Curiosidades

Conheça a origem e o significado do coelho da Páscoa

A Páscoa é uma das comemorações preferidas de muita gente. As trocas de chocolates, a família reunida, o almoço de domingo e a diversão explicam o motivo da data ser tão especial e adorada. Porém, qual é o significado do coelho da Páscoa? Por que este animal foi escolhido?

Essas dúvidas vêm à tona, principalmente nos primeiros dias de abril. Afinal, por que um coelho em vez de uma vaca, uma galinha ou até um cachorro, não é mesmo?

Para responder “por que o coelho é o símbolo da Páscoa?” e outras dúvidas sobre essa época do ano, produzimos um conteúdo com curiosidades sobre a origem da Páscoa e como isso tem a ver com o momento religioso que muitos celebram.

Pronto para entender melhor o significado do coelho da Páscoa ser tão popular nessa época do ano e a escolha desse animal orelhudo? Continue lendo e encontre as respostas que está procurando. 

Coelho da Páscoa sempre teve relação com o cristianismo?

A Bíblia não menciona nada sobre um coelho que entrega ovos às crianças no dia da ressurreição de Jesus Cristo. Então, como o coelho da Páscoa tornou-se o símbolo de um dos feriados mais importantes do cristianismo? Qual é o significado da Páscoa? 

Uma teoria sobre o significado do coelho da Páscoa deriva de uma antiga tradição pagã que ocorria antes do cristianismo, sempre no mês de março. Acredita-se ter iniciado durante a celebração do festival de Eostre, que homenageia a deusa da fertilidade e da primavera. 

O símbolo dessa deusa era, justamente, o coelho — animal associado à fertilidade por razões óbvias. A partir de então, a Páscoa passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da religião.  

Por que a Páscoa cai todo ano em datas diferentes?

Os cristãos estabelecem a Páscoa no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no equinócio vernal — em que a maior parte da Terra experimenta horas quase iguais de dia e noite. Isso sinaliza a chegada do outono no Hemisfério Sul. 

Por isso, a Páscoa cai em uma data diferente a cada ano! Essa é uma explicação mais completa do porquê o coelhinho da Páscoa “escolhe” datas diferentes para trazer ovos e escondê-los todos os anos, não é mesmo? 

Mesmo com a resposta do significado da Páscoa, esse período é mágico e inocente, principalmente para as crianças. Por isso, o que acha de manter a fantasia?

Por que o coelho da Páscoa distribui ovos?

Apesar da explicação do significado do coelho da Páscoa, esse animal não bota ovos. Então, como explicar isso? Temos mais algumas teorias sobre um dos símbolos da Páscoa.

Segundo a mesma crença do significado do coelho da Páscoa, a deusa Eostre transforma um grande pássaro — seu animal favorito — em um coelho. Outras suposições acreditam que a deusa prolongou o inverno, que chegou com o atraso de um ano. 

Sentindo-se culpada, ela decidiu salvar a vida de um pássaro cujas asas haviam congelado. Então, com compaixão pela ave, que não conseguia mais voar, ela a transformou em um coelho de neve, que podia superar caçadores e botar ovos de cores vivas. 

O único problema era que o coelho só podia produzir ovos especiais uma vez por ano, durante o festival de Eostre. Assim, o coelho da Páscoa com o significado que conhecemos hoje surgiu e passou por diversas modificações.

Quando a Páscoa passou a ser uma festa cristã?

Hoje, a Páscoa é uma celebração que muitos comemoram, inclusive quem não é religioso. Contudo, como ela se popularizou e passou de uma festa pagã para uma comemoração cristã?

Como comentamos antes, originalmente, o feriado era uma celebração pagã. A origem da Páscoa tem raízes que remontam à história pré-cristã e anglo-saxônica. Esses povos adoravam o coelho, acreditando ser a encarnação de Eostre.

Quando os anglo-saxões foram convertidos ao cristianismo, o feriado pagão foi combinado com a celebração cristã e recebeu o nome de Páscoa. A partir daí, o significado do coelho na Páscoa e a real origem da data não eram muito questionados, apenas a ressurreição de Jesus Cristo passou a simbolizá-la.

Sabendo mais sobre o significado do coelho da Páscoa, dá para entender um pouquinho sobre o amor e a adoração sobre esse pequeno animal orelhudo, não é mesmo? 

Agora, se você tem um coelhinho em casa e quer mimá-lo ainda mais, o que acha de conferir os artigos que temos em nosso blog? Assim, você pode cuidá-lo com orientações de médicos-veterinários.

Além disso, se precisar de acessórios, gaiolas, rações ou rodinhas para o seu coelho, conte com a gente! No site da Petz, você encontra um catálogo completo para roedores com produtos previamente selecionados. O melhor é receber tudo em casa, em pouco tempo, com a nossa entrega rápida. Venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

15 horas ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

2 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

3 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

3 dias ago

A decoração certa para estimular o gato

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…

4 dias ago

Dieta de roedor: hamster pode comer morango?

Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…

1 semana ago