Categories: Curiosidades

Por que gato não toma choque em cerca elétrica?

Você já deve ter observado os bichanos andando nos muros com grades numa boa. Então, já se perguntou por que gato não toma choque em cerca elétrica? Essa é uma dúvida recorrente em quem costuma ver os felinos perto dessas estruturas perigosas!

As cercas elétricas estão cada vez mais comuns em edifícios comerciais, residenciais e até mesmo nas casas. Por isso, muitos tutores, principalmente de gatos, ficam preocupados com a segurança dos bichanos, já que eles adoram escalar e andar nas alturas!

Como os acidentes desse tipo envolvendo gatos não são muito comuns, muitos acreditam que os felinos são imunes às cercas elétricas. Será que isso é totalmente verdade? Continue a leitura para desvendar esse mistério!

É verdade que gato não toma choque em cerca elétrica?

As cercas elétricas, quando instaladas corretamente, não apresentam risco para a saúde dos animais nem dos seres humanos. As empresas que prestam o serviço de instalação precisam seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (OMS) com as devidas recomendações.

O que acontece com o gato quando encosta na cerca elétrica? Se a estrutura estiver instalada corretamente, com a voltagem ideal, ela dá um choque inicial. Ele serve apenas para afugentar, ou seja, não prende o animal, nem machuca seriamente.

A dúvida sobre por que gato não toma choque em cerca elétrica talvez esteja mais associada ao condicionamento do bichano. Ele entende logo o perigo e a sensação ruim ao encostar na cerca pela primeira vez!

Como os gatos são muito espertos e inteligentes, depois que sentem o primeiro choque inofensivo na cerca, aprendem rapidamente que a sensação é desagradável. Portanto, não voltam a frequentar o mesmo local, ou ficam muito atentos para não encostar novamente nas estruturas.

Então, nenhuma cerca elétrica representa perigo?

Algumas cercas elétricas são, de fato, perigosas para os animais. Nem todas as instalações seguem as normas técnicas estabelecidas pela ABNT ou são monitoradas corretamente.

Além disso, mesmo algumas estruturas dentro das regulamentações também podem apresentar risco aos bichanos porque o peso deles é muito inferior ao dos seres humanos. Como a voltagem pode estar calculada para não causar ferimentos às pessoas, o gato toma choque em cerca elétrica de maneira mais intensa em alguns casos.

Os riscos do choque elétrico para os gatos

Agora, você sabe por que gato não toma choque em cerca elétrica bem-ajustada. Também entende por que ele pode se machucar em situações específicas. Os felinos são muito espertos, mas não estão imunes a riscos.

Até que eles aprendam que a cerca elétrica é perigosa, podem acidentalmente encostar nela. Dependendo da descarga, o choque pode machucar bastante os bichanos. Veja alguns sintomas que ele pode apresentar:

  • queimaduras nas patas e na boca;
  • convulsão;
  • taquicardia;
  • parada cardiorrespiratória;
  • perda de consciência;
  • alterações neurológicas;
  • hemorragia cerebral;
  • edema pulmonar;
  • traumas psicológicos;
  • óbito.

Choque elétrico e traumas físicos nos gatos

O choque na cerca pode ser muito perigoso. Além disso, quando o bichano leva um grande susto como o da descarga elétrica, pode cair e ficar machucado. Nem sempre ele consegue cair em pé quando é pego de surpresa!

Se ele ficar desnorteado ou desacordado, isso agrava a intensidade da queda. Por isso, muitos gatos atendidos pelos médicos-veterinários, vítimas de choque de cercas elétricas, apresentam fraturas.

Se um gato leva choque em uma cerca alta, pode cair e quebrar os ossos das patas, perder os dentes, sofrer traumatismos na narina e palato (céu da boca), ter traumatismo craniano e outras lesões. Portanto, esse tipo de estrutura elétrica pode ser perigoso tanto para humanos quanto para bichanos.

O que fazer se meu gato tomar choque em cerca elétrica?

Se o pet aparecer em casa com qualquer tipo de lesão ou comportamento estranho, ele precisa de atendimento especializado. É essencial levá-lo ao veterinário para descobrir o que pode estar acontecendo.

Se você observou ou desconfia de que o gato tomou choque de cerca elétrica de alta intensidade, é preciso levá-lo ao veterinário imediatamente, mesmo que aparentemente ele não apresente nenhuma alteração. Os sintomas do choque podem aparecer apenas horas mais tarde, mas, à medida que o tempo passa, o quadro pode piorar.

Como proteger o gato da cerca elétrica?

Para quem não abre mão de proteger a residência, é possível, sim, ter uma cerca segura em casa. O ideal é optar por estruturas que tenham ajuste de voltagem. Assim, é possível selecionar a descarga elétrica conforme o peso e altura dos bichanos.

Como dito, quando a voltagem está regulada, o gato não toma choque em cerca elétrica de forma significativa. Ele somente sofrerá “um susto”, que não coloca a vida dele em risco, nem provoca lesões.

Outro fator importante para evitar que o gato leve choque é impedir o acesso à rua. Os felinos adoram caçar e explorar muros da vizinhança, porém, esse hábito natural pode colocar a vida deles em risco. Nem todas as cercas elétricas dos locais estão conforme as normas estabelecidas.

Agora que você já entendeu por que gato não toma choque em cerca elétrica, fique atento aos passeios e à voltagem da cerca da sua residência. Acesse outros artigos do blog da Petz para conferir mais dicas de segurança para os bichanos!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Reprodução do pássaro mandarim, alimentação e manejo!

Ter bebês em casa, humanos ou animais, é sempre uma alegria! No caso dos pets,…

4 horas ago

Aprenda como fazer muda de acerola de um jeito simples

Ter um pomar em casa é muito agradável. Você pode colher uma fruta fresquinha e…

8 horas ago

Expectativa de vida do gerbil: personalidade do roedor e muito mais!

Se você deseja ter um animal de estimação, quer que ele viva muito tempo com…

1 dia ago

Tamanho do gerbil e características do roedor

Escolher um roedor como animal de estimação tem muitas vantagens: o pet é pequeno, engraçado,…

1 dia ago

Parvovirose felina: conheça tudo sobre a doença!

A saúde dos bichanos preocupa bastante os tutores, não é mesmo? Por isso, a vacinação…

2 dias ago

Repelente de insetos para cachorro: como usar?

Sabe aquele barulhinho irritante que os mosquitos fazem? Adivinha quem também sofre com esse mal?…

2 dias ago