Você já pegou seu amiguinho no flagra e se perguntou por que cachorro filhote come fezes? Sim, sem dúvida, isso é muito nojento, mas pode acontecer. Inclusive, existem algumas razões que levam a esse hábito.
A primeira delas diz respeito ao instinto animal. Vamos explicar melhor os motivos que levam o pet a fazer isso, quando você deve se preocupar e como fazer para evitar o comportamento.
Essa é uma pergunta que não tem uma única resposta. Há vários motivos para um cachorro que come fezes. É importante ficar atento ao dia a dia do seu pet para entender o que está motivando isso.
O nome dado ao ato de comer fezes é coprofagia. Entre os motivos que levam um pet a fazer isso, está algo relacionado à questão de saúde ou ao comportamento. Em ambas as situações, a causa precisa ser investigada a fundo.
No caso de um cachorro filhote que come fezes, a explicação mais lógica pode estar relacionada a um comportamento comum materno.
Até por volta das três semanas de vida, após cada mamada, a mãe tem o costume de lamber a região genital e anal dos filhotes. A primeira vista, isso pode até parecer estranho, mas ela faz isso para estimular o pequeno peludo a fazer as necessidades.
Os filhotes não sabem fazer isso sozinhos e precisam dessa ajudinha materna nas primeiras semanas de vida. Então, acostumados com esse incentivo, os pequenos podem seguir lambendo a região anal e, consequentemente, comendo as próprias fezes.
Isso pode até causar uma certa repulsa aos tutores, mas, apesar de nojento, não traz necessariamente nenhum malefício. Então, se essa é a sua preocupação, saiba que não é verdade que cachorro comer fezes faz mal, desde que essa seja a causa.
No entanto, esse é apenas um dos motivos que levam os filhotes a comer as próprias fezes. Esse comportamento tende a ser passageiro e sumir com o tempo. Caso persista, é importante investigar o que está causando o hábito e levar seu pequeno amigo ao veterinário para avaliação e tratamento.
Em relação à coprofagia, sua preocupação maior pode ser porque cachorro filhote come fezes de outros animais. Realmente, isso não é nada bom e pode trazer problemas para a saúde do seu peludo.
Isso é ainda mais perigoso se as fezes estiverem contaminadas com parasitas, toxinas, vírus e outros fatores desconhecidos. Nesse caso, a orientação é consultar um profissional o quanto antes.
Existem alguns motivos comportamentais que levam o filhote a comer fezes. Fique tranquilo que dá para resolver com simples atitudes. São eles:
Caso não seja nenhuma das questões já mencionadas, há a possibilidade de uma deficiência nutricional ser o porquê seu cachorro come fezes. A dieta dele pode estar inadequada, ele pode estar com fome ou algum problema no sistema digestivo, impedindo a absorção dos nutrientes. Essa questão precisa ser avaliada por um médico-veterinário.
Uma das medidas que pode auxiliar é ficar atento e recolher as fezes do seu pequeno peludo, sem a presença dele, antes dele cogitar a ingestão. Por outro lado, como você nem sempre estará a postos para isso, caso note que o comportamento é recorrente, o mais recomendado é buscar orientação de um veterinário.
Nunca tente corrigir esse comportamento com um remédio caseiro para o cachorro parar de comer fezes. Apenas o acompanhamento profissional pode ajudar nesse caso.
Por que cachorro filhote come fezes? Agora, você já sabe! Garantir o bem-estar do seu amigo peludo é um ato de amor. Então, que tal conferir outros artigos? Aqui, no blog da Petz, temos diversos conteúdos com as melhores dicas de cuidados com o seu pet. Explore!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…