Tartaruga pode comer couve? Saiba mais sobre a alimentação dela
Publicado em 04 de novembro de 2022Tempo de leitura: 5min
Na verdade, as tartarugas criadas em cativeiro são cágados. Eles são animais semiaquáticos que, quando domésticos, devem ter uma refeição balanceada. Claro que muitos tutores têm dúvidas sobre o que esses pets necessitam na alimentação. Por isso, é importante explicar se tartaruga pode comer couve.
No habitat delas (a água doce), não há couve, mas peixes e outros tipos de algas comestíveis. Mesmo sendo onívoras, elas comem pequenos peixes e alguns insetos. Hoje, vamos falar mais sobre o que tartaruga come. Confira!
Quando a tartaruga de água doce pode comer couve?
Antes de falar se a tartaruga pode comer couve, é importante apresentar alguns detalhes sobre ela. Afinal, muitos acreditam que tartarugas, cágados e jabutis são o mesmo animal.
Tartaruga
A tartaruga é um réptil aquático de água doce ou salgada. Ela sai do habitat apenas para desovar ou para tomar sol. Nesse momento, o animal pode se alimentar de pequenos insetos.
Entre as características aquáticas da tartaruga, estão as patas em forma de nadadeiras e o casco mais achatado e leve do que o dos jabutis. Ela também tem formato hidrodinâmico.
Cágados
Os cágados podem viver tanto na água, nos lagos e nos rios, quanto na terra, considerados semiaquáticos. Quanto ao corpo, o casco deles é mais parecido com o das tartarugas.
Jabutis
Já os jabutis são animais terrestres. Aliás, eles são conhecidos como tartarugas terrestres, mas se diferenciam das espécies aquáticas. Eles têm as patas traseiras cilíndricas: adaptadas para a locomoção na terra.
Sendo assim, quando domesticados, todos esses animais (com exceção das tartarugas marítimas, que possuem a criação doméstica proibida pelo IBAMA) precisam ter uma alimentação balanceada.
Nem sempre é possível oferecer tudo o que o animal come na natureza. Por isso, a ração é a melhor opção de comida para tartaruga, jabuti ou cágado. Contudo, esses animais podem se alimentar de couve esporadicamente.
Espécies de tartarugas
É estimado que existam mais de 300 espécies de testudines em todo o mundo. Entre elas, 250 são animais aquáticos de água doce, 60 vivem na terra e 7 são marinhos.
Como já mencionamos, as espécies terrestres são os jabutis, as que vivem na água e na terra são os cágados e as aquáticas são as tartarugas. Porém, você sabe por que a tartaruga é um réptil?
A tartaruga foi classificada no grupo dos répteis, assim como os lagartos, as cobras e os crocodilos, devido a uma característica em comum. Ela é um animal que possui o sangue-frio e o corpo revestido por uma proteção dérmica: o casco. Além disso, ela bota ovos, sendo ovípara.
O que os cágados comem?
Todos os cágados são onívoros. Na natureza, a alimentação inclui plantas, peixes e insetos. Quando domesticados em tanques, lagos, aquários ou terra, o ideal é que a comida da “tartaruga” seja a ração.
Atualmente, você encontra ração para tartarugas aquáticas, cágados e jabutis nos principais pets shops. Entretanto, a criação da tartaruga marítima é proibida pelo IBAMA, como mencionado.
Agora, em relação à ração dos cágados e dos jabutis, o ideal é comprar a opção destinada à espécie. Os cágados são animais que se alimentam mais de peixe do que de plantas.
Já os jabutis se alimentam mais de plantas e frutas, por serem animais terrestres. Então, cada ração é preparada com aquilo que o pet precisa, oferecendo uma refeição balanceada. Porém, eventualmente, outros alimentos podem ser incluídos na dieta das espécies. Por isso, é importante entender se tartaruga pode comer couve.
Ainda assim, se você quer saber o que dar para tartaruga comer, o ideal é consultar sempre um médico-veterinário. Afinal, você não deseja ter um animal com sobrepeso e outros problemas de saúde, não é mesmo?
E as tartarugas de água doce?
As tartarugas de água doce (os cágados) precisam de um terrário no local onde estão, pois elas ficam na margem em certos momentos. Já os jabutis, quando em cativeiro, necessitam do mesmo recipiente, mas somente com terra e fonte de água para ele matar a sede.
Inclusive, ambos precisam da vitamina D. Então, caso os pets não possam tomar sol, você precisa reproduzir a radiação UV no terrário. Nesse sentido, é importante conversar com um especialista antes de criar um desses animais em casa. Uma opção são lâmpadas que simulam o sol, tanto na radiação UV quanto no calor.
Quais alimentos são permitidos ocasionalmente para os cágados?
Como a tartaruga come mais proteína do que vegetais, existem opções variadas para oferecer ocasionalmente, lembrando que a principal fonte de alimentação deve ser a ração. Alugamos alternativas são:
- rações flutuantes peletizadas;
- larvas de tenébrio e minhocas;
- ovo cozido com casca;
- camarão ou alevinos (proteína animal);
- verduras escuras, como brócolis, couve, rúcula e agrião;
- frutas, como maçã, pera e mamão.
Na natureza, os jabutis se alimentam mais de vegetais do que de proteína de origem animal. Contudo, eles também comem insetos ou restos de carne deixados por predadores. Então, em casa, tendo como principal fonte a ração, as refeições ocasionais podem ser:
- verduras escuras, como o almeirão, o brócolis, a couve, e escarola, a rúcula e o espinafre;
- legumes, como o pepino, a abobrinha e a cenoura;
- frutas, como a maçã, a pera, a manga, o tomate, a banana e o mamão;
- proteínas, como o ovo cozido e os crustáceos.
Como você percebeu, a tartaruga pode comer couve, desde que ela seja de água doce. Ainda assim, sempre que tiver dúvidas sobre a alimentação do seu pet, procure o auxílio de um médico-veterinário.
Se você gostou de descobrir que a tartaruga pode comer couve, aproveite a visita ao blog da Petz e aprenda ainda mais! Temos diversos conteúdos interessantes. Confira!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário