Essa é uma curiosidade muito comum quando o assunto é o peixe de água salgada mais temido por nós. Muitas ficções, documentários, desenhos animados, entre outras produções de conteúdo exaltam a boca imensa desse animal, e com ela vem a pergunta: quantos dentes tem um tubarão?
Se você é vidrado em tudo que diz respeito ao tubarão e aos seus mistérios, está no lugar certo! Vamos falar sobre as características mais marcantes de algumas espécies, desvendar mitos sobre a sua mordida e, é claro, responder a grande questão sobre a quantidade de dentes que eles têm. Continue com a gente.
Os tubarões pertencem à classe dos condrictes, o nome científico dos peixes cartilaginosos. Isso quer dizer que em vez de espinhas, como boa parte dos peixes, seu esqueleto é feito de cartilagem.
Em geral, são muito grandes, mas cada espécie apresenta comprimentos diferentes. O maior tubarão que existe é o tubarão baleia, que pode atingir nada menos do que dez metros! Mas também existem os bem pequenos, chamados tubarões pigmeus. As fêmeas dessa espécie atingem 25 cm, e os machos, até 22 cm.
Porém, sem dúvidas, a característica mais marcante dos tubarões são os seus dentes. Você sabia que eles não ficam presos na mandíbula? Estranho, não é mesmo? Essas verdadeiras armas letais, inclusive, dão para o tubarão branco o título de maior predador marinho existente.
O fato de os dentes não serem fixados na mandíbula possibilita que eles se desprendam com facilidade. Mas não pense que isso é um problema para esse grandão! Em pouco tempo, os dentes se regeneram e tudo volta ao que era antes.
Essa é apenas uma de tantas outras especificidades da arcada dentária desse peixe incrível. Quer saber mais uma? Os tipos de dentes variam a cada espécie. Podem ser em formato de serra, afiados, cortantes e exclusivos para prender a presa com uma força descomunal. Ou seja, dentes com funções especializadas!
Por fim, podemos falar também sobre a sua mandíbula. Assim como o esqueleto, é composta de cartilagem, e isso traz grande mobilidade ao tubarão na hora de abrir a boca para caçar. Isso explica aquelas cenas de filme, cuja cavidade bucal toma toda a tela de cinema.
Agora que você já sabe tudo sobre as características marcantes e a arcada dentária desses animais, chegou o momento de saber quantos dentes tem um tubarão. Para essa pergunta, não existe uma resposta universal. Isso quer dizer que esse é mais um detalhe que varia de espécie para espécie.
Mas não pense que você ficará sem essa resposta. A seguir vamos falar sobre duas espécies de tubarão muito populares. Onde habitam, o que comem e, principalmente, quantos dentes tem um tubarão. Vamos lá?
Essa espécie, infelizmente, corre risco de extinção. Está presente em grande parte dos oceanos tropicais e, como dito anteriormente, é considerado o maior predador do mar. Comem mamíferos marinhos, peixes e tartarugas.
E quantos dentes tem um tubarão branco? Uma espécie adulta pode ter até 3.000, muito fortes e afiados. Os dentes principais são distribuídos em duas fileiras, e mais duas ou até três fileiras atrás, formadas por dentes que vão substituindo os que vão caindo.
Não tem como não citar o formato da cabeça deste peixe tão excêntrico. Como o nome já diz, a sua cabeça lembra um martelo e também está na lista dos animais em extinção.
Eles vivem espalhados em diversos oceanos, principalmente os de águas quentes e tropicais. Comem peixes, outros tubarões e arraias e possuem dentes em formato de gancho e muito afiados.
E quantos dentes tem um tubarão martelo? Possuem no total 80 dentes, quando adultos, distribuídos em duas fileiras em cima e embaixo da mandíbula. Eles também têm a capacidade de se renovarem em pouco tempo.
Não se pode afirmar que a quantidade de dentes está associada à potência da mordida. Quando comparamos com outros animais, esse pensamento cai por terra. A onça-pintada, por exemplo, que possui 30 dentes, tem uma mordida tão potente quanto a de um tubarão branco, com 3000 dentes.
Por isso, a mordida tão temida por sua força não é privilégio apenas dos tubarões. O melhor mesmo é ter grande respeito e manter distância de qualquer animal selvagem. Todos saem ganhando: eles, vivendo livres no seu habitat e nós longe dos seus dentes afiados.
Em resumo, quando se trata dos tubarões, os números são surpreendentes, não é mesmo? Seja o comprimento ou a quantidade de dentes, tudo é tão exagerado quanto o tamanho da sua boca. O que só reforça o encantamento dos fãs desses peixes espetaculares.
Como você pode perceber, quantos dentes tem um tubarão é apenas um dos questionamentos que circundam esse animal. Você é sempre bem-vindo ao blog da Petz, que está cheio de curiosidades sobre muitos outros animais e a natureza.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…