Longevidade gato: como ajudá-lo a viver mais?
Publicado em 12 de outubro de 2024Tempo de leitura: 5min
O sonho de todo tutor é que seu animal de estimação viva tanto quanto ele. Todos sabem que isso é impossível, mas poder estender a vida do pet, mesmo que seja só um pouco, é uma benção. Veja como influenciar a longevidade do gato com as dicas da Petz!
Além de manter esse amigo de patas ao nosso lado por mais tempo, saber sobre a longevidade do gato ajuda o tutor na hora de se programar para uma adoção. Assim, ele pode se preparar para ter uma responsabilidade que durará mais de uma década!
Como criar corretamente o gato para que ele seja longevo?
Você deve ter percebido que a preocupação com o gato doméstico mudou bastante ao longo das últimas décadas. Antes, esse animal era criado para caçar os ratos da casa ou do comércio, e não se tinha muito rigor com sua alimentação ou seus cuidados.
Também não se sabia muito sobre sua fisiologia, e ele era tratado como um cachorro pequeno por parte dos profissionais que cuidavam de sua saúde. Porém, nos últimos 20 anos, a medicina felina avançou, assim como a importância do felino como animal de estimação.
Ele passou a ser visto como um ser único, dotado de características e comportamentos próprios e muito diferentes dos cães. Veterinários se especializaram na espécie e atenderam única e exclusivamente aos felinos domésticos. Veja como você pode aumentar o tempo de vida de gato a seguir.
Não às saidinhas
Uma das maiores mudanças que ocorreram nessas últimas décadas foi a forma como os tutores passaram a olhar para o gato. Agora, ele é visto como um companheiro, e não mais como um mero caçador de ratos! O pet ganhou status de membro da família e adentrou os lares brasileiros.
Uma característica marcante dos cuidados para a longevidade dos gatos é que os tutores passaram a não deixar o gato fazer suas “saidinhas” para a rua sem supervisão. Agora, ou o gato passeia com guia, como os cães, ou fica dentro de casa, sem acesso à rua.
Esse passo foi extremamente importante para aumentar a longevidade do gato. Pesquisas mostram que os felinos domésticos que têm acesso livre a espaços de risco, como ruas e parques, possuem expectativa de vida de somente três anos!
Isso ocorre porque esses animais estão expostos a muitos riscos. O mais comum é o atropelamento, mas não é o único. Infelizmente, eles são envenenados por pessoas maldosas. Além disso, ficam expostos a doenças letais, como a Fiv e a Felv, e a brigas, com muitos ferimentos.
Deixar o gato ser gato
Um dos aspectos mais importantes para a saúde mental de um animal é que ele consiga expressar seus comportamentos naturais, vivendo em seu máximo bem-estar. Como fazer um gato viver mais? Basta deixar que ele seja um gato!
Estimular que o animal suba em lugares altos, com o uso de gatarias e prateleiras, é algo que o tutor deve proporcionar ao felino. E as garras? O pet adora afiar as suas garras. Para que os móveis da casa e o tutor não sofram com isso, arranhadores e outros objetos precisam estar presentes no ambiente.
Muito provavelmente, você sabe que os gatos amam caçar, mas como fazer com eles tenham esse hábito vívido em seu dia a dia? Muitos brinquedos estão à disposição em lojas especializadas em animais de estimação, como a Petz, ou você pode fazer alguns brinquedos em casa. O importante é que ele cace!
Outra dica importante para o gato é manter a rotina, mesmo que esta seja uma bagunça. O animal é reconhecido pela sua adoração pela rotina e por odiar as mudanças. Isso reflete diretamente em sua saúde física e mental.
Alimentação e controle do peso
É muito comum ver gatos que estão acima do peso e até mesmo obesos. Quando o animal passou a viver dentro de casa, suas atividades físicas diárias diminuíram. Com isso, veio o aumento do peso.
Por isso, um dos fatores que podem influenciar na longevidade do gato é o controle, por parte do tutor, de sua alimentação, o que irá refletir diretamente em seu peso e indiretamente em sua saúde. Sabe-se que animais que estão com o escore corporal ideal são mais longevos do que os que não estão.
Sendo assim, cabe ao tutor oferecer uma dieta equilibrada e o mais saudável possível. Atualmente, assume-se que o ideal é que o gato alimente-se mais com a ração úmida do que com a seca, uma vez que aquela se parece mais com sua alimentação em vida livre.
Saúde renal do gato
A água é o líquido mais precioso do mundo. Sem ela, o ser humano e os animais não sobrevivem. O gato é um animal que não tem o hábito natural de beber água, e a forma como ele sente sede é diferente. Porém, como sua dieta mudou, o tutor precisa fazer com que ele beba mais água.
A ingestão desse líquido na quantidade ideal fará com que o rim do pet funcione melhor. Por isso, como forma de incentivar o felino a beber mais água, espalhe mais bebedouros pela casa. O gato bebe água por oportunidade, ele raramente muda seu trajeto para chegar ao recipiente.
Outra forma de estimular a ingestão desse precioso fluido é colocar fontes para simular a água corrente. Além disso, coloque-as em locais calmos, onde o pet possa se sentir seguro para beber com tranquilidade e em seu tempo — afinal, ele costuma ser bem lento para beber água!
Gostou de saber um pouco mais sobre a longevidade gato? Para ter sucesso nesse projeto, visite as lojas da Petz, onde você encontra tudo que precisa para que o pet tenha uma vida mais saudável e equilibrada. Confira!
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário