Mesmo que o leite de vaca seja uma das bebidas mais comuns nas casas dos brasileiros, a presença da lactose impede o consumo dos intolerantes a esse carboidrato. Por isso, muitos procuram por alternativas que se adequem ao que estão procurando. Porém, você sabe se leite de cabra tem lactose?
Muitas pessoas ainda não sabem a diferença entre leite de cabra e vaca. Assim, se você está em dúvida se leite de cabra tem lactose, continue lendo o conteúdo abaixo, em que iremos explicar as propriedades dessa bebida.
Sim, leite de cabra tem lactose. Porém, não fique decepcionado, já que muitos pesquisadores acreditam que esse líquido possui menos carboidrato na composição. Em outras palavras, se você tem intolerância leve, essa é uma opção interessante.
Essa opção é interessante não somente pela baixa lactose no leite da cabra, mas por ser um líquido naturalmente homogeneizado. Isto é, as moléculas de gordura são menores, tornando-o mais fácil de beber.
Porém, saiba que esse conselho não é válido para todos! Por isso, antes de incluir o leite de cabra na dieta da sua família e do seu animal, leve isso em consideração para evitar problemas no estômago.
Mesmo sabendo que o leite de cabra tem lactose, existem outros benefícios em ter uma garrafa da bebida sempre à disposição em sua geladeira. A seguir, separamos algumas das vantagens.
Além de possuir menos lactose, o leite da cabra é uma excelente fonte de proteína. Inclusive, se você tem problemas para absorver as propriedades nutritivas dos alimentos e precisa reforçar os níveis de cálcio, potássio, magnésio e vitaminas A e C, essa é uma alternativa ideal.
Outros benefícios do leite de cabra podem ser aproveitados para quem possui estômagos mais sensíveis. Isso porque a quantidade de gordura é menor, se comparada com o leite de vaca.
Assim, quando você ingerir o leite de cabra, a coalhada formada no estômago será menor e mais fácil de processar, ajudando na digestão de quem tem estômagos mais sensíveis.
Por ter teores altos de vitamina A, o leite de cabra é ideal para manter e restituir os níveis da substância no organismo. Além disso, a vitamina é vantajosa na prevenção de doenças degenerativas da pele, das funções orgânicas, da reprodução e da visão.
Como a estrutura desse alimento é diferente do leite de vaca, ele causa menos reações alérgicas. Por isso, se você tem tendência a esse problema, essa é uma alternativa para ter sempre por perto.
O leite de cabra natural também possui benefícios para o coração. Afinal, na composição, há quase 20% a menos de colesterol que o leite de vaca. Ele também é rico em ácidos graxos, que ajudam a acelerar o metabolismo e a gordura concentrada. Ou seja, se você está tentando emagrecer, esse é um ingrediente que não pode faltar na dieta!
Então, se o leite de cabra tem lactose, quais são as alternativas? Afinal, passar vontade nem sempre é uma opção, não é mesmo?
Na verdade, nem é preciso fazer esse sacrifício! A seguir, separamos algumas opções de leites vegetais para você experimentar e já incluir na sua alimentação.
O leite de amêndoas é uma opção livre de lactose. Mesmo que a cor assuste à primeira vista, a textura é muito semelhante ao leite de vaca, enquanto a digestão é mais leve.
Mesmo que ele não apresente glúten e seja menos calórico — cada 250 ml possui 30 calorias e 2 gramas de gordura — possui um aspecto negativo: há pouca proteína na composição.
Produzido a partir de grãos processados, o leite de arroz é mais uma opção sem lactose. Fique atento ao procurá-lo no mercado! Existem duas versões: neutra ou com sabor de baunilha ou chocolate.
Essa alternativa também é livre de colesterol, mas não tem a quantidade ideal de proteínas. Porém, a diferença está no número de carboidratos: maior que o leite de amêndoas.
Muito popular entre os intolerantes à lactose, o leite de soja é uma opção transgênica, orgânica e rica em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, potássio e flavonoides, excelentes antioxidantes, diferente das alternativas acima. Essa bebida ainda é livre de colesterol.
Viu como existem diversas opções de leites além do tradicional, produzido pela vaca? Assim, você não corre o risco de passar mal e ainda conhece alternativas mais saudáveis.
Agora que você já conhece quais são os benefícios do leite vegetal, sabia que os pets também são intolerantes? No site da Petz, é possível encontrar diversos produtos feitos para o seu companheiro peludo. Acesse e confira!
Seja como animais de estimação, seja como seres de laboratório, diferentes tipos de camundongos fazem…
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…