatura ideal. Essa é uma das condições mais importantes para ter uma boa taxa de eclosão dos ovos.
Qual é a temperatura ideal para chocar ovos de galinha?
A incubação de ovo de galinha tem demandas à parte, como a necessidade de reduzir a temperatura da chocadeira no período final do desenvolvimento do embrião. Isso porque, à medida que o pintinho se forma no ovo, o calor produzido pelo corpo dele aumenta.
Falando em números, durante os primeiros 18 dias de incubação, a temperatura para chocar ovo de galinha deve estar entre 37,4 ºC e 37,8 ºC. Após esse tempo, reduza a temperatura aos poucos até chegar a 36,8 ºC.
Agora que você já sabe qual é a temperatura ideal para chocar ovo de galinha, o próximo passo é aprender como chegar a esses números e garantir que os ovos sejam totalmente aproveitados.
Como manter a temperatura certa
As pessoas querem ter o controle seguro da temperatura para chocar ovo, mas não sabem como operar os equipamentos criados para essa tarefa. Não esqueça que a tecnologia está aqui para ajudar e não pode ser considerada como uma inimiga.
Portanto, o mais indicado é aprender a manusear um termostato digital com controle PID. Ele precisa estar ligado a uma resistência elétrica ou a uma lâmpada incandescente para fazer o controle exato da temperatura.
Existem alguns modelos de termostatos com funções extras de viragem dos ovos e controle de umidade. Confira o que mais é necessário para uma boa incubação dos ovos de galinha.
1 – Selecione os ovos
Ovos rachados ou com casca irregular podem atrapalhar o processo de incubação. Ovos muito grandes ou pequenos demais também diminuem as chances do procedimento dar certo.
2 – Armazene corretamente os ovos
A maneira correta de armazenar os ovos chocados é em posição inclinada, virados duas vezes ao dia. Inclusive, a viragem regular dos ovos nos primeiros dias é fundamental para não haver a aderência do embrião às membranas.
3 – Garanta a ventilação
A incubadora precisa garantir circulação de ar para os embriões não sufocarem. A ventilação é feita por meio de um ventilador interno, que possui um sistema próprio de fluxo de ar indutivo.
3 – Mantenha a umidade
A umidade é um ponto fundamental para a incubação resultar em um maior número de eclosão dos ovos. A umidade para chocar ovo de galinha deve variar entre 28,3 ºC e 31,1 ºC, mantendo o mesmo nível até três dias antes da eclosão.
Em incubadoras de ovos mais simples, a umidade é garantida por meio da evaporação da água armazenada em pequenos recipientes sem tampa. Essa água deve ser aquecida a 43,5 ºC para não reduzir a temperatura da incubadora.
4 – Cuide dos recém-nascidos
Após a eclosão dos ovos, os pintinhos recém-nascidos podem permanecer na incubadora até 12 horas. Isso vai ajudar eles a ficarem secos e com penugem, o que ajuda na sobrevivência no mundo externo. Ofereça água e comida quanto antes.
Prós e contras da incubação artificial
Ao todo, são 21 dias de incubação entre a escolha dos ovos até o nascimento dos pintinhos. Por isso, antes de investir em uma chocadeira, é importante pesar os prós e os contras da incubação artificial.
Vantagens
As vantagens de optar por esse processo é chocar grande quantidade de ovos ao mesmo tempo. Além disso, ter uma chocadeira é uma boa opção para quem não tem uma galinha-choca por perto.
Por fim, escolher pelo processo artificial permite que você tenha o controle total do processo e garanta 100% o nascimento dos pintinhos. Basta seguir as boas práticas de uso.
Desvantagens
O uso da chocadeira pode trazer alguns transtornos. Em primeiro lugar, esse equipamento é totalmente dependente de energia elétrica. Caso aconteça uma queda brusca, os ovos podem ser prejudicados.
Outra questão negativa é o custo de uma incubadora nova. Para quem não tem uma reserva financeira, a aquisição desse equipamento pode ser quase impossível. Os preços variam entre R$ 200 e pouco mais de R$ 1.000.
Se as vantagens se encaixarem à sua realidade, o próximo passo é seguir as nossas dicas para manter a temperatura para chocar ovo de galinha. Vá até uma das lojas da Petz e confira vários tipos de gaiolas para acolher os pintinhos que vão nascer.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário