Anatomia felina: saiba quantos dedos tem um gato
Publicado em 06 de outubro de 2024Tempo de leitura: 5min
Os felinos gostam de carinho em lugares específicos do corpo, não é? Como as patinhas são sensíveis, nem todo bichano permite que as pessoas encostem e mexam nelas. Por isso, alguns detalhes da anatomia do bichano passam despercebidos, o que faz com que alguns tenham a seguinte dúvida: quantos dedos tem um gato?
Se você parar para observar, a anatomia do gato tem muitas peculiaridades. Afinal, como ele consegue escalar muros tão altos ou cair de alturas elevadas sem se machucar? Ou, então, como consegue se contorcer e lamber o corpo todo? Venha conferir várias curiosidades sobre esse animal incrível!
Anatomia das patas do gato
As patas do gato são repletas de receptores nervosos que permitem que eles sintam vibrações e mantenham-se em equilíbrio. Devido a essa alta sensibilidade, os bichanos não gostam de carinho nas patinhas.
Além disso, você já observou os coxins das patinhas, as famosas “almofadinhas” que ficam na parte de baixo dos pés? Eles funcionam como amortecedores para absorver o impacto quando o bichano salta.
Dedo do gato
Chegou a hora de saber quantos dedos tem um gato. Essa informação pode ser uma surpresa para muitos tutores! O bichano tem cinco dedos nas patas da frente e somente quatro nas patinhas de trás!
Isso mesmo! Agora, se alguém perguntar quantos dedos tem um gato em uma pata dianteira, você já sabe dizer que tem um a mais do que em uma patinha traseira. Isso ocorre pelo seguinte motivo: o dedinho adicional ajuda o bichano a segurar sua presa quando caça e a sustentar seu próprio peso quando escala árvores e paredes.
Esse dedo extra é o polegar, que fica na parte lateral da pata e não encosta no chão. Geralmente, sua unha é mais afiada e grossa, justamente para apreender e segurar melhor a presa. É possível notar esse dedinho quando o bichano está se divertindo com seus brinquedos ou usando o arranhador.
Mesmo com um dedo a menos, as patas de trás também exercem sua função. Elas são mais longas e fortes para facilitar a corrida, dando um forte impulso para o gato saltar.
Curiosidades sobre as patas e os dedos dos gatos
Agora que você já sabe quantos dedos tem um gato e por que as patas da frente têm um dedinho a mais, venha descobrir outras curiosidades a respeito dessa parte do corpo tão importante e cheia de mistérios!
Os gatos podem se comunicar pelas patas
Nas patinhas felinas, há glândulas que liberam feromônios com um cheiro característico e único de cada animal. Quando o pet passa por um local ou arranha, deixa seu odor ali para marcar território. Ele é imperceptível para os seres humanos, mas quando outro felino sente, sabe que um amigo da mesma espécie esteve ali.
Os gatos apoiam-se nos dedos
Os seres humanos caminham com a planta dos pés, mas uma das características do gato é caminhar apoiando-se nos dedos. Essa é uma grande estratégia de sobrevivência: assim, ele consegue se locomover mais rápido tanto para capturar presas como para fugir de ameaças.
As almofadas regulam a temperatura corporal
Agora que você sabe quantos dedos tem um gato, vai gostar de aprender que as almofadinhas têm glândulas sudoríparas, liberando o suor para regular a temperatura corporal. Em outras palavras, o felino “sua” pelas patinhas — alguns até deixam marcas de suor no chão quando caminham.
A cor das almofadinhas varia
Geralmente, a cor dos coxins é de acordo com o padrão da pelagem. Gatos de pelo escuro costumam ter almofadinhas escuras, enquanto os mais claros têm as almofadinhas em tonalidade rosa-claro. Já as gatas tricolores apresentam almofadas claras com manchas escuras.
As unhas dos gatos são móveis
Normalmente, quando o gato está relaxado, ele mantém as unhas em repouso e dentro dos dedos. Elas são quase imperceptíveis aos olhos dos tutores. Porém, quando há um estímulo, como uma ameaça, uma situação de caça ou um susto, o felino expõe suas garras afiadas.
Cuidados com as patas e os dedos dos gatos
Essa delicada região do corpo dos bichanos merece uma atenção especial, principalmente quando se trata das almofadinhas e unhas. Mesmo que o pet não permita muita manipulação, é necessário ficar de olho.
As almofadinhas podem sofrer lesões, principalmente quando os animais têm acesso à rua. Espinhos, farpas ou outros objetivos pontiagudos podem machucar a região. Além disso, os coxins podem sofrer queimaduras devido a chão quente, rachaduras e bolhas.
Além disso, como instinto, os bichanos precisam arranhar suas garras para afiá-las, deixando seus feromônios no local. Se o pet fica sempre dentro de casa, é preciso disponibilizar arranhadores para pets para que ele possa expressar seu comportamento natural.
O mundo animal é cheio de curiosidades! A cada dia, é possível aprender um pouco mais sobre sua espécie predileta. Se você gostou de saber quantos dedos tem um gato e quer aprender ainda mais sobre os bichanos, confira outros artigos do blog da Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário