De onde vem o porco roncando? Por que o animal faz esse som? Apesar de ser visto, com preconceito, como um animal sujo e barulhento, o porco tem a própria forma de comunicação e emite sons chamados roncos ou grunhidos para diferentes momentos do dia a dia.
Entre os porquês do ronco de porco, estão os sentidos básicos de sobrevivência. Quando esse animal está com fome, estresse elevado ou durante o acasalamento, ronca como efeito natural.
Além do som de porco, emitido em momentos da rotina, o animal emite roncos ao se sentir ameaçado ou em perigo. Em alguns casos, ele ronca para demonstrar emoções: medo, felicidade ou raiva, assim como enquanto brinca com outros bichinhos, ainda em fase de filhote. Saiba mais sobre o porco roncando.
O Sus scrofa domesticus, ou simplesmente porco doméstico, é um animal mamífero não ruminante artiodátilo. A origem mais conhecida é da Ásia. A espécie é a mais evoluída do javali (Sus scrofa scrofa), um porco selvagem.
A nomenclatura da espécie muda conforme sexo e idade. Quando filhote, o animal é chamado leitão (macho) ou leitoa (fêmea). Uma fêmea nulípara (que nunca pariu) é chamada marrã. Uma fêmea multípara (que já teve filhotes) é conhecida como matriz. O porco macho castrado é conhecido como rufião, enquanto o não castrado ou “inteiro” é cachaço.
Existem várias raças de porcos domésticos dispersos por todo mundo. As mais conhecidas mundialmente são Landrace, Large White, Duroc Jersey, Pietrain e Hampshire.
Já as raças brasileiras mais conhecidas são Canastrão, com pele mais avermelhada, Canastra, que tem porte médio e pernas curtas, Piau, mais comum em Goiás, Mato Grosso e São Paulo, Caruncho, com manchas pretas pelo corpo, Moura, comum na região Sul do Brasil, e Nilo Canastra, que gosta mais de ambientes quentes.
Não é só de grunhido e chafurdar na lama que o porco vive. Comer é com ele mesmo! Porém, cuidado: a alimentação deve ser equilibrada e dada de acordo com a indicação veterinária.
O porco doméstico não deve se alimentar das rações direcionadas para aquele criado para o abate. O animal voltado para o consumo se alimenta de rações específicas para engordar. Já no caso de um pet, a criação não tem esse objetivo.
Muitas pessoas acreditam que, pelo porco ser um animal de origem selvagem, ele pode comer “restos” ou as conhecidas lavagens. Contudo, esse não é o hábito alimentar natural dele.
O porco é um animal onívoro, ou seja, que se alimenta de frutas, legumes e saladas. É de extrema importância que os alimentos estejam frescos e bons para consumo. Outra indicação de alimento são os grãos e os cereais para auxiliar na digestão.
O porco doméstico é muito sociável e de convivência agradável com outros animais e crianças. Caso você esteja treinando alguns comandos com seu cachorro, por exemplo, vale tentar com o porquinho.
Ele tem excelente memória, é leal ao tutor e limpo. Apesar da imagem de animal que gosta de estar em ambientes sujos, ele não convive bem em condições precárias de saneamento. Entretanto, é verdade que gosta de cavar e cobrir-se de lama para se proteger do sol.
Mesmo no caso de miniporco, ter um ambiente amplo com terra para esse animal correr e cavar é fundamental para o bem-estar dele. É necessário cuidado com o ambiente em que ele vive, mantendo-o diariamente limpo, assim como qualquer outro. Claro que esse processo é diferente de pets convencionais.
Para manter esse animal limpo e saudável, é de suma importância que o acompanhamento médico-veterinário seja regular e que os produtos utilizados sejam indicados para a espécie.
Agora, você está ciente sobre o porquê do porco roncando e as características principais desse animalzinho tão fofo.
O porco é um animal que, se for bem-cuidado, pode alcançar em média 20 anos. Porém, mesmo não sendo um animal como os pets tradicionais, ele precisa de um acompanhamento veterinário para tomar vacinas regulares e ter todas as necessidades atendidas. Mantendo um ambiente agradável para ele, todos ficam felizes. Ouvir o som de porco grunhindo de felicidade não tem preço!
Gostou de saber um pouco mais sobre o porco roncando? Então, não deixe de conferir outros conteúdos sobre o animalzinho e nossas dicas exclusivas aqui, no blog da Petz!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…