Curiosidades

O que pato come: saiba tudo sobre a alimentação desse animal

Publicado em 17 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

O pato é um animal muito carismático, que pode ser domesticado e fazer a alegria da família. Assim como todos os outros animais, ele demanda cuidados específicos da espécie. Um deles é sobre o que pato come

Pato na grama.

Assim como qualquer outro animal, é extremamente importante saber o que pato come para criá-lo da forma adequada. Nem estamos falando apenas em casa, mas também em lagos e parques, onde há pessoas que costumam alimentar esses bichinhos, ou seja, é um conhecimento válido para todos. 

Para não errar e nunca mais oferecer comidas que fazem mal aos patos, é hora de saber no que consiste a alimentação adequada para essa espécie. Tire suas dúvidas no conteúdo exclusivo que o blog Petz preparou a seguir!

O que o pato gosta de comer?

A comida de pato na natureza é feita por meio de caça, ponto comum a qualquer outro animal. Dessa forma, a alimentação se torna adaptável ao que está disponível. No entanto, a preferência recai sobre espécies que vivem nas proximidades de lagos e pântanos, que é onde os patos vivem.

Nesse caso, o que pato come na natureza envolve: peixes, insetos, plantas em geral, sementes de frutas e algas. A diversidade é pequena, mas são comidas pouco calóricas e que ajudam a manter uma alimentação balanceada, embora o animal não tenha noção desse controle. 

No entanto, os problemas podem aparecer caso o local onde o pato vive seja insalubre. Se ele se alimenta de peixes de águas contaminadas ou de plantas em solo que possui substâncias tóxicas, a dieta do pato será prejudicada. 

Já o caso da alimentação de pato de estimação é diferente. O controle é feito pelo tutor, e a comida deve ser oferecida de forma balanceada e com muito cuidado, não apenas para evitar os alimentos tóxicos, mas também o sobrepeso por excessos.

Por isso, em casa, o que pato come é legumes, cereais, sementes para patos, frutas e verduras. Vale lembrar que, ao escolher a alimentação natural, o tutor precisa oferecer apenas alimentos frescos para evitar a intoxicação do seu animal de estimação.

E o pato filhote, do que se alimenta?

Outra dúvida muito comum quando essa espécie é tema de debate é o que pato filhote come. Se você tem uma criação de patos em casa, em algum momento vai ter que lidar com essa situação. Caso aconteça, faça da forma correta para contribuir para o bom desenvolvimento do pato filhote.

Para alimentar o filhote nesses primeiros momentos da vida, opte por ração para animais em desenvolvimento, mas molhada em água. Adicione uma quantidade ao alimento sólido e espere até que haja a absorção do líquido. Isso ajuda a amolecer a comida e torna mais fácil a ingestão, assim como fazemos com os cães.

À medida que o animal vai crescendo, você pode oferecer a ração seca e até começar a introduzir alimentos que os patos adultos costumam comer. Comece com minhocas, vegetais cozidos e ervilha.

Dois patos juntos.

Quais alimentos o pato não pode comer?

Você vai ao parque ou zoológico e joga pão aos patos? Então pare hoje mesmo com esse hábito. O pão, na alimentação do pato, pode ser muito prejudicial. Embora os animais aparentem se interessar bastante por essa comida, ela faz mal à espécie por ser rica em carboidratos.

Essa espécie de animal precisa de uma alimentação balanceada, e o consumo exagerado de carboidratos leva a uma condição chamada “asas de anjo”. Embora pareça uma expressão fofa, a gordura pode afetar a fileira de penas e, consequentemente, impedir que o pato alce voo com sucesso. 

Junto ao pão, existe uma série de alimentos que não devem ser incluídos na alimentação dos patos. Algumas delas são alimentos temperados com sal, óleo, açúcar, alho e cebola. Mas também nunca ofereça:

  • refrigerante;
  • bolo;
  • batata;
  • batata-doce;
  • pipoca;
  • chocolate;
  • nozes;
  • abacate.

Para não errar na hora de alimentar seu pato de estimação, é interessante pesquisar bastante e até mesmo consultar um veterinário especialista em animais exóticos. Com a ajuda profissional adequada, será possível definir quantidades e quais os melhores alimentos para oferecer só o que o pato doméstico come.

Cuidados com a alimentação do pato

Agora que você sabe o que um pato come e o que você não pode oferecer, é interessante ter a noção de boas práticas na hora de alimentar o animal. Caso você opte por alimentos naturais, ofereça tudo sempre limpo e fresco, como já dissemos. Nesses casos, os vegetais são os mais tranquilos.

Mas não se apegue só a isso. Patos também podem se alimentar de crustáceos, peixes e minhoca, e isso enriquece bastante a dieta do animal. Casca de ovo também é uma boa opção para fornecer proteínas e cálcio necessários para a saúde e o bem-estar, mas que pode ser substituído por iogurte natural sem açúcar.

Já quem quer facilitar o processo e oferecer um alimento que já tem tudo o que o animal precisa de forma balanceada pode optar pelas rações. No entanto, é preciso escolher bem qual delas você vai comprar. Nunca opte por ração de animais de granja, pois eles promovem a engorda dos animais.

Para saber qual é a melhor, é preciso verificar a composição da ração. As informações estão todas na embalagem e devem conter os alimentos citados neste texto, todos ricos em vitaminas para reforçar a saúde do pato. Porém, caso ainda fiquem dúvidas se aquela é a melhor opção, consulte um profissional.

Gato em cima de uma pedra.

Na hora de escolher seus alimentos, brinquedos e acessórios, conte com quem entende de verdade sobre o que pato come, como a Petz. Aqui você encontra tudo para o bem-estar e saúde do seu animal. Confira e escolha os melhores produtos para seu pet! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog