Curiosidades

Quanto tempo vive um periquito? Veja a resposta!

Os periquitos são pets muito procurados por quem mora sozinho para servir de companhia. Por serem aves geralmente sociáveis e brincalhonas, elas ajudam a tornar o dia a dia de muita gente mais interessante e divertido. Antes de adotar uma, contudo, é importante saber quanto tempo vive um periquito.

Assim, você consegue programar os cuidados com o seu novo amigo não apenas agora, mas também a longo prazo. Para saber quantos anos vive um periquito, basta continuar a leitura!

Estimativa de vida dos periquitos de acordo com a espécie

A estimativa de vida dos animais varia de acordo com a espécie e também com o ambiente em que eles vivem. Assim, animais que vivem livres na natureza, em locais onde estão sujeitos ao ataque de predadores e/ou onde a disputa por alimentos é mais intensa, costumam ter uma estimativa de vida menor.

Mas fique atento! Alguns descuidos relativamente comuns, como alimentação muito rica em gorduras, estresse e exposição a correntes de vento podem acabar colocando um fim precoce à vida de um periquito doméstico. Confira abaixo a estimativa de vida de algumas das espécies mais conhecidas de periquito.

Periquito australiano (Melopsittacus undulatus)

Estimativa de vida: de 10 a 15 anos. 

Espécie mais popular de periquito, o periquito australiano é sociável, podendo viver em casais ou em grupos constituídos apenas pela mesma espécie ou também por outras aves. São inteligentes, ativos e gostam de interagir com o tutor, com quem podem aprender truques e imitar sons. 

Pesando cerca de 30 g, podem atingir em média 18 cm de comprimento. Embora tivessem originalmente a plumagem verde, hoje, podem ser encontrados em diversas cores, dentre as quais destaca-se a de peito azul com cabeça branca e asas mescladas com manchas brancas e cinzas. 

Periquito bourke (Neopsephotus Bourkii)

Estimativa de vida: até 25 anos. 

Se você está se perguntando quanto tempo vive um periquito bourke, prepare-se para um longo tempo de aventuras! No temperamento, são tranquilos, dóceis e se adaptam facilmente a seus tutores, apegando-se a eles. Apesar disso, são aves mais silenciosas, não sendo muito de cantar ou de imitar a fala. 

Sociáveis, podem ser criadas no viveiro com outras aves sem problemas. Embora sejam considerados resistentes à variação de temperatura, é importante que sejam protegidas contra as correntes de vento, especialmente no inverno. 

Na aparência, são consideradas aves de pequeno porte, pesando, em média 45 g, e podendo atingir até 23 cm. Originário da Austrália, o periquito bourke pode ser encontrado nas mutações lutina e rubina. 

Periquito cabeça de ameixa (Psittacula cyanocephala)

Estimativa de vida: até 20 anos. 

Originário da Índia, do Paquistão e do Nepal, é o menor dos tipos de periquitos do gênero Psittacula, pesando entre 55 a 90 g e podendo atingir até 35 cm. Dócil e inteligente, costuma ser tímido, a princípio. 

Porém, com dedicação e interação diárias, as aves podem criar laços mais fortes com os tutores, vindo até mesmo a comer na mão deles. Com treinamento e estímulos adequados, também podem vir a desenvolver a fala. 

Quanto à plumagem, destacam-se pela cabeça lilás, que contrasta com o corpo verde nos machos. Já as fêmeas apresentam plumagem predominantemente verde, mas possuem cabeça cinza arroxeada.

Periquito turquoisine (Neophema pulchella)

Estimativa de vida: até 20 anos. 

Originário da Austrália, como o periquito bourke, o turquoisine também é relativamente resistente a variações de temperatura, principalmente ao clima seco, embora também seja mais sensível ao inverno. Por esse motivo, costuma ser recomendado para tutores de aves iniciantes. 

No temperamento, são inteligentes e amigáveis. De pequeno porte, pesam, em média, 45 g, podendo atingir até 20 cm de comprimento. Assim como outros periquitos, apresentam dimorfismo sexual, o que significa que a aparência de machos e fêmeas é diferente. 

Enquanto eles são verdes, com partes inferiores nas cores amarelo e azul-turquesa, elas são mais pálidas, com peito verde e barriga amarela. Fazem sempre um lindo casal!

Periquito de colar (Psittacula krameri)

Estimativa de vida: até 30 anos. 

Quer um amigo para estar com você por muitos anos? Então, você vai adorar saber quanto tempo vive um periquito como esse. Também conhecido como periquito ring neck, possui uma espécie de arco preto na plumagem ao redor da cabeça, daí o nome popular da espécie. 

São amigáveis, enérgicos e muito inteligentes, sendo capazes de “falar” e reproduzir sons. Como aves originárias da África, adaptam-se melhor a climas quentes e secos, de modo que é preciso cuidado especial com elas no inverno. 

Pesam em média 250 g e podem atingir até 40 cm. Entre as possibilidades de cor da plumagem estão verde, azul, branco, amarelo e branco-azulado. 

Agapornis

Estimativa de vida: de 10 a 15 anos. 

São aves afetuosas, ativas e de personalidade dócil. Desde que acostumadas a isso desde cedo, podem adquirir o hábito de se empoleirar nos ombros dos tutores e gostam muito de carinho, por isso, requerem dedicação e interação diárias. 

Por serem aves ativas, é recomendado que realizem exercícios físicos todos os dias. De pequeno porte, pesam, em média, 55 g, e podem atingir até 18 cm. Há diferentes espécies de agarponis com diferentes colorações. Entre as espécies mais conhecidas estão: Agapornis roseicollis, Agapornis personata e Agapornis fischeri.

Gostou de descobrir por quanto tempo vive um periquito? Com boa saúde, esses bichinhos vão passar vários anos ao seu lado. Por isso, não deixe de visitar o médico-veterinário regularmente e de ler os conteúdos que o blog da Petz tem sobre essas lindas aves!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como o Eucafluff® torna o tapete higiênico do seu pet mais sustentável?

Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…

23 minutos ago

Mundo dos roedores: conheça os tipos de camundongos

Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…

5 horas ago

Conheça os tipos de tosa para vira-lata e deixe seu SRD lindão!

Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…

1 dia ago

Conheça 5 peixes azuis de aquário!

Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…

3 dias ago

Plantas venenosas: rosa-do-deserto faz mal para cachorro?

Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…

4 dias ago

Treinamento para o cachorro fujão

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  Quando o portão de casa se abre, um novo…

4 dias ago