Você sabe qual é o maior peixe do mundo? Essa é uma pergunta que muitos curiosos sobre a vida marinha podem se fazer. Afinal, são tantas as espécies de peixes de água-doce e salgada que pode ser difícil lembrar de cara qual deles tem o tamanho maior.
Para sanar a sua curiosidade e saber quais os maiores peixes do mundo, preparamos uma lista com alguns dos bichinhos que chamam mais atenção pelo seu tamanho, peso e/ou comprimento. Aqui, você também descobre mais sobre as características e hábitos de cada um deles. É só continuar lendo!
Quando o assunto é espécies de água-doce, estamos falando daqueles peixes que vivem em rios, lagos ou ribeiras. O organismo desses animais aquáticos é adaptado para viver em um ambiente com pouca ou nenhuma presença de sal. Por isso, eles possuem características bem específicas e diferentes dos marinhos.
O animalzinho que leva o primeiro lugar dessa lista é o esturjão. Também conhecido como esturjão-beluga ou Huso Huso, ele é natural dos mares Cáspio e Negro e pode ser encontrado com facilidade em rios de países da América do Norte, da Rússia e da Ucrânia.
O que faz com que a espécie seja o maior peixe do mundo é seu incrível comprimento, que chega a medir mais de 6 metros e meio. Além disso, o animal é pesado e pode atingir os 1500 kg. Os cientistas acreditam que a espécie é primitiva e provavelmente já estava na Terra desde a época dos dinossauros.
O animal é um peixe da família Acipenseridae que pode viver até os 100 anos de idade. Ele tem o comportamento de migrar do mar para os rios ou para as margens dos lagos de água doce para se reproduzirem durante o verão. O bicho também é conhecido por viver uma vida longa e continuar a crescer com o passar do tempo.
Infelizmente, a espécie esturjão está ameaçada de extinção por conta da pesca intensiva. Isso porque suas ovas são colhidas para serem usadas na produção de caviar beluga, um prato sofisticado presente na culinária russa e europeia de forma geral.
O kaluga vem logo atrás na lista de maiores peixes. Ele também faz parte da mesma família do esturjão e vive principalmente nos lagos e rios da bacia do rio Amur, que fica localizada na Rússia e na China. Infelizmente, em ambos os países a espécie também está em risco de extinção graças à pesca clandestina.
Esse animalzinho vive cerca de 90 anos, possui 1 tonelada e cinco metros e meio de comprimento. Parte da família Acipenseridae, ele é um predador carnívoro que se alimenta de espécies menores, como salmão, arenque e keta, além de ter um comportamento solitário.
O segundo maior peixe do mundo prefere habitar águas límpidas com fundo de cor clara. Isso permite que ele nade mais próximo à superfície dos rios e possa se proteger melhor da ação dos predadores.
Você sabia que as arraias são peixes? Essa informação pode ser uma novidade, mas as arraias não só fazem parte desse grupo como estão entre os seus maiores representantes. Afinal, a arraia gigante da Ásia é a terceira colocada no ranking de maior peixe do mundo.
Nativa dos grandes estuários do sudeste asiático, o animal chega a pesar 600 kg e atinge os cinco metros de comprimento. Esse tipo de arraia é conhecido principalmente por ser uma espécie exótica considerada muito bonita, tanto pela forma do seu corpo como pelo modo de nadar.
Já o bagre segue como próximo colocado da nossa lista. É uma das espécies de peixes gigantes mais conhecidos do mundo, ganhando notoriedade graças à sua aparência peculiar e ao fato de ser considerada a maior espécie já capturada por um pescador de forma oficial.
Pesando cerca de 350 kg e medindo até quatro metros, o peixe pode ser encontrado tipicamente em locais rasos e de águas correntes. Ele é nativo do rio Mekong, na Ásia, que passa pelos territórios da China, Camboja e Vietnã.
Caracterizado pela cabeça chata e pelo corpo extenso, o peixe-crocodilo faz jus ao nome, e pode ser confundido com um crocodilo ou jacaré à primeira vista. O Atractosteus spatula pode crescer para além dos quatro metros de comprimento e pesar cerca de 170 kg.
Ele está presente principalmente nas águas doces do continente norte-americano, em especial nos lagos do sul dos Estados Unidos. É uma espécie que nada com muita velocidade e consegue sobreviver em terra por até 48h sem a necessidade de voltar para a água.
Aqui no Brasil, também contamos com um representante de peso na categoria de maiores peixes do mundo. O peixe piraíba é nativo do Araguaia e do rio Amazonas, mede de 2,8 a 3 metros e pesa até 300 kg.
A espécie está presente em pontos da água com grande nível de profundidade, como nas saídas das correntezas. Por serem carnívoro, há relatos de peixes piraíbas que se conseguem alimentar até mesmo de outros animais do mesmo tamanho.
Se você gostou de descobrir qual é o maior peixe do mundo, certamente tem curiosidade sobre a área do aquarismo. Saiba que no site da Petz você encontra vários itens para limpar seu aquário e alimentar seus peixes. Venha conhecer!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…