Apesar de a maioria dos bichanos ser domesticada, ainda existem gatos selvagens sobrevivendo em florestas do mundo inteiro. Com algumas características diferentes dos gatinhos que conhecemos no dia a dia, esse tipo de animal passa por grandes aventuras para sobreviver
Por esse motivo, falaremos mais sobre a personalidade, habitat natural e aparência desses tipos de felinos selvagens. Assim, você saberá como o amigo de quatro patas tem tantos traços dos parentes da selva.
Mesmo não sendo comum encontrar gatos selvagens por aí, existem pelo menos 38 espécies não domesticadas do animal. Elas incluem não somente o leão ou o leopardo, como também os felídeos, como gato-de-cabeça-chata, o gato-do-mato e o gato-pescador.
Além disso, felídeos podem ser encontrados em lugares como deserto até ambientes do subártico. Porém, essa é uma realidade que está para mudar, já que a maioria dos bichanos selvagens está entrando em extinção devido, principalmente, às mudanças climáticas, caçadas e outros motivos.
Como dito, existem pelo menos 38 espécies de gatos selvagens. Listamos algumas delas com o objetivo de mostrar suas características, habitat e personalidade. Desse modo, você pode conhecer mais sobre esses encantadores bichos.
O fofinho gato-pescador é um gato selvagem de tamanho médio que vive na Ásia. Listado como um felino em extinção, as populações de gatos-pescadores estão ameaçadas pela destruição de áreas úmidas, que diminuíram significativamente na última década.
Esses animais vivem principalmente próximos a rios, córregos e manguezais. A estrutura das garras permite que o felino nade e cace em riachos e rios. Eles são relativamente amigáveis em comparação a outros gatos selvagens.
Gato-de-pallas é uma espécie de gato selvagem também ameaçada de extinção que pode ser encontrada nas pastagens e montanhas da Ásia Central. Embora o gato-de-pallas possa parecer um gato grande, é principalmente o pelo que dá essa impressão, já que ele tem o tamanho e o peso de um gato selvagem doméstico.
Esses fofinhos preferem viver em grandes altitudes e desfrutar do clima frio que os acompanha. Sendo baixo e achatado, o gato-de-pallas é péssimo corredor e, se precisar escapar, ele vai preferir se esconder atrás de pedras.
Como o nome já diz, o gato-do-deserto vive principalmente nos desertos. Esse pequeno felino pode ser encontrado na África, no Oriente Médio e na Ásia Central.
O felino chegou a ser listado como animal em extinção, mas seu status em perigo foi rebaixado porque a população da espécie estava apenas mostrando um pequeno declínio.
Gatos-do-deserto têm uma aparência muito fofa, parecida com a de um gatinho. Eles são muito resistentes às secas e podem sobreviver nas duras condições do deserto. Além disso, são animais noturnos e preferem caçar à noite, por isso, raramente são observados.
Encontrado na região da África, o gato-dourado-africano é capaz de viver em quase todos os tipos de floresta. Apesar disso, o felino é encontrado com mais frequência em áreas de floresta com vegetação e umidade, geralmente ao longo dos rios.
O gato solitário geralmente opta por caçar pequenos mamíferos e pássaros. Sua construção robusta e cauda curta sugerem que é principalmente um caçador terrestre. Além disso, também é um dos gatos selvagens noturnos.
O gato-ferrugem é uma espécie de gato selvagem extremamente ágil e ativa. Seu tamanho é cerca de metade do tamanho de um gato doméstico. Além disso, a pelagem desse pequeno gato raro é curta, cinza-acastanhada, tingida com uma cor ruiva.
O gato manchado de ferrugem está distribuído em regiões da Índia e do Sri Lanka. Tal gato vive em florestas decíduas, úmidas e secas, matagais, pastagens, regiões áridas e áreas rochosas.
Muito ágil, o animal é pequeno, mas extremamente feroz. Aliás, também prefere caçar à noite. O gato se alimenta de pássaros, pequenos mamíferos e, possivelmente, de insetos, lagartos e sapos.
O gato-dos-pampas ou gato-palheiro é um gato selvagem brasileiro que também pode ser encontrado em outras regiões da América do Sul. É um animal que vive em regiões abertas e campos nativos.
A aparência desse peludo, varia entre a pelagem laranja-avermelhada e cinza-listrada. Além disso, é um dos felinos considerados quase em extinção, devido às mudanças climáticas, caças, etc.
Agora que você conhece alguns dos gatos selvagens, confira o blog da Petz e tenha acesso a outros conteúdos sobre curiosidades e bem-estar animal.
Os animais de estimação ganharam status de membros da família. Independentemente se são de raça…
Ter um aquário em casa é muito bacana. O hobby do aquarismo pode ser relaxante,…
Essa planta veio lá do deserto da África para habitar os lares e o coração…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Quando o portão de casa se abre, um novo…
Por Alexandre Rossi - Dr Pet Embora os gatos convivam com os humanos há milênios,…
Os hamsters são pequenos em tamanho, mas precisam de grandes cuidados para a manutenção de…