Quando olhamos para nosso amigo de quatro patas brincando por nossa casa, mal imaginamos a história que ele carrega consigo. Para descobrir um pouco mais sobre a incrível evolução dos cães domésticos, antes, temos que saber qual é a raça de cachorro mais antiga do mundo!
Existem muitas teorias sobre quando, como e porque os cachorros foram domesticados. Para te ajudar a entender qual é o cachorro mais antigo do mundo, preparamos o conteúdo a seguir, contando um pouco mais sobre como esse bichinho se tornou o melhor amigo do homem. Confira!
Cientistas buscam responder como o cachorro surgiu há muitos anos. Mesmo que existam diversas teorias sobre como os lobos vieram a se tornar cães domésticos, ainda é difícil tirar uma única conclusão sobre a origem dos pets.
Uma das teorias recentes mais aceitas data a aparição dos cachorros a cerca de 20.000 a 40.000 anos atrás. Esse número é baseado em achados arqueológicos que ainda são disputados.
Outra teoria diz que a domesticação de lobos começou porque humanos caçavam alimentos que não podiam comer, mas que eram facilmente digeridos pelos animais. Por isso, as sobras ficavam para os caninos, que passaram a acompanhar os humanos para ter a barriga sempre cheia.
Vendo que a presença de lobos ajudava a manter predadores distantes, humanos passaram a nutrir essa relação. Quando eles deixaram o estilo de vida nômade, passaram a treinar esses animais para outras funções além da guarda e da caça, criando variantes da espécie, ou seja, as raças de cachorro.
Se é tão difícil traçar a origem dos cães, como saber qual a raça de cachorro mais antiga do mundo? Bom, existem várias linhas de estudo que apontam para caninos de origem asiática e europeia como os mais antigos.
Esses estudos observam comportamentos, linhagens, descobertas arqueológicas, DNA, entre outros fatores, para tentar definir a raça de cachorro mais antiga. Listamos algumas das que podem ser traçadas como as mais longínquas. Vem ver!
A Shiba Inu tem grande probabilidade de ser a raça de cachorro mais antiga do mundo, ao lado da Akita Inu. Consideradas primas, elas são originárias do Japão. Esses cãezinhos apresentam uma alta compatibilidade genética com os lobos — daí a teoria de que, talvez, sejam um dos cachorros mais antigos.
A semelhança entre as duas raças é grande, mas Shibas são menores que Akitas, já que foram criados para caçar animais maiores. Ambos são bichinhos muito independentes e até teimosos, mas cheios de fofura!
Também presente na lista de possível raça de cachorro mais antiga, a Saluki tem origem no Oriente Médio, no Egito e na Ásia. O curioso dessa raça é que há indícios de que ela surgiu antes da construção das grandes pirâmides, sendo considerada a favorita dos faróis.
Inclusive, o peso histórico é tão significativo que até Alexandre, o Grande — rei do reino grego da Macedônia — tinha um desses peludos. A herança física é muito parecida com a dos ancestrais, com pernas compridas, crânio longo e estreito.
Hoje em dia, esses cães são conhecidos pela independência e pela lealdade. Muito agitados, são cachorros de grande porte, que necessitam de bastante espaço para se sentirem confortáveis.
Originário da China, o Chow-Chow também tem uma grande história e pode entrar na lista como um cachorro antigo. Com base em esculturas e artefatos da China Antiga, estima-se a existência desse cão desde antes do ano de 200 a.C..
Conhecidos pela estilosa e diferenciada língua azul — que, inclusive, é uma das formas de saber se o cachorro é de raça pura ou misturada —, esses peludos são bastante reservados.
Isso vem da grande independência, que também os torna um pouco difíceis de serem adestrados. No entanto, são animais tranquilos e requerem pouco exercício, mas o tutor deve procurar incentivá-lo para evitar problemas de saúde.
Entre os candidatos à raça de cachorro mais antiga do mundo, também está o curioso Basenji. Ele é chamado de “cão sem latido” porque a anatomia não permite que emita o conhecido “au au”, como outros peludos. Em vez disso, ele produz um grunhido bem característico, que parece um uivado.
Esse pet tem origem na região dos rios Nilo e Congo. Assim como os companheiros históricos, é muito independente e possui um forte instinto de caça. Por isso, é ideal que seja treinado e crie um laço de confiança com a família desde filhote.
E aí, seu pet é da raça de cachorro mais antiga do mundo? Seja qual for, saiba que ele tem um passado grande e especial! Se curtiu o conteúdo, no blog da Petz, você pode descobrir muitas curiosidades e fatos sobre seu peludo! Continue por dentro!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…