Você sabe qual é o tamanho do cavalo-marinho? Ao lado de outros animais, como ornitorrinco e axolotl, o cavalo-marinho está envolto em fatos curiosos. Para começar, olhando para ele, poucas pessoas leigas diriam se tratar de um peixe, classe da qual ele faz parte.
Não bastasse isso, ele ainda foge bastante à regra da natureza: é uma das poucas espécies na qual o macho incuba os ovos fecundados. Dito isso, aqueles que nunca se depararam com um animal do gênero, ao vivo e a cores, ficam com outras dúvidas, como qual é o tamanho do cavalo-marinho? Descubra!
Quando se trata de cachorro, existem diferentes raças em uma única espécie: a Canis lupus familiaris, surgida a partir da domesticação do lobo cinzento. As raças vão desde o pequenino Chihuahua ao gigantesco Dogue Alemão, e as misturas entre elas geram o famoso “vira-lata”, sem raça definida (SRD).
Já no caso do cavalo-marinho, o termo ou o nome vulgar é usado genericamente para se referir a diferentes espécies do gênero Hippocampus. Mais precisamente, a 47 espécies de cavalo-marinho, das quais pelo menos 15 foram descobertas nos últimos 20 anos.
No geral, o habitat do cavalo-marinho são as águas tropicais superficiais. Eles são encontrados principalmente próximos a recifes de corais e estuários. Contudo, algumas espécies podem viver até no Canadá e nas regiões frias da Argentina.
Outra curiosidade sobre cavalos-marinhos é que há grande diversidade entre o tamanho: há espécies tão pequeninas que podem ser inferiores a 1 cm de comprimento, enquanto outras, em condições favoráveis, podem alcançar até 35 cm.
Os menores cavalos-marinhos do mundo pertencem às oito espécies do grupo conhecido como cavalos-marinhos-pigmeus. Em quase todos os casos, o tamanho deles pode variar de alguns milímetros até 2,5 cm de comprimento.
A maioria deles habita o chamado Triângulo de Coral, que abrange as águas marinhas tropicais de Indonésia, Malásia, Papua Nova Guiné, Filipinas, Ilhas Salomão e Timor Leste.
No entanto, ao menos duas espécies foram descobertas em outras localidades: uma no Japão, categorizada em 2018, e outra na costa da África do Sul, no Oceano Índico, quase na fronteira com Moçambique, categorizada em 2020.
Ficou surpreso com qual é o tamanho do cavalo-marinho? Se uma espécie do tamanho de uma moeda é surpreendente, imagine outra que, ao contrário, pode alcançar o tamanho de uma garrafa PET de dois litros!
Popularmente conhecido como cavalo-marinho-de-barriga-grande, o Hippocampus abdominalis (olha a referência à barriga saliente aí!) é a maior espécie do gênero Hippocampus, podendo alcançar 35 cm. Nativo do Sudeste da Austrália e da Nova Zelândia, ele habita principalmente estuários com menos de 50 metros de profundidade.
Como não poderia deixar de ser, entre as características mais marcantes, está a barriga fina, que se distende bastante conforme a fêmea deposita os ovos na bolsa incubadora do macho. Carnívoro, alimenta-se principalmente de crustáceos, como camarões, utilizando a cauda preênsil para ganhar estabilidade.
Evidentemente, não são todas as espécies de cavalo-marinho que possuem autorização do IBAMA para serem criadas em aquário. Entre as espécies permitidas pelo órgão, está o Hippocampus reidi, mais conhecido como cavalo-marinho-de-focinho-longo. A altura média da espécie é de 11 cm.
No entanto, a criação legal está condicionada à compra em criadores autorizados, garantindo cativeiro em vez da retirada da natureza.
Para quem está pensando em ter um cavalo-marinho no aquário, saiba que garantir a longevidade e a qualidade de vida não é tarefa fácil. Eles dependem de uma salinidade menor que a da maior parte dos aquários marinhos, o que dificulta mantê-los com outras espécies.
Outro fator que dificulta a compatibilidade com outras espécies tem a ver com o fato de que o cavalo-marinho não vai atrás dos alimentos, escondendo-se e esperando que a comida vá até ele. Assim, os outros peixes no aquário comem tudo antes que o cavalo-marinho tenha a chance de se alimentar.
Por esses motivos, se quiser ter um cavalo-marinho no aquário, é fundamental pesquisar bastante e ter um habitat planejado apenas para esse amiguinho de nadadeiras. Afinal, o pet é um animal superdelicado.
Gostou de descobrir qual é o tamanho do cavalo-marinho? Então, não deixe de aprender mais ainda sobre o mundo animal aqui, no blog da Petz! Aproveite a visita e navegue entre nossos conteúdos para aprofundar seus conhecimentos!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…