Curiosidades

Saiba mais sobre o incrível gecko leopardo

Você conhece o gecko leopardo? Esse incrível réptil tem um visual único que se assemelha ao animal que lhe dá nome. Além disso, se comporta de maneira dócil, animada e simpática. 

Para que você conheça mais sobre esse animalzinho, preparamos um guia especial. Por aqui, vamos contar um pouco mais sobre essa espécie, falando das comidas para gecko leopardo, seus hábitos, reprodução e muito mais. Vamos começar?

Conheça mais sobre o gecko leopardo

Com origem no Oriente Médio, o gecko leopardo prefere viver em um ambiente árido ou semiárido, sem muita vegetação. Além disso, gosta de se esconder em pedras e buracos no chão, então, seu habitat ideal deve ter um solo arenoso, que permita essas escavações.

Seu nome é inspirado na padronagem da sua pele, onde o fundo bege claro entra em contraste com pequenas manchas escuras. Por isso, é bem similar a um leopardo. Essa espécie pode ter até 25 cm de comprimento e conta com olhos com cor entre o castanho-claro e o dourado.

Parte da família Eublepharidae, o gecko leopardo possui características específicas que o tornam um excelente alpinista. Seus dedos, por exemplo, são independentes, sem ventosas. Além disso, suas garras não se retraem, tendo um formato pontiagudo e curvado.

O lagarto gecko leopardo tem hábitos noturnos, por isso, só sai no escuro para buscar alimento. Apesar de ter um comportamento calmo e simpático, os machos dessa espécie são territoriais e podem se tornar agressivos em relação a outros machos.

O que o gecko leopardo come?

A dieta do gecko leopardo é basicamente composta por insetos, como grilos, baratas e gafanhotos. A alimentação deles é feita de maneira espaçada, sendo que os adultos podem comer até 4 insetos por refeição em 2 ou 3 vezes por semana e os filhotes comem a cada 24h ou 48h.

Como é a relação dos geckos com o inverno?

Para entender melhor o que é gecko leopardo, é preciso saber o conceito da semi-hibernação. No inverno, esses animais têm um mecanismo de proteção contra as baixas temperaturas. Nesse caso, eles reduzem a temperatura corporal e diminuem a frequência de atividades físicas.

Isso reduz a vontade de se alimentar e mantém o corpo do gecko leopardo mais saudável para a estação. Além disso, esse comportamento ajuda a desencadear o processo reprodutivo dos animais.

Curiosidades sobre o gecko leopardo

Por possuir hábitos noturnos, o gecko leopardo tem uma visão excelente para os momentos mais escuros do dia. Isso porque é o momento em que ele caça sua comida, por isso, precisa ter sensos aguçados. Aliado a isso, possui a habilidade de se camuflar para proteção, graças aos seus olhos que detectam bem o ambiente.

Outro mecanismo de defesa do gecko leopardo é a sua cauda. Quando se sentem ameaçados, assustados ou pegos por essa parte do corpo, esses animais conseguem separá-la. Ela continua se movendo, como uma maneira de distrair a ameaça para que ele possa fugir. Depois, ela cresce de novo, como se nada tivesse acontecido.

O gecko leopardo é legalizado no Brasil?

Se está se perguntando se o gecko é legalizado no Brasil, saiba que a resposta é não. Esses animais estão sob a proteção do IBAMA, que determina que espécies exóticas não podem ser criadas, reproduzidas ou comercializadas em ambientes caseiros. Para algumas espécies, é concedida uma autorização especial, mas esse não é o caso do gecko leopardo.

Saiba mais sobre outras espécies Gecko

Você sabia que a espécie Gecko tem outros animais além do gecko leopardo? Existem mais 1.500 subespécies desses lagartos com características físicas e de defesa muito interessantes. Conheça algumas delas:

Gecko leopardo blizzard

O gecko leopardo blizzard possui uma característica que é fácil de reconhecer: seu corpo tem a coloração branca ou cinza. Além disso, seus olhos, diferentemente do castanho da outra subespécie, é totalmente preto. Seu corpo pode variar entre 20 e 25 cm.

Gecko black pearl

Ao contrário do blizzard, o gecko black pearl tem um corpo na coloração preta, desde a cabeça até a cauda. A única parte mais clara é o ventre. Além disso, ele tem um tamanho reduzido se comparado a outras subespécies, podendo chegar entre 15 a 20 cm na vida adulta.

Gecko cauda de cenoura

Com um nome engraçado e uma personalidade divertida, o gecko cauda de cenoura tem escamas num padrão bem curioso. Ele possui uma coloração amarelada, mas, na cabeça e na cauda, possui manchas pretas que são características de outras subespécies. Sua cauda também pode ter uma cor alaranjada, que justifica a nomenclatura no Brasil.

Pronto! Agora você já conhece tudo sobre o gecko leopardo. Aproveite que está no blog da Petz e visite nosso pet-shop online. Temos tudo que os bichinhos precisam em um só lugar. Se preferir, pode visitar uma de nossas lojas físicas para conferir os produtos. 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro correndo de um lado pro outro: entenda o comportamento

Um cachorro correndo de um lado pro outro ou andando em círculos demonstra um hábito…

16 horas ago

Animais sagrados: conheça o gato do Egito!

Algumas curiosidades acerca do gato do Egito são fascinantes e deixam perplexas até as pessoas…

16 horas ago

Cachorro vomitando após a castração: é normal?

O procedimento de castração traz muitos benefícios para a saúde e o comportamento do pet,…

2 dias ago

Hidratação canina: cachorro pode tomar água de coco?

Essa bebida é muito apreciada! Ela é uma delícia, especialmente geladinha, além de ser muito…

2 dias ago

Olimpíadas pet: quais os esportes caninos?

Praticar atividades físicas faz bem para a saúde de todos, e com os nossos amigos…

3 dias ago

Conheça a diferença entre jacaré e crocodilo!

Eles podem ser muito parecidos, mas, na verdade, são de espécies diferentes. Você saberia dizer…

4 dias ago