Fim de semana chegando e quem tem piscina em casa já sabe: as crianças querem aproveitar, e os adultos, relaxar! Então, arregace as mangas e venha aprender sobre o que é o algicida e por que usar esse produto na piscina.
Já sentiu o chão e as laterais da piscina escorregando? Já viu a água ficando verde e sentiu um cheirinho inconfundível de água de rio? Culpa das algas! Pois é aí que o algicida tem que entrar em ação.
As algas são plantas microscópicas que habitam as águas de rios, lagos e mares, onde são desejadas e participam do ciclo de vida de diversos animais e plantas. No entanto, quando estão na água da piscina, não são bem-vindas.
Elas chegam até nossas casas pelo vento e pelas chuvas, bem como pelas roupas dos usuários da piscina. Sua proliferação é maior nos períodos mais quentes, o que coincide com a maior atividade da piscina.
Apesar de existirem mais de 20 mil espécies diferentes de algas, as que gostam das águas das piscinas são divididas em quatro, de acordo com suas cores. Veja a seguir:
As algas em si não são perigosas, no entanto, elas servem de alimento para bactérias que podem acabar causando doenças no homem. Dessa forma, acabam prejudicando os banhistas de forma indireta.
Como são seres microscópicos, sua presença só é notada quando a população já atingiu um número considerável. Então, vale a pena aprender o que é algicida, como e quando usar esse produto.
O que é algicida? O algicida é um produto químico usado na água para eliminar as algas já presentes e prevenir que novas se proliferem, evitando escorregões e doenças dos usuários da piscina.
É preciso conhecer os tipos de algicida que são vendidos para escolher qual será melhor para cada momento e quando usar algicida na piscina. Eles são classificados em algicidas de choque e algicidas de manutenção. Confira abaixo:
O algicida de choque para piscina foi desenvolvido para ser usado nas piscinas que já estão com os sinais citados acima: água verde, cheiro de rio e com paredes e piso escorregadios.
Ele é capaz de eliminar os quatro tipos de algas. Antes, porém, é preciso escovar toda a piscina com escovas próprias para esse uso, diluir o algicida conforme as instruções do fabricante, ligar a bomba e colocar o filtro na função recircular.
Jogue o produto diluído na piscina e aguarde duas horas. Desligue a bomba e deixe o algicida agir por 6 a 12 horas. Ao término, as algas mortas ficarão no fundo da piscina. Aí, é só aspirar a água com o filtro na função drenar.
O algicida de manutenção deve ser usado como preventivo do surgimento das algas. Mas como usar algicida de manutenção? É muito fácil! Basta diluir o produto conforme a orientação do fabricante, jogar na piscina, ligar a bomba e deixar na função recircular de uma a duas horas.
Esse produto deve ser usado preventivamente a cada 7 ou 10 dias, dependendo da época do ano. Quanto mais quente estiver a temperatura ambiente, menor o intervalo entre as aplicações.
Agora que você já sabe como usar algicida na piscina, fique atento a um detalhe: não use o algicida junto com o cloro. A combinação pode causar manchas irreversíveis na superfície da piscina, comprometendo a durabilidade do revestimento.
Agora que você já sabe o que é algicida e seus tipos, precisa entender como usá-lo junto a outros produtos. Logo que as algas decantam — algo em torno de 6 a 12 horas —, o algicida não faz mais efeito, e os outros produtos podem ser usados com segurança.
A ordem ideal da colocação dos produtos é: primeiro, o floculante ou o clarificante, depois, o cloro, em terceiro lugar, o algicida e, por fim, o regulador de pH (redutor ou elevador).
Preparado para a diversão? Claro que sim! Você já sabe o que é algicida e como usá-lo, agora é só usar a piscina! Acabou o algicida? Conte com as lojas da Petz para ajudá-lo, tem sempre uma pertinho de você!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…