Com certeza, você já viu a figura do Maneki Neko, o famoso gato da cultura oriental que acena. Esse simpático animalzinho tem uma história fascinante, por isso conquistou espaço na casa de muita gente. Tudo nele possui um significado, desde a posição até as cores.
Para te ajudar a entender tudo sobre o Maneki Neko, também conhecido como “gato da sorte”, preparamos este conteúdo recheado de informações sobre a origem dele. Prepare-se para uma viagem pela cultura oriental!
O Maneki Neko tem três histórias populares de origem. Todas são igualmente incríveis e explicam a fascinação que as pessoas têm por essa figura. A primeira delas se passa no século XVI, no Templo Gotokuji, localizado no Japão.
De acordo com essa história, um nobre utilizou uma árvore próxima ao Templo como abrigo durante uma tempestade. Ao observar o santuário, o homem notou uma gata que acenava para ele. Isso o deixou muito intrigado, fazendo-o ir atrás do animal. Em seguida, um raio atingiu a árvore em que ele estava.
Após esse acontecimento, o nobre direcionou todas as riquezas para o Templo e frequentou o local com a família. Ele ainda pediu que uma estátua para a felina salvadora fosse construída, posteriormente, sendo referência para o Neko da sorte. Incrível, não é mesmo?
A segunda lenda por trás da origem do gato da sorte japonês é sobre uma velha senhora que tinha um gatinho de estimação. Ela adorava o peludo, mas estava passando por dificuldades financeiras, por isso, doou o animalzinho. Inconsolável, ela pediu aos deuses que a ajudassem e sonhou com o pet.
No sonho, o felino a orientou a fazer estátuas em barro com a imagem dele. Isso traria sorte para a tutora. No dia seguinte, ela atendeu ao pedido do bichinho, fazendo figuras dele lavando o rostinho com a pata. A ação funcionou! Todos compraram os itens, e a anciã pode viver com melhores condições.
A terceira história de origem do Maneki Neko é um pouco triste. Uma gueixa, mulher treinada na arte, na dança e no canto, tinha um gatinho. O animal era o companheiro mais precioso na vida dela. Certo dia, ela vestia um quimono quando o felino pulou em sua direção com as garras à frente.
Um homem, próximo à gueixa, achou que o bichano estava a atacando. Por isso, usou uma espada para matar o pobre gatinho. No entanto, todos viram que o animal estava apenas tentando proteger a gueixa de uma cobra. A mulher ficou muito triste. Para tentar consolá-la, o homem deu uma estátua do bichinho a ela.
Muitos conhecem o Maneki Neko como “gato da fortuna” e acreditam que o pet tenha apenas um significado. Entretanto, as cores, a posição das patas e outros atributos das estatuetas podem variar, mudando completamente a simbologia por trás do bichano. Saiba mais a seguir.
Se a pata direita estiver levantada, o Maneki Neko indica fortuna e dinheiro. Já a pata esquerda traz ótimos convidados. As imagens raras, com as duas patas em pé, oferecem proteção ao lar e a todos que vivem ali.
As cores do gato da sorte são muito significativas. As imagens mais famosas são feitas em tonalidades brancas, que oferecem coisas boas aos viajantes e aos tutores. O Maneki Neko dourado atrai riqueza ao negócio. Ele também pode ter outros tons, como:
O Maneki Neko pode vir com alguns acessórios, que também têm significados próprios. Muitos vêm com um martelo, por exemplo, que atrai fortuna ao ser sacudido. Outros têm uma moedinha, a Koban, que traz boa sorte.
Na Cultura Oriental, os gatos são animais adorados, pois há uma crença de que esses bichinhos podem ver coisas que os humanos não conseguem. Assim, eles oferecem proteção contra espíritos.
Além do Maneki Neko, eles estão presentes em vários artigos visuais, como mangás e animes, mas a adoração aos bichinhos não para por aí. No Japão, existe o Dia do Gato. A data foi criada por um fabricante de ração para esses pets e começou no ano de 1987.
O Dia do Gato acontece em 22 de fevereiro, e a escolha não é aleatória. O número dois é pronunciado “ni” em japonês, enquanto o miado dos gatos é entendido como “nyan”. Assim, a data 22/2 fica com um som de “ni ni ni”, bem parecido ao “nyan nyan nyan”. Muito legal, não é?
A história do Maneki Neko é fascinante e nos mostra a importância dos gatinhos. Se quiser saber mais sobre seu bichano, continue explorando o Blog da Petz. Por aqui, você confere muitas dicas de cuidados com o peludinho!
Os tapetes higiênicos são a solução ideal para muitas casas que têm pets, especialmente para…
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…