Quem tem um roedor em casa já percebeu que esses peludinhos possuem uma anatomia um tanto diferente. Alegres e divertidos, adoram brincadeiras e, muitas vezes, se espremem em lugares muito pequenos, fazendo uma verdadeira acrobacia. Graças a isso, muitos tutores se perguntam se rato tem ossos.
Como os roedores conseguem se adaptar a espaços tão apertados? Será que possuem uma anatomia especial? Se quiser descobrir se rato tem osso, continue lendo. Preparamos um guia com tudo sobre o assunto!
Afinal, rato tem osso ou não? A resposta é sim, os roedores têm ossos. Para responder a essa pergunta com mais profundidade, precisamos lembrar das aulas de biologia. Os animais são divididos de acordo com algumas características semelhantes. Os ratos são mamíferos, assim como os gatos, cães e até mesmo os humanos.
Ou seja: a biologia dos ratos não é muito diferente da nossa! Eles possuem um esqueleto, dividido de forma bem semelhante a nós: cabeça, tronco e membros. Continue lendo para aprender curiosidades sobre os roedores!
Como vimos, rato tem ossos e é mamífero. Essa classificação biológica garante aos roedores algumas características. Por exemplo, todos os mamíferos são sustentados por um esqueleto interno, também chamado endoesqueleto.
Para que você possa entender melhor a anatomia interna do rato, é preciso entender que essa estrutura é dividida, de forma geral, em cabeça, tronco e membros.
Essas características dos roedores o tornam extremamente versátil e fácil de se adaptar a diferentes lugares! Por isso, muitas vezes, até parece que rato não tem osso. Mas, na verdade, ele tem, e muitos!
Certo, já sabemos que rato tem ossos. Mas se nossos amigos roedores possuem um esqueleto tão similar ao nosso, como eles conseguem passar por espaços tão pequenos? Bom, o segredo está na anatomia do rato!
Algumas características dos dentucinhos fazem com que eles sejam extremamente flexíveis. Um estudo desenvolvido pela BBC demonstrou que os ratos conseguem passar por um espaço de apenas 1 centímetro! Esse experimento demonstrou ainda alguns pontos interessantes sobre as habilidades dos roedores.
Os bigodes são essenciais: primeiramente, devemos olhar para os bigodes dos roedores. Sim, essa é uma das partes mais fofas dos ratinhos. Mas, de acordo com os pesquisadores, os bigodes são bem mais que um acessório bonito.
Essa é uma das partes mais sensíveis do seu corpo, e é utilizada para locomoção. Com os bigodes, eles conseguem ter uma dimensão muito precisa do espaço disponível, quais os seus limites e como se espremer para passar para o outro lado!
A coluna do rato é extremamente maleável: outra descoberta que fica clara por meio desso experimento diz respeito à coluna dos roedores. Através de um raio-x, pesquisadores perceberam que há um espaço entre cada vértebra. Assim, a coluna dos ratos se torna extremamente maleável.
Sabendo como se esgueirar pelo buraco e com uma coluna maleável, os ratos se transformam em verdadeiros contorcionistas! Mas será que esse tipo de brincadeira é saudável para os roedores?
Hoje, encontramos diferentes espécies de roedores que são excelentes pets. Hamsters, twisters, gerbil… Basta escolher o que mais se adequa ao seu perfil. Cada um destes ratinhos possui uma personalidade diferente. Mas, geralmente, as brincadeiras e atividades são essenciais!
Mesmo que às vezes pareça que rato não tem osso, não devemos incentivar brincadeiras que exijam muito esforço dos peludinhos. Prefira utilizar brinquedos próprios para roedores, como as rodas de correr, tubos, canos e bolas de plástico!
Agora que você sabe que rato tem ossos e que há brinquedos adequados para manter a saúde do seu amiguinho, que tal visitar nossa loja virtual? Na Petz você encontra diversas opções de acessórios para brincar com seu amigo. Procure a unidade mais próxima ou acesse nosso site!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…