Na hora de alimentar os pets, é preciso saber o que está ou não incluído na dieta. Embora a alimentação natural seja a mais indicada, existem comidas que devem ser evitadas — e a lista é grande. Você sabe se porquinho-da-índia pode comer milho, por exemplo?
O grão tem muitos nutrientes e faz parte da dieta de vários animais, incluindo roedores. Porém, nunca devemos generalizar. Embora sejam da mesma família, eles podem ter hábitos alimentares diferentes e reações distintas aos mesmos alimentos.
Por isso, pesquise antes de oferecer qualquer tipo de alimento, por mais inofensivo que pareça. Hoje, você vai descobrir se porquinho-da-índia pode comer milho e o que o alimento pode oferecer ao roedor. Confira!
Sim, porquinho-da-índia pode comer milho. O cereal é um grão comestível e que, a princípio, não oferece riscos ao animal. Embora tenha muitos nutrientes e vitaminas que são benéficos ao roedor, é preciso ter moderação ao servir.
Os porquinhos-da-índia já são propensos à obesidade caso não façam muito exercício. Por isso, evitar grandes porções de milho está relacionado a não exceder o máximo aceitável de carboidrato para o pet.
Por outro lado, o milho é um dos alimentos para porquinho-da-índia que tem praticamente aproveitamento total. Diferentemente de outras espécies que comem apenas os grãos, esse roedor pode se beneficiar da casca e das folhas. Cada parte tem seu nutriente específico para enriquecer a dieta.
Se você quer servir milho ao porquinho-da-índia, pode esperar um alimento riquíssimo em fibras, minerais, vitaminas, magnésio, fósforo e antioxidantes. Isso quer dizer que a comida oferece vários benefícios ao roedor. O melhor é que existem várias espécies desse cereal para além do amarelo e que podem ser oferecidas.
Em contraponto ao excesso de carboidratos dos grãos que te contamos anteriormente, o milho também tem partes ricas em fibras. Esses componentes juntos trabalham no controle do nível de glicose no sangue. Assim, o milho é uma comida indicada para o roedor, desde que oferecido em quantidade adequada.
Outro ponto positivo é o baixo teor de gordura. Em contrapartida, o milho não apresenta grandes percentuais de proteínas. Se a intenção for oferecer uma dieta com mais quantidade de proteínas, o melhor é escolher outros alimentos para o porquinho-da-índia.
Se você souber servir a quantidade certa de milho-verde, o porquinho terá vários benefícios. Entre eles, podemos destacar o controle do açúcar no sangue, o fortalecimento do sistema imunológico a prevenção de doenças crônicas e o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.
Na hora de alimentar os porquinhos com milho, esqueça os grãos cozidos ou assados. Esses animais não são capazes de digerir comidas cozidas. Por isso, sempre opte por servi-lo cru e diretamente na espiga.
Se o tutor preferir, também pode dar grãos de milho vindo de latas. No entanto, é necessário escolher marcas sem conservantes para garantir que não há componentes prejudiciais ao animal.
O ideal é servir, no máximo, duas vezes por semana. Portanto, o milho não deve fazer parte da dieta diária do porquinho. A melhor forma de oferecer é uma fatia pequena da espiga, contendo seda e palha. Basta colocar na gaiola e deixar que o animal aproveite.
Se preferir, o tutor pode dar apenas os grãos. Só é preciso atenção para não oferecer vários de uma vez só. Nesse caso, as pequenas porções vão servir não apenas de comida, mas também de lazer para o pet.
Você sabe que porquinho-da-índia pode comer milho, incluindo a espiga e a seda. Mas o que podemos falar sobre as outras partes desse cereal? Será que elas oferecem os mesmos nutrientes?
A palha de milho para porquinho-da-índia tem regras diferentes dos grãos do cereal. Enquanto estes precisam de cautela por conta do açúcar, a casca pode ser servida sem restrições e todos os dias. Inclusive, alguns roedores preferem a palha à espiga.
O único cuidado que o tutor precisa ter é em relação aos agrotóxicos, que são prejudiciais ao pet. Por isso, sempre lave bem esse ou qualquer alimento que for oferecer ao porquinho-da-índia, especialmente as comidas com a casca.
Quando falamos nos alimentos para porquinho-da-índia que fazem bem à saúde e ao bem-estar do animal, podemos citar uma lista enorme de frutas, verduras e legumes que eles amam. Para diversificar a alimentação e inovar nos sabores e texturas, conte com alimentos como:
Por outro lado, jamais ofereça alimentos como feijão, alface e batata ao porquinho-da-índia. Entre as variações do milho, pipoca e farinha devem ser evitados para que os animais não sofram com cãibras e indigestão.
Agora que você sabe que porquinho-da-índia pode comer milho e qual a forma saudável de servir, pode incrementar a dieta sem medo. Para evitar que o animal fique acima do peso, nada melhor que rodinhas e uma gaiola bem espaçosa para incentivar a movimentação. Visite a Petz e veja as variedades para esse roedor!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…