Muito fofo e diferentão, o papagaio-do-mar chama a atenção por ser bem distinto da ave de mesmo nome tão popular no Brasil. Na verdade, essa espécie habita as regiões costeiras e se parece muito com um pinguim.
Acompanhe o conteúdo que o blog da Petz preparou e descubra todas as curiosidades sobre as aves chamadas de papagaio-do-mar. Se você ainda não o conhece, vai adorar conhecê-lo. Se conhece, vai gostar de saber ainda mais informações sobre ele!
Essa ave fofinha é dividida em três espécies: Fratercula arctica, Fratercula corniculata e Fratercula cirrhata. Nomes diferentes, né? Essa é a nomenclatura científica desses “pássaros”.
Eles ganharam esse nome porque preferem passar mais tempo dentro da água do mar do que na terra; na areia. São rápidos e conseguem fazer voos altos para se alimentar, utilizando seu bico para capturar as presas. Seu alimento favorito são os peixes da região em que habitam.
O F. corniculata possui um tipo de “chifre” em sua cabeça, mas não é o que estamos acostumados a ver em touros, por exemplo. São listras pretas que ficam em cima dos olhos da ave. Pois é, o papagaio-do-mar de chifres existe.
Seu bico é diferente das outras duas aves da espécie. Essa parte do papagaio tem uma curva bastante acentuada e possui um tom alaranjado.
Já o F. cirrhata é conhecido por ter penas mais longas na parte de cima de sua cabeça. Sendo assim, ele é um dos que mais se diferenciam entre os três tipos. Além disso, é o maior dos papagaios do mar, tendo até 35 cm de altura.
Outra curiosidade a respeito desse tipo de papagaio-do-mar é que suas penas acima da cabeça mudam de cor. Somente na fase de reprodução as penugens ganham um tom amarelo forte, indicando a época de acasalamento.
Por último, a espécie chamada de F. arctica é tradicional na região do litoral Atlântico Norte. Diferentemente de seu parente citado acima, ele tem, no máximo, 30 cm de altura. Seu bico é em tons de azul e também pode mudar de cor quando o animal está na fase de reprodução.
As características dos papagaios do mar você já conhece, né? Agora, vamos conhecer o habitat dessa espécie exótica. É possível que você já tenha visto um deles em filmes, programas de natureza ou até mesmo pessoalmente. No entanto, ele é facilmente confundido com um pinguim até o momento em que faz seu voo!
É possível encontrá-los em Portugal, Noruega, Grã-Bretanha e Estados Unidos. O papagaio-do-mar adulto não gosta de se aproximar de pessoas. Os mais velhos só fazem isso com mais frequência durante a reprodução. Então, se avistá-los ao longe, mantenha distância, assim, não serão incomodados.
Os papagaios formam casais para a sua reprodução. O F. corniculata, em especial, mantém o mesmo parceiro a vida toda. Fofo, não é mesmo? A reprodução acontece entre os meses de março e maio.
Para o papagaio-do-mar filhote nascer, é preciso que o papai e a mamãe choquem o ovo durante a “gestação”. Essa espécie pode gerar até 20 filhotes em toda a sua vida.
Além de terem uma aparência diferenciada e características de aves exóticas, o papagaio-do-mar tem curiosidades divertidas. Uma delas é que seu bico brilha no escuro. Seu bico ganha tons fluorescentes e brilhantes, principalmente nas partes amareladas.
Outro ponto interessante a respeito dessa espécie é que ela gosta de pescar com velocidade, como dissemos anteriormente. Porém, ele só para de pegar peixes quando sua boca está bem cheia. Há quem diga que um pássaro da espécie conseguiu carregar cerca de 60 peixes no seu bico.
Uma curiosidade nada legal é que o papagaio-do-mar é ameaçado de extinção. As causas são diversas, como a sua reprodução limitada, as mudanças climáticas, a caça ilegal e a poluição dos mares. Tudo isso contribui para que a espécie esteja sumindo aos poucos.
Por fim, você já deve estar se perguntando se o papagaio-do-mar fala. Mesmo chamando-o de papagaio, esse tipo de ave não “fala”. Sabemos que o nosso amigo verde tradicional e bastante popular no Brasil é capaz de reproduzir sons, né?
Mas esse papagaio-do-mar está mais para o lado dos pinguins do que das aves silvestres. Então, em comum, possuem somente o primeiro nome.
É legal conhecer novas espécies, como o papagaio-do-mar, não é mesmo? Por isso, o blog da Petz é recheado de conteúdos completos sobre os bichinhos, para que você possa se informar e saber tudo sobre o mundo animal.
Você também pode acompanhar as dicas sobre os bichinhos de estimação que nós separamos diariamente. Tudo isso para que seu amiguinho tenha uma vida confortável e você saiba como cuidar dele com todo o carinho e amor. Não vai perder, né? Aproveite!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…