Seu pet é daqueles que sai distribuindo “lambeijos” para quem estiver por perto? Ou é mais contido e só faz isso com você? Para a alegria de alguns e desespero de outros, os cães são lambedores natos! Entenda por que o cachorro lambe o dono!
Enquanto alguns não se importam e até recebem o gesto com alegria, outros ficam receosos de que o carinho esteja acompanhado de muitas bactérias. Mas você sabe por que o cachorro lambe o dono? E mais: será que o hábito realmente é prejudicial para a nossa saúde? Vem com a gente descobrir!
Para responder a essa pergunta é preciso entender algumas características do cachorro. Quando em estado selvagem — e o mesmo ocorre em relação aos lobos —, os cães possuem o hábito de lamber uns aos outros.
Os motivos são diversos e estão intimamente relacionados à hierarquia da matilha e como os seus integrantes se relacionam entre si. E mais, o hábito de lamber nunca é visto como algo ruim! Confira as razões e comece a descobrir por que o cachorro lambe o dono:
Assim, quando o cachorro lambe o dono, pode estar querendo dizer alguma coisa citada acima: pode ser um simples gesto de demonstração de afeto e adoração, para comer ou descobrir para onde o tutor foi e se ele está de bom humor.
E o que significa o cachorro lambendo o pé do dono? Pode parecer nojento, mas os cães lambem os pés das pessoas porque gostam do gosto, para dizer que sentiram sua falta ou porque querem dizer que realmente gostam muito de sua companhia!
Uma das grandes preocupações das pessoas, principalmente quando se trata de crianças, é se as lambidas dos cães podem transmitir alguma doença. Do ponto de vista afetivo, receber lambidas de cachorros pode ser uma delícia. Já do ponto de vista da medicina, o consenso é de que bem não faz.
De acordo com alguns médicos, como o bacteriologista John Oxford, da Universidade de Londres, e o Dr. Leni K. Kaplan, da Faculdade de Medicina da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, a lambida de cachorro pode carregar microrganismos nocivos à nossa saúde.
É o caso, por exemplo, da Escherichia coli, da salmonela, da giardia e da campylobacter, responsável por quadros de gastroenterite, com sinais como vômitos, diarreia, flatulência e dor abdominal. Quem já teve giardíase sabe o quanto se passa mal!
Como visto, as lambidas de cachorro no rosto nunca serão 100% seguras, de modo que o melhor é ter um animal saudável em casa. Veja algumas medidas que podem contribuir para diminuir os riscos dos “lambeijos”:
Você já sabe por que o cachorro lambe o dono, mas e quando eles lambem a si mesmos, o que pode significar? Aqui também temos vários motivos, que podem ser físicos ou mentais.
É sabido que um animal entediado pode se lamber para passar o tempo, como uma mania. Assim, quando o cachorro lambe o dono e a si mesmo sem motivo aparente, pode estar precisando de distrações.
Além disso, se estiver ferido ou com alguma parte do corpo doendo, ele pode lambê-lo, tanto para limpar a ferida como para amenizar a dor, pois o ato de lamber, nos animais, libera endorfinas e acalma.
Claro, não podemos nos esquecer dos ectoparasitas que infernizam a vida do cachorro e de outros animais, principalmente as pulgas e carrapatos. Verifique se o peludo não está infestado!
Por que o cachorro lambe o dono já não é mais um mistério para você! Se notar que o comportamento pode ser por algum motivo preocupante, procure os veterinários das lojas da Petz, nossos profissionais saberão exatamente como ajudar!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…