Você sabe qual é o coletivo de cães e por que isso é importante para seu amigo de quatro patas? Conhecer a fundo a natureza dos comportamentos caninos é sempre bom.
Todo cachorro possui comportamentos selvagens, ou seja, que fazem parte da natureza ancestral. Afinal, eles são descendentes diretos dos lobos. Nesse sentido, apesar do cachorro ser um animal domesticado, ele nunca vai deixar os instintos totalmente para trás.
Porém, por que saber qual é o coletivo de cães tem a ver com isso? É importante conhecer a natureza deles para providenciar uma rotina voltada para o bem-estar, o bom desenvolvimento e o crescimento saudável dos peludos.
Para compreender melhor o motivo de saber qual é o coletivo de cães, é importante observar o peludo. Já reparou que os cachorros de diversas raças gostam de andar em grupo?
Talvez não seja tão fácil reconhecer essa característica quando há apenas um cachorro na casa. No entanto, saiba que esse comportamento faz parte da natureza do companheiro. Trata-se do instinto herdado dos lobos de viver em bando. Esse hábito vem de um passado longínquo, bem distante, mas que ainda se mantém presente.
Porém, não se confunda, pois o coletivo de cães e lobos é diferente. Enquanto chamamos o coletivo de lobos de “alcateia”, nos referimos ao de cachorros como “matilha”.
Agora que você sabe qual é o coletivo de cães, vamos nos aprofundar no significado. Segundo o dicionário Michaelis, “matilha” é um substantivo que designa mais que apenas um grupo de cães, mas um coletivo de cães de caça.
Ou seja, não é necessariamente certo usar “matilha canina” para se referir aos cachorros criados por tutores. No entanto, devemos levar em conta que, hoje em dia, a maioria dos cachorros existentes são domesticados.
Portanto, por mais que esse animal não viva em um coletivo de cachorro, ele ainda carrega o instinto selvagem, impossível de ser apagado.
Se você pensa que uma matilha se resume a um grupo de cachorros que vivem juntos, está muito enganado. Esse coletivo possui características específicas e que podem ser muito bem observadas.
Entre elas, a mais fácil de ser identificada é a presença de um líder. Todo coletivo de cães possui uma liderança muito bem definida. O cachorro que ocupa esse lugar conquistou o posto e tem grandes responsabilidades.
Uma delas é a alimentação do grupo. O líder decide o momento em que os cães machos saem para caçar. Inclusive, a força e a habilidade dele nessa função foram definitivas para conquistar a liderança.
São fatores como esses que fazem o cachorro ganhar o respeito de todos os outros animais da matilha e permanecer na liderança por mais tempo. Além disso, convivendo em grupo, os cães possuem mais chance de sobreviver a ataques e se defender de diversos perigos da vida selvagem.
Como vimos, viver em matilha é um comportamento que faz parte de um passado distante e selvagem. Em outras palavras, não é uma característica originada após a domesticação dos cães.
No entanto, podemos dizer que a família humana de um cãozinho funciona como uma matilha? Será que o animal enxerga os tutores dessa forma? A verdade é que, como se trata de um comportamento selvagem, tal associação não é exatamente correta, mas podemos relacioná-la.
Afinal, os membros da família não deixam de ser companheiros de convivência do cachorro, não é mesmo? Porém, como toda matilha tem um líder, é importante saber muito bem quem ocupa esse lugar em casa.
É bastante comum encontrar situações nas quais o cãozinho acredita ser o líder, por isso, causa bastante estresse e confusão. No entanto, é muito importante que o líder seja o tutor.
Já pensou se o animal decidir a hora de comer, passear, encher o pote de ração, brincar, etc? Seria bem difícil. Se isso acontece atualmente no seu lar, já sabe: você precisa recuperar o respeito como líder da matilha.
Até porque é você que garante a alimentação e a proteção de todos. Portanto, as grandes decisões também precisam ser suas, e é muito importante que o seu amigo de quatro patas entenda isso.
Tomar esse tipo de cuidado faz parte da manutenção de uma certa hierarquia em casa. Para isso, basta agir com firmeza e mostrar que está no controle da situação. Lembre-se de que não é necessário usar violência para ganhar o respeito do animal.
Tutores que prestam atenção nesses detalhes podem desfrutar de uma convivência muito mais harmônica e prazerosa com o peludo. Por isso, é muito importante entender qual é o coletivo de cães e esclarecer todas as dúvidas sobre esse assunto. Isso faz parte de conhecer cada vez mais o animal que é membro da sua família.
Para garantir o bem-estar e o crescimento saudável do cãozinho, conte com a Petz! No nosso site, você encontra todos os itens essenciais para higiene, alimentação, lazer e saúde. Confira!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…