Os mamíferos são bichinhos fofinhos e que precisam do leite materno para crescerem fortes e saudáveis. Aliás, nós também somos assim, né? Neste conteúdo, você vai poder conhecer um mamífero em especial e saber se o golfinho é vertebrado ou invertebrado.
Ele adora fazer graça quando sai da água, mas não é sempre que quer se mostrar. Sendo assim, você pode não conhecer muitas características do golfinho, por isso, acompanhe o conteúdo e conheça melhor o nadador com a ajuda da Petz!
Antes de responder à pergunta se golfinho é vertebrado ou invertebrado, vamos conhecer quem ele é. Esse mamífero aquático faz parte da família Delphinidae, sendo um parente bem próximo das baleias, porém, em um tamanho menor. Ele pertence à classificação Cetacea.
Vivendo integralmente nas águas, o golfinho pode ser água doce ou salgada. Inclusive, há uma lenda do folclore brasileiro inspirada no animal — o famoso Boto-cor-de-rosa.
Seu corpinho é feito exclusivamente para o nado, com os membros em forma de remo. Ele pode ter entre 1,5 a 10 metros de comprimento, chegando a pesar até 7000 kg, dependendo da espécie. Sua alimentação é composta por peixes e também lulas.
O mamífero é capaz de ter uma camada de gordura especial sob a pele para ajudar a regular a sua temperatura corporal dentro da água. Uma das curiosidades sobre os golfinhos é que eles não gostam de mergulhar muito fundo, por isso, é comum estarem próximos à superfície, encantando quem os vê com lindos saltos.
Outro ponto que chama a atenção é que, diferentemente de outras espécies aquáticas, ele consegue respirar devido aos seus pulmões bem desenvolvidos. Eles são bastante inteligentes, com um sistema exclusivo de localização baseado na frequência de sons.
Golfinho é vertebrado ou invertebrado? O bichinho marinho faz parte da classe de bichinhos vertebrados, ou seja, o golfinho tem ossos! O mesmo acontece com as baleias, que são da mesma família de mamíferos aquáticos.
Se você não sabe o que são animais vertebrados, fique calmo, vamos explicar. É bem simples: são bichinhos que possuem ossos que formam a sua coluna vertebral. Faz sentido pelo nome, né?
São esses ossos que vão proteger todos os órgãos dos bichinhos. Eles são divididos nas categorias que conhecemos: mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes. Como você viu, o golfinho, apesar de viver na água, é considerado mamífero.
Agora ficou fácil saber o que são animais invertebrados. Eles não possuem os ossos capazes de formar a sua coluna vertebral, mas isso não quer dizer que os órgãos deles não estão protegidos. Cada bichinho tem a sua própria constituição corporal, com tudo o que precisa para ficar bem.
A outra diferença entre vertebrados e invertebrados é que o segundo tipo não é dividido em mais de dois grupos. Podemos encontrá-los como invertebrados terrestres ou aquáticos. Alguns exemplos são: insetos, estrelas-do-mar, lagostas, borboletas e lesmas.
Voltando a falar do nosso amigo nadador, é preciso contextualizar quais são suas maiores ameaças atuais no mundo animal. Além da poluição nos mares, causada pelo ser humano, essa espécie precisa estar sempre atenta aos predadores. Um deles é o tubarão, que pode capturar um golfinho facilmente por conta de seu tamanho.
No caso da caça humana, o mamífero é capturado para viver em cativeiro, para exposição. Esse hábito é bastante prejudicial à espécie em questão de reprodução.
Agora que você sabe se o golfinho é vertebrado ou invertebrado, que tal conhecer as espécies desse mamífero? Com certeza uma delas vai te surpreender!
Este é um pequeno golfinho que costuma habitar a região do Espírito Santo, pois gosta de regiões costeiras. Costuma andar mais sozinho e não gosta de se aparecer tanto, dando saltos na água. Ele pode chegar a 177 cm de comprimento e 45 kg.
Como dissemos, ele é bastante conhecido na região Norte do Brasil por causa das lendas folclóricas. É bem grande, com 2,5 metros de comprimento e com o corpo desenvolvido para viver em rios. Conforme envelhece, sua cor vai mudando, passando por cinza, azul e manchas rosadas.
Sim, a orca é um golfinho! Popular por ser confundida com uma baleia, essa espécie preta com a barriga branca pode ter até 10 metros de comprimento. Ela prefere água salgada para viver.
Este golfinho adora ter companhia, por isso, vive em grupos grandes. Ele é bem grande, com quase 2,5 metros, mas tem as nadadeiras pequenas. É ele que faz a fama dos belos saltos desses mamíferos, pois adora pular na superfície sempre que pode.
Morador da Nova Zelândia, este é o menor tipo de golfinho existente no planeta. Ele é bem raro e corre risco de extinção. Vive em costas que não são tão fundas, com temperaturas mais amenas. O Hector pode ser branco ou cinza-claro.
E aí, gostou de saber se o golfinho é vertebrado ou invertebrado? O blog da Petz quer informar você de diversas curiosidades sobre o mundo animal, seja terrestre ou aquático. Acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de tudo que é bacana!
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…