Uma das principais dúvidas de quem planeja colocar um pet para cruzar é quantos filhotes um cachorro pode ter. Muitas vezes, os tutores dos cães envolvidos têm a intenção de ficar com alguns dos filhotes, mas o que fazer com o restante da ninhada? Quantos cães é possível que tenham que ser colocados para adoção?
Pedimos a ajuda da Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz Florianópolis, para responder a algumas das principais dúvidas sobre o tema. Confira!
De acordo com a Dra. Mayara, infelizmente, não existe uma quantidade única e exata de filhotes que uma cadela prenha pode ter na mesma gestação. “O número de filhotes varia de acordo com o porte do pet, idade e estado de saúde da mãe”, diz a veterinária.
Considerando o porte do cachorro, ela diz que uma fêmea de pequeno porte costuma ter entre dois a três filhotes no mesmo parto. No entanto, estima-se que fêmeas pequenas possam gerir até seis filhotes numa única ninhada. “Por outro lado, raças de grande porte normalmente produzem ninhadas de 8 a 12 filhotes por vez”, completa.
Como dissemos acima, não é possível prever com certeza quantos filhotes um cachorro pode ter por gestação. Mesmo se tratando de cães de uma mesma raça, a quantidade varia de acordo com a idade e com o estado de saúde da cadelinha. Vale lembrar que uma gestação de cachorro dura entre 58 e 68 dias.
Em geral, estima-se que o número médio de filhotes para algumas das raças mais famosas seja:
Destacamos novamente que esses números correspondem apenas a uma média geral. Ao planejar um cruzamento, converse sempre com um veterinário para entender o estado de saúde da sua amiga e quais são as estimativas específicas para ela.
Sim. Segundo a Dra. Mayara de Souza, o número de filhotes não é o mesmo em todas as gestações. “Normalmente, na primeira ninhada, a fêmea pode ter um número reduzido de filhotes, pois seu organismo ainda está em fase de amadurecimento”, diz a veterinária.
Além disso, quantos filhotes uma cadela pode ter na primeira cria pode ser diferente das demais, se houverem. Porém, mesmo nas gestações posteriores, a quantidade pode variar devido a outros fatores, como a idade.
“Um número muito grande de filhotes pode ser arriscado para a cadela, sim!”, alerta a médica-veterinária da Petz. Por isso, ao suspeitar de uma prenhez, é fundamental levar a cadelinha ao veterinário para dar início ao pré-natal e acompanhar a gestação da cadela. Por meio de exames de imagens, o veterinário consegue identificar o número de filhotes, orientando os cuidados adequados.
“Nesses casos, indicamos que o parto seja assistido pelo médico-veterinário, de preferência em uma clínica bem estruturada”, recomenda.
Gostou de saber mais sobre quantos filhotes um cachorro pode ter? Continue acompanhando o blog da Petz para mais informações relevantes sobre o seu melhor amigo!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…