O manon é uma ave bastante simpática, de coloração muito bonita e variada. Esse pequeno pássaro é apreciado por ser uma ótima ama-seca. Essa e outras curiosidades sobre a reprodução do pássaro manon, você só encontra aqui. Confira!
Começando as curiosidades sobre a ave, a procedência do nome do pássaro manon vem do francês “moineau du Japon”, que significa “pardal do Japão”, muito embora a ave selvagem que originou o manon que conhecemos hoje seja chinesa.
O manon que conhecemos não é encontrado na natureza. Ele é uma criação de pesquisadores japoneses a partir da ave selvagem, chamada Lonchura striata. Por isso, o manon tem como nome científico Lonchura striata, variedade doméstica.
A reprodução do pássaro manon é bastante simples. No entanto, o moineau du Japon não possui dimorfismo sexual, ou seja, não é possível diferenciar os machos das fêmeas apenas pelas características fenotípicas.
Para saber quem é o macho e quem é a fêmea, é possível realizar um exame de sangue que chama sexagem. Para tanto, é preciso coletar uma gota de sangue da ave e enviar para o laboratório que realiza o teste para auxiliar na reprodução do pássaro manon.
Outra forma menos invasiva e com menor custo ao tutor de diferenciar os machos das fêmeas é colocar as aves em um grande viveiro. Os machos vão começar a cantar. O canto é curto. Eles abrem e agitam levemente as asas. As penas do peito e do pescoço ficam eriçadas.
Já as fêmeas costumam ficar quietas e não entram na agitação dos machos. Assim, fica fácil distingui-las. Então, é só separá-los em casais nas gaiolas, que podem ser de 40 x 30 x 30 cm ou maiores.
Outra forma bastante utilizada pelos criadores é pegar uma ave sabidamente do sexo masculino e colocar em uma gaiola. Depois, adicionar outra ave que não se sabe o sexo. Se a ave cantar, é macho. Caso contrário, é fêmea.
Depois que o casal é formado, tende a ficar junto pelo resto da vida, pois é monogâmico. Por isso, se um par de manon estiver procriando, não o mude: novos casais podem ser difíceis de parear.
A época de reprodução dos pássaros manon ocorre principalmente em períodos de chuva, quando há maior disponibilidade de alimento. Pode acontecer o ano todo, mas é recomendado que o casal descanse separado por três meses ao ano.
Como o passarinho se reproduz? Quando o casal estiver na gaiola definitiva, ele vai se reproduzir em cinco a sete dias. A fêmea pode botar até oito ovos por vez, o que é bastante para uma ave que pesa aproximadamente dez gramas!
Os filhotes nascem após o tempo de incubação de 18 dias. Tanto o macho quanto a fêmea realizam a choca dos ovos e se revezam para comer. Eles também cuidam juntos dos filhotes, que já são capazes de se alimentarem sozinhos e podem ser separados dos pais com apenas 45 dias.
Para a reprodução de pássaros manon, é preciso fornecer um ninho apropriado para o casal e os filhotes. O ninho de periquitos-australianos é bastante apropriado para o manon e pode ser usado sem problemas para o passarinho.
Junto desse ninho, o tutor pode fornecer um pouco de material para o casal arrumar o local como achar melhor. Capim seco, palha seca e até pelos de um cão ou gato podem servir de matéria-prima para o ninho de reprodução de manon.
A fêmea do manon tem um excelente instinto maternal. Por isso, ela é utilizada como mãe para outras espécies. É comum algumas aves sem instinto maternal não cuidarem bem dos ovos e dos filhotes.
Como a manon recebe qualquer ovo de braços (ou asas) abertos, os criadores colocam ovos de outras aves, como diamante gold, mandarins e bavete-de-cauda-longa, para ela criar, o que faz com o maior carinho, como se fossem seus próprios filhotes.
O ideal é que o casal de manon tenha botado os próprios ovos e trocado-os pelos ovos de outras espécies para a aceitação da manon ser mais fácil. No entanto, alguns criadores simplesmente colocam os ovos em um ninho, e a manon já os adota, mesmo sem estar procriando.
A alimentação na época de reprodução do pássaro manon deve ser mais nutritiva e rica em cálcio para a fêmea botar os ovos com cascas fortes e continuar saudável.
Para tanto, além das sementes que ele tanto gosta, como alpiste e painço, forneça folhas como chicória, almeirão e couve. Além disso, uma boa farinhada com ovos e uma fonte suplementar de cálcio, como a pedra de osso de siba, são recomendadas.
Então, gostou de aprender sobre a reprodução do pássaro manon? Se precisar de gaiolas, rações, ninhos e suplementos alimentares, visite a loja da Petz e confira esses e outros produtos para o passarinho!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…