Você sabia que existem vários tipos de ouriços? Esse pequeno mamífero não é tão parecido com outros animais, peludos e fofinhos, por ter o corpo coberto de espinhos, mas é muito gracioso. Existe mais de uma espécie de ouriço, uma mais interessante que a outra!
O que os diferentes tipos de ouriços têm em comum é a aparência. Entretanto as diferentes espécies são classificadas principalmente pela região de onde vivem e por algumas características morfológicas. Confira mais abaixo.
A primeira coisa que precisamos diferenciar é o que é ouriço-terrestre e ouriço-do-mar. Mesmo que compartilhem o mesmo nome, o primeiro é um animal vertebrado (tem ossos), enquanto o segundo é invertebrado (não tem estrutura óssea) — e, claro, um vive na terra e o outro no mar.
O ouriço-terrestre é um mamífero, de temperamento tímido, mas dócil. É bastante famoso por ser frequentemente personagem de desenhos, lançando espinhos em quem o ameaça. Essas estruturas são como pêlos diferenciados que recebem uma cobertura vasta de queratina, que dá um aspecto duro e resistente.
Os espinhos são pontiagudos e cobrem a maior parte do corpo do animal, exceto a barriga e a cauda, que têm pêlos macios. Quando o ouriço se sente ameaçado, faz uma posição específica, impedindo que um predador consiga abocanhar a “bola de espinhos” que se forma.
Já o ouriço-do-mar vive em águas rasas ou profundas, e até mesmo se esconde no solo para fugir de predadores. Ele é redondo e coberto de espinhos venenosos que podem causar sérios danos a quem se espetar neles.
Por mais que o ouriço seja apresentado nas telinhas como um animal capaz de lançar espinhos para se proteger, isso não é verdade. Esses pêlos duros são frouxamente fixados na pele, então, quando alguém entra em contato com o animalzinho, eles saem facilmente.
Por isso é tão comum vermos cães curiosos que foram “atacados” por ouriço. Provavelmente o cachorrinho tentou pegar o animal com a boca, mas os espinhos ficaram presos na cavidade oral. Ao soltar os pelos duros, o pequeno mamífero se defende e consegue fugir, e depois eles crescem de novo.
Existem muitos tipos de ouriços que vivem na terra e eles vivem em diferentes hábitats. De uma maneira geral, os terrestres são animais silvestres (oriundos do Brasil) ou exóticos (que vieram de outros países).
Mesmo sendo um animal selvagem, esse mamífero, por ser dócil, acabou conquistando quem gosta de ter um bichinho não convencional como pet. Por isso, é possível ter um ouriço de estimação, como o pigmeu-africano, desde que devidamente legalizado. Confira algumas espécies de ouriço terrestres encontradas pelo mundo:
A maioria dos tipos de ouriços que vivem no mar tem forma arredondada, mas há aqueles que são achatados, conhecidos como bolacha-do-mar. Ao contrário do que se acredita no senso comum, eles não são levados com a maré. Os espinhos têm mobilidade e fazem esses animaizinhos chegarem a águas muito profundas.
Os ouriços-do-mar são criaturas realmente exuberantes e, entre as mais de 900 espécies conhecidas, cada um pode apresentar uma cor ou formato. Eles são classificados em regulares ou irregulares. Veja algumas espécies interessantes:
Os dois termos são considerados sinônimos como nome vulgar desses mamíferos espinhudos. Possuem grande variação de tamanho entre as espécies, possuindo desde alguns centímetros, como ou ouriço pigmeu africano, até mais de 80cm como o ouriço africano.
Apesar da grande coincidência da presença de espinhos, do nome vulgar e da localização de origem, o porco espinho africano é um roedor e o porco espinho pigmeu africano é um erináceo.
O ouriço-cacheiro é terrestre e está presente na maioria dos estados brasileiros. Ele é o tipo mais clássico desse pequeno mamífero: se você encontrou um bichinho desse no quintal ou seu cachorro apareceu com espinhos, provavelmente é essa a espécie envolvida no acidente.
É um animal de hábito solitário e noturno, que sai para caçar alimentos como frutas, raízes e sementes. Durante o dia ele costuma ficar imóvel na copa das árvores, descansando.
Como vimos, existem diferentes tipos de ouriços, mas todos são dotados de beleza e simpatia. As espécies do mar também nos encantam quando mergulhamos ou assistimos documentários! No blog da Petz, você encontra muitas informações sobre todas as espécies de animais!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…