Curiosidades

Por quanto tempo um gato lembra do dono? Saiba como a memória do bichano funciona

Se você já precisou se ausentar de casa por alguns dias, provavelmente se perguntou por quanto tempo um gato lembra do dono. Isso porque, apesar de carinhoso e cheio de amor para dar, o bichano expressa os sentimentos de uma forma um tanto diferente da dos cães.

Por isso, é compreensível que você tenha essa dúvida, mas não se preocupe. Elaboramos um guia que vai responder a todas as suas perguntas! Continue lendo para descobrir por quanto tempo um gato lembra do dono!

Os gatos possuem memória?

Antes de responder por quanto tempo o gato lembra do dono, precisamos explicar se o gato tem memória. Cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, fizeram um estudo publicado em 2016 sobre esse tema.

Os pesquisadores colocaram 48 gatos em uma sala com quatro potes: dois com petiscos e dois vazios. Depois, tiraram os pets da sala e retornaram os peludos para o mesmo local após 15 minutos. Quando chegavam ali, imediatamente os gatos procuravam os potes que tinham petiscos anteriormente.

Com esse experimento, os cientistas concluíram que a memória de gato é boa, pois um evento que ocorreu anteriormente influenciou a ação deles! Ou seja, seu pet é perfeitamente capaz de se lembrar de você.

Por quanto tempo um gato lembra do dono?

Apesar de concluir que os bichanos têm memória, a pesquisa anterior analisou um intervalo de apenas 15 minutos. Isso não responde por quanto tempo um gato lembra do dono, já que um pet costuma viver com os tutores por muitos anos.

Na verdade, nem mesmo a ciência pode ajudar com essa pergunta. Isso porque é impossível determinar por quanto tempo dura a memória do felino. Seria necessário afastá-lo do tutor e observar por quanto tempo um gato lembra do dono.

Gato sente falta do dono?

Determinar por quanto tempo o gato lembra do dono é uma tarefa difícil. Contudo, será que o gato sente falta do dono? Para essa pergunta, podemos recorrer novamente à ciência!

Em 2015, pesquisadores da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, tentaram entender o comportamento do felino! Para isso, realizaram um experimento simples: 20 gatos foram colocados em uma sala junto aos tutores. Depois de algum tempo, os tutores saíram, e os bichanos ficaram acompanhados de estranhos.

Por fim, os pets ficaram completamente sozinhos no ambiente. Em todos esses momentos, as reações dos felinos foram registradas e analisadas. Os resultados mostraram que eles não ficam inseguros na nossa ausência, mas isso não quer dizer que gato sente saudade do dono ou não!

No entanto, outro estudo de 2017 comprovou que os gatos preferem seus tutores ao pote de comida! Bom, pelo menos a maioria. Eles foram deixados por duas horas em um ambiente sem estímulos. Duas horas depois, foram levados para outro local.

Nesse novo local, eles tinham a opção de escolher entre seus tutores, suas cobertas favoritas, seus brinquedos e seu pote de comida. Metade preferiu seus cuidadores, o que sugere que não somos meros fornecedores de comida para o bichano — ele realmente gosta de interagir conosco!

A independência e o carinho dos felinos

Mas não se deixe levar por apenas um estudo! Determinar a memória do gato é uma tarefa difícil, no entanto, não quer dizer que ele se esqueça dos donos. Outra pesquisa realizada pela Universidade de Oakland, nos Estados Unidos, demonstrou que um felino possui conexão com o tutor.

No teste, cientistas analisaram as reações do bichano ao ver o tutor feliz, triste ou com raiva. Depois, um experimento semelhante foi feito com desconhecidos. Eles descobriram que o bichano reage de forma muito mais intensa quando interage com os tutores.

Assim, concluiu-se que o bigodudo sabe interpretar as emoções dos tutores e agir de forma diferente de acordo com cada situação! Essa é uma pesquisa inédita, que demonstrou que um bichano é capaz de entender diferentes emoções e até demonstrar empatia!

Como perceber que seu gato ama você

Isso não é nada difícil. Naturalmente, o bichano demonstra seu amor por você de forma felina, e cabe a nós entender sua linguagem. Alguns atos deles são puro amor e acontecem quando ele:

  • dorme com você;
  • lambe e distribui mordidinhas;
  • mia de forma rápida e curta, vindo ao seu encontro sempre que você chega;
  • olha para você, piscando demoradamente;
  • ronrona sempre que você chega;
  • deita e mostra a barriguinha fofa;
  • esfrega-se nas suas pernas.

Aliás, a maioria desses sinais acima ele aprendeu com sua mãe e repete com você, por isso, alguns pesquisadores afirmam que ele nos considera uma “mãezona”. Pode ser difícil determinar por quanto tempo um gato lembra do dono, mas uma coisa é certa: esse pet tem muito amor para te dar!

Não é porque ele não demonstra isso efusivamente que não sinta sua falta quando você se ausenta — é só notar seu comportamento quando você retorna. Com certeza ele mostra, de forma “gatínea”, que prefere quando você está ali com ele. Então, gatos sentem falta do dono, sim!

Isso ocorre porque o felino possui uma forma diferente de demonstrar afeto. Assim como os humanos, cada pet tem uma personalidade. É justamente isso que faz os amigos de quatro patas serem tão especiais!


Agora que você aprendeu por quanto tempo um gato lembra do dono, quer entender mais sobre comportamento felino e outras curiosidades? Acesse outros artigos do blog da Petz e saiba como oferecer saúde e bem-estar para seu filho de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Reação alérgica em cachorro: quando se preocupar?

O cão é curioso por natureza, e isso vem da ancestralidade: um traço que deixa…

12 horas ago

Cachorro com dor de estômago: como identificar?

Assim como os seres humanos, os pets também sofrem de desconfortos de todos os tipos.…

14 horas ago

Declare seus sentimentos com essas frases para cachorro!

Se você chegou até este artigo é porque ama seu amigo de patas. Porém, muitas…

2 dias ago

Giárdia: sintomas e prevenção

Quem já teve um pet com Giárdia sabe que, além de prejudicar o pet, ela…

2 dias ago

Confira os tipos de tosa para Spitz Alemão!

Esse pequeno cachorro é bastante peludo, por isso, seus tutores realizam vários tipos de tosa,…

3 dias ago

Sarna otodécica: o que é e como tratar

Um pet com sarna é um problema que o tutor não quer nem imaginar. Apesar…

3 dias ago