Quantos anos vive um porquinho-da-índia?
Publicado em 02 de abril de 2020Tempo de leitura: 3min
Saber quantos anos vive um porquinho-da-índia é de grande necessidade para aqueles que pretendem adotar um animalzinho dessa espécie. Saber de sua longevidade faz com que os tutores conheçam mais a fundo os cuidados que o novo amigo demanda, para que vivam o máximo possível.
Os pequenos e adoráveis roedores vivem entre quatro e oito anos, dependendo de sua espécie e, também, de seu habitat natural. Os cuidados exigidos pelos porquinhos-da-índia são simples, mas podem fazer toda a diferença em seu período de vida.
Por viverem poucos anos, seu desenvolvimento é rápido. Eles já nascem com dentes e, no primeiro mês, atingem o período de reprodução. No quarto mês de vida, o porquinho-da-índia chega em sua fase adulta, onde o macho pesa 1 kg e as fêmeas, entre 800 e 900 g.
Enquanto o porquinho-da-índia adulto é ativo, a partir dos dois anos de idade o animal se torna mais calmo, apreciando ainda mais os carinhos de seu tutor do que as brincadeiras em sua gaiola, com os seus companheiros.
Doenças que atingem o animal
Assim como acontece com os adultos, os porquinhos-da-índia ficam mais suscetíveis a doenças quando chegam na terceira idade. Por isso, é importante levá-lo ao veterinário com mais frequência nessa fase, para evitar agravamentos.
Eles costuma sofrer com artrites, cataratas e doenças causadas pela ausência de vitamina C, uma vez que o organismo do animalzinho não produz a substância. Esse ponto, inclusive, é de grande atenção entre os tutores, já que é necessário dar alimentos ricos em vitamina C ao pet ao longo de sua vida.
Alimentação do porquinho-da-índia
A alimentação interfere muito em quantos anos vive um porquinho-da-índia. O animal é herbívoro, o que faz com que o tutor precise se atentar à dieta do bichinho. Capim e feno devem ser disponibilizados aos porcos-da-índia por 24 horas.
Verduras e legumes podem ser servidos crus ou cozidos no vapor, uma vez por dia. Agora, cenoura, couve-flor, couve, feijão, batata, e demais alimentos humanos são proibidos na dieta do porquinho-da-índia. No caso de optar por alimentá-lo com ração, consulte um veterinário.
É importante manter uma dieta rica em vitamina C tanto para o porquinho-da-índia macho quanto para a fêmea, uma vez que eles não são capazes de produzir a substância por si só. Por conta dessa deficiência de vitamina, os porquinhos da índia são mais vulneráveis a escorbuto.
Porquinho-da-índia precisa ter atividades
É necessário que o porquinho-da-índia tenha uma vida ativa, uma vez que tem muita energia para gastar. É recomendado ter brinquedos de materiais macios, para que o bichinho possa carregá-los.
Túneis e brinquedos em que o porquinho-da-índia possa se esconder são os favoritos da espécie. Por outro lado, bolas deslizantes e rodinhas de exercícios devem ser evitadas, pois podem causar problemas de coluna no pet.
O que seu porquinho-da-índia precisa está na Petz!
Agora que você sabe quantos anos vive um porquinho-da-índia e o que contribui para sua longevidade, basta colocar todas as nossas dicas em prática e garantir, assim, a melhor vida ao seu bichinho. E para brinquedos, alimentos e demais necessidades do seu amigo, conte com a Petz!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário