Saber quantos anos vive um porquinho-da-índia é de grande necessidade para aqueles que pretendem adotar um animalzinho dessa espécie. Saber de sua longevidade faz com que os tutores conheçam mais a fundo os cuidados que o novo amigo demanda, para que vivam o máximo possível.
Os pequenos e adoráveis roedores vivem entre quatro e oito anos, dependendo de sua espécie e, também, de seu habitat natural. Os cuidados exigidos pelos porquinhos-da-índia são simples, mas podem fazer toda a diferença em seu período de vida.
Por viverem poucos anos, seu desenvolvimento é rápido. Eles já nascem com dentes e, no primeiro mês, atingem o período de reprodução. No quarto mês de vida, o porquinho-da-índia chega em sua fase adulta, onde o macho pesa 1 kg e as fêmeas, entre 800 e 900 g.
Enquanto o porquinho-da-índia adulto é ativo, a partir dos dois anos de idade o animal se torna mais calmo, apreciando ainda mais os carinhos de seu tutor do que as brincadeiras em sua gaiola, com os seus companheiros.
Assim como acontece com os adultos, os porquinhos-da-índia ficam mais suscetíveis a doenças quando chegam na terceira idade. Por isso, é importante levá-lo ao veterinário com mais frequência nessa fase, para evitar agravamentos.
Eles costuma sofrer com artrites, cataratas e doenças causadas pela ausência de vitamina C, uma vez que o organismo do animalzinho não produz a substância. Esse ponto, inclusive, é de grande atenção entre os tutores, já que é necessário dar alimentos ricos em vitamina C ao pet ao longo de sua vida.
A alimentação interfere muito em quantos anos vive um porquinho-da-índia. O animal é herbívoro, o que faz com que o tutor precise se atentar à dieta do bichinho. Capim e feno devem ser disponibilizados aos porcos-da-índia por 24 horas.
Verduras e legumes podem ser servidos crus ou cozidos no vapor, uma vez por dia. Agora, cenoura, couve-flor, couve, feijão, batata, e demais alimentos humanos são proibidos na dieta do porquinho-da-índia. No caso de optar por alimentá-lo com ração, consulte um veterinário.
É importante manter uma dieta rica em vitamina C tanto para o porquinho-da-índia macho quanto para a fêmea, uma vez que eles não são capazes de produzir a substância por si só. Por conta dessa deficiência de vitamina, os porquinhos da índia são mais vulneráveis a escorbuto.
É necessário que o porquinho-da-índia tenha uma vida ativa, uma vez que tem muita energia para gastar. É recomendado ter brinquedos de materiais macios, para que o bichinho possa carregá-los.
Túneis e brinquedos em que o porquinho-da-índia possa se esconder são os favoritos da espécie. Por outro lado, bolas deslizantes e rodinhas de exercícios devem ser evitadas, pois podem causar problemas de coluna no pet.
Agora que você sabe quantos anos vive um porquinho-da-índia e o que contribui para sua longevidade, basta colocar todas as nossas dicas em prática e garantir, assim, a melhor vida ao seu bichinho. E para brinquedos, alimentos e demais necessidades do seu amigo, conte com a Petz!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…