A Páscoa é uma das comemorações preferidas de muita gente. As trocas de chocolates, a família reunida, o almoço de domingo e a diversão explicam o motivo da data ser tão especial e adorada. Porém, qual é o significado do coelho da Páscoa? Por que este animal foi escolhido?
Essas dúvidas vêm à tona, principalmente nos primeiros dias de abril. Afinal, por que um coelho em vez de uma vaca, uma galinha ou até um cachorro, não é mesmo?
Para responder “por que o coelho é o símbolo da Páscoa?” e outras dúvidas sobre essa época do ano, produzimos um conteúdo com curiosidades sobre a origem da Páscoa e como isso tem a ver com o momento religioso que muitos celebram.
Pronto para entender melhor o significado do coelho da Páscoa ser tão popular nessa época do ano e a escolha desse animal orelhudo? Continue lendo e encontre as respostas que está procurando.
A Bíblia não menciona nada sobre um coelho que entrega ovos às crianças no dia da ressurreição de Jesus Cristo. Então, como o coelho da Páscoa tornou-se o símbolo de um dos feriados mais importantes do cristianismo? Qual é o significado da Páscoa?
Uma teoria sobre o significado do coelho da Páscoa deriva de uma antiga tradição pagã que ocorria antes do cristianismo, sempre no mês de março. Acredita-se ter iniciado durante a celebração do festival de Eostre, que homenageia a deusa da fertilidade e da primavera.
O símbolo dessa deusa era, justamente, o coelho — animal associado à fertilidade por razões óbvias. A partir de então, a Páscoa passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da religião.
Os cristãos estabelecem a Páscoa no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no equinócio vernal — em que a maior parte da Terra experimenta horas quase iguais de dia e noite. Isso sinaliza a chegada do outono no Hemisfério Sul.
Por isso, a Páscoa cai em uma data diferente a cada ano! Essa é uma explicação mais completa do porquê o coelhinho da Páscoa “escolhe” datas diferentes para trazer ovos e escondê-los todos os anos, não é mesmo?
Mesmo com a resposta do significado da Páscoa, esse período é mágico e inocente, principalmente para as crianças. Por isso, o que acha de manter a fantasia?
Apesar da explicação do significado do coelho da Páscoa, esse animal não bota ovos. Então, como explicar isso? Temos mais algumas teorias sobre um dos símbolos da Páscoa.
Segundo a mesma crença do significado do coelho da Páscoa, a deusa Eostre transforma um grande pássaro — seu animal favorito — em um coelho. Outras suposições acreditam que a deusa prolongou o inverno, que chegou com o atraso de um ano.
Sentindo-se culpada, ela decidiu salvar a vida de um pássaro cujas asas haviam congelado. Então, com compaixão pela ave, que não conseguia mais voar, ela a transformou em um coelho de neve, que podia superar caçadores e botar ovos de cores vivas.
O único problema era que o coelho só podia produzir ovos especiais uma vez por ano, durante o festival de Eostre. Assim, o coelho da Páscoa com o significado que conhecemos hoje surgiu e passou por diversas modificações.
Hoje, a Páscoa é uma celebração que muitos comemoram, inclusive quem não é religioso. Contudo, como ela se popularizou e passou de uma festa pagã para uma comemoração cristã?
Como comentamos antes, originalmente, o feriado era uma celebração pagã. A origem da Páscoa tem raízes que remontam à história pré-cristã e anglo-saxônica. Esses povos adoravam o coelho, acreditando ser a encarnação de Eostre.
Quando os anglo-saxões foram convertidos ao cristianismo, o feriado pagão foi combinado com a celebração cristã e recebeu o nome de Páscoa. A partir daí, o significado do coelho na Páscoa e a real origem da data não eram muito questionados, apenas a ressurreição de Jesus Cristo passou a simbolizá-la.
Sabendo mais sobre o significado do coelho da Páscoa, dá para entender um pouquinho sobre o amor e a adoração sobre esse pequeno animal orelhudo, não é mesmo?
Agora, se você tem um coelhinho em casa e quer mimá-lo ainda mais, o que acha de conferir os artigos que temos em nosso blog? Assim, você pode cuidá-lo com orientações de médicos-veterinários.
Além disso, se precisar de acessórios, gaiolas, rações ou rodinhas para o seu coelho, conte com a gente! No site da Petz, você encontra um catálogo completo para roedores com produtos previamente selecionados. O melhor é receber tudo em casa, em pouco tempo, com a nossa entrega rápida. Venha conferir!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…